Faz mal comer Banana à noite?

Especialista da área:
atualizado em 09/03/2021

Vez ou outra ouvimos dizer que não é bom comer banana à noite, porque faz mal para a saúde. Mas será que isso é verdade?

  Continua Depois da Publicidade  

Ela é um alimento rico em vitaminas, minerais e fibras, e seu consumo é incentivado por vários especialistas. Mas essa dúvida com o horário que ela pode ser consumida se mantém.

Por isso, vamos entender melhor como a banana pode beneficiar nosso corpo, além de descobrir se ela faz mal quando consumida à noite.

Principais benefícios da banana

Os benefícios da banana para a saúde e a boa forma são muitos, como veremos a seguir:

  • É rica em fibras, e a ajuda a prevenir a constipação;
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim (HDL) e assim, reduz o risco de doenças cardiovasculares;
  • Ajuda a prevenir as cãibras, por ser rica em potássio;
  • É rica em antioxidantes, contribuindo para a melhora do sistema imunológico e a prevenção de inflamações;
  • Contribui para a produção de neurotransmissores;
  • Ajuda no ganho de massa muscular, uma vez que o potássio e os carboidratos da banana contribuem para a síntese proteica.

Além disso, a banana é um lanche prático e saboroso, e pode ajudar a reduzir o desejo de comer doces entre as refeições.

Faz mal comer banana à noite?

Normalmente comer banana, assim como qualquer outra fruta, à noite não faz mal, uma vez que frutas são alimentos de fácil digestão.

Além disso, elas costumam ser ricas em fibras e outros nutrientes que ajudam a regular o funcionamento intestino.

Mas, quando consumida em exagero ou logo antes de ir para a cama, as frutas podem causar azia, desconforto gástrico, refluxo e má digestão, pois durante o sono o metabolismo se lentifica, assim como a digestão.

A banana ajuda a dormir?

Agora que vimos que não faz mal comer banana à noite, vamos entender seus efeitos no sono.

1. Banana e melatonina 

De acordo com um estudo publicado no periódico Journal of pineal research, o consumo de frutas tropicais, como banana, laranja e abacaxi, contribui para o aumento dos níveis de melatonina no organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

A melatonina, por sua vez, é um hormônio que é liberado em resposta à escuridão e causa a sonolência e a diminuição do estado de alerta, e níveis adequados de melatonina são importantes para uma boa qualidade do sono.

Por isso, o consumo de banana à noite pode ajudar a dormir melhor, embora esse efeito específico não tenha sido tão bem estudado.

2. Banana e triptofano

Outra substância importante para nosso cérebro que é influenciada pela banana é o triptofano. Ele é encontrado na banana, e é usado tanto na produção da melatonina quanto do neurotransmissor serotonina.

Assim, o consumo da banana pode contribuir para melhora do humor, além de aumentar a qualidade do sono.

Dicas e cuidados

Apesar de ser uma fruta com inúmeros benefícios, isso não quer dizer que a banana pode ser consumida de forma exagerada, ou mesmo substituir outras frutas, pois ela é rica em carboidratos, e pode acabar levando ao ganho de peso.

Ela deve ser parte de uma dieta balanceada, que inclua uma boa variedade de frutas e outros vegetais.

Além disso, existem outras formas de se obter os benefícios da banana, como a biomassa de banana verde, que, além dos nutrientes vistos na banana madura, é rica em amido resistente.

Veja no vídeo abaixo se a banana engorda ou emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

E ai, gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido alguém falar que faz mal comer banana à noite? Tem costume de comer esta fruta já no final do dia, ou apenas de manhã e de tarde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Faz mal comer Banana à noite?”

  1. Como uma banana prata amassada com aveia todas as noites. Me faz bem e durmo direto, nem sonho. Mas só a prata me faz bem. A nanica ataca meu fígado.

  2. Na minha casa todos adoramos banana e comemos pela manhã, a tarde ou a noite se der vontade. Mas tenho uma pergunta. Quem teve infecção intestinal pode comer banana?