Faz Mal Comer Banana à Noite?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Com suas 105 calorias a cada unidade de tamanho médio, a banana é conhecida como uma fruta saudável e um alimento popular, que aparece em uma série de receitas como saladas de frutas, vitaminas, bolos, tortas, cupcakes, muffins e até brigadeiros.

O alimento ainda serve como fonte de diversos nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como carboidratos, fibras, potássio, magnésio, cobre, manganês, vitamina B6, vitamina C e os antioxidantes chamados catequinas, por exemplo.

As bananas trazem benefícios como auxílio ao sistema digestivo, colaboração com a saúde do coração, combate aos radicais livres graças ao seu teor de antioxidantes e auxílio à saúde dos rins, além de servirem como uma boa fonte de nutrientes antes, durante e depois da prática de exercícios físicos.

Ou seja, comer bananas no dia a dia é uma boa ideia. Mas será que podemos consumir a fruta a qualquer hora do dia ou faz mal comer banana à noite?

De acordo com a nutricionista de Nova Iorque, Keri Gans, não é correto afirmar que faz mal comer banana à noite porque o alimento, na verdade, promove o sono graças ao fato de conter minerais que atuam como relaxantes naturais para os músculos, como o potássio e o magnésio.

Por servirem como fonte de carboidratos, as bananas também contribuem para que a pessoa fique sonolenta.

Isso porque os carboidratos permitem que o cérebro produza a serotonina, uma substância química que promove as sensações de calma e de prazer, ao mesmo tempo em que fazem com que o triptofano, outro composto químico que, por sua vez, é responsável pela sonolência, ganhe uma maior disponibilidade no cérebro.

A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos explica que é por esse motivo que as refeições ricas em carboidratos provocam o sono. Segundo a fundação, também é por esse motivo que os lanches ideais para a hora de dormir devem ser compostos por carboidratos e proteínas, que são fontes de triptofano.

A melatonina 

De acordo com informações do site do Centro Nacional para Informação de Biotecnologia (NCBI, sigla em inglês), uma pesquisa publicada no ano de 2013 e realizada por um pesquisador da Tailândia ao lado de seus colegas analisou a concentração sérica (sanguínea) dos níveis de melatonina depois do consumo de banana, abacaxi e laranja por 12 voluntários saudáveis.

Durante o experimento, os participantes consumiram o suco extraído de 1 kg de laranja ou abacaxi ou comeram duas bananas inteiras. Os pesquisadores concluíram que os resultados obtidos sugeriram que a ingestão dessas frutas tropicais aumenta a concentração sérica de melatonina.

E o que isso tem a ver com a hora de dormir? Isso pode servir como mais um argumento para defender que podemos sim comer banana no período noturno, pois melatonina é um hormônio que é liberado em resposta à escuridão e causa a sonolência e a diminuição do alerta.

Os níveis de melatonina são elevados durante a noite e diminuem no período da manhã e durante o dia. Os níveis adequados de melatonina são importantes para que os padrões de sono sejam saudáveis.

O triptofano, encontrado na banana, é um precursor da melatonina e, portanto, alimentos que servem como fonte de triptofano podem colaborar com a produção do hormônio, beneficiando assim o sono.

Só não vá se empanturrar de banana antes de dormir para não correr o risco de sofrer com uma dor de barriga e ter que interromper o sono para ir ao banheiro. É recomendado não comer mais do que duas bananas e consumir a fruta uma hora antes de ir para a cama como forma de prevenir problemas estomacais. Vale lembrar que dormir de barriga cheia, seja por bananas ou por outros alimentos, pode interferir na qualidade do sono.

Uma sugestão é espalhar o consumo das duas bananas ao longo do dia e comer uma pela manhã ou no lanche da tarde, algumas horas depois do almoço, e deixar a outra para o período da noite.

A hora em que bate aquele desejo por carboidratos 

Como acabamos de ver, de fato não é verdade que faz mal comer banana à noite. A fruta ainda pode ser utilizada na hora que bate a tentação de saborear um docinho rico em carboidratos, lotado de açúcar e cheio de calorias antes de dormir.

Quando esse desejo bater, a dica é deixar de lado as guloseimas e comer uma banana no lugar, tendo em vista que a fruta é docinha porém, ao mesmo tempo, é saudável, fornecendo fibras, vitaminas e minerais que não são encontrados em outras opções.

Por outro lado 

Alguns especialistas também alertam que, para uma pequena porcentagem de pessoas que ao consumir o alimento podem sofrer com o aumento da acidez estomacal ou o agravamento da azia, faz mal comer banana à noite assim como em outros horários.

Assim, para quem sofre com a azia, vale checar se as bananas causam esse tipo de problema, antes de consumi-las com frequência. Uma maneira de fazer isso é comer uma porção de banana e observar como o estômago reage momentos depois. No entanto, é preciso certificar-se de que, ao ocorrer algum efeito, ele não seja em decorrência de outro alimento que você tenha comida.

Caso você sofra com azia ou outro tipo de condição que exija cuidados ou mudanças na alimentação, cheque com o seu médico se a banana está liberada para a sua dieta.

Vídeo:

E ai, gostou das dicas?

Você já tinha ouvido alguém falar que faz mal comer banana à noite? Tem costume de comer esta fruta já no final do dia, ou apenas de manhã e de tarde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 4,16 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Faz Mal Comer Banana à Noite?”

  1. Como uma banana prata amassada com aveia todas as noites. Me faz bem e durmo direto, nem sonho. Mas só a prata me faz bem. A nanica ataca meu fígado.

  2. Na minha casa todos adoramos banana e comemos pela manhã, a tarde ou a noite se der vontade. Mas tenho uma pergunta. Quem teve infecção intestinal pode comer banana?