7 alimentos que as mulheres devem evitar durante a menstruação

Especialista da área:
atualizado em 03/04/2021

A menstruação é um período que pode trazer vários desconfortos para as mulheres, e os alimentos têm grande influência nisso, uma vez que muitos fazem mal.

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Isso se deve aos efeitos que a alimentação tem no corpo, que podem piorar os sintomas que afetam a saúde da mulher durante esta fase do mês.

Então, vamos agora entender como a dieta pode influenciar nesses sintomas, além de descobrir quais os alimentos que fazem mal à mulher na menstruação.

Os sintomas do período menstrual

Durante a menstruação a maioria das mulheres sentem alguns desconfortos, que podem variar de intensidade, desde os mais leves, até casos que precisem de intervenção médica.

Mas, de forma geral, esses sintomas podem ser aliviados com algumas mudanças alimentares, ou mesmo com o uso de medicamentos em casa.

Os sintomas mais comuns são:

  • Inchaço, ou retenção de líquidos;
  • Cólicas;
  • Dores de cabeça;
  • Dores no corpo;
  • Mal-estar;
  • Cansaço;
  • Mudanças de humor.

Alimentos que devem ser evitados

Agora que sabemos o que acontece com o corpo durante o período menstrual, vamos agora descobrir quais os alimentos que devem ser evitados durante essa fase do mês.

1. Alimentos açucarados

balas doces

Devido a alterações hormonais durante a menstruação, os níveis de açúcar no sangue tornam-se instáveis, e muitas mulheres, por conta disso, ficam com desejo por doces.

Mas, comer alimentos ricos em açúcar aumenta ainda mais essas flutuações da glicemia, resultando em mudanças de humor e tensão frequentes. Por isso, prefira alimentos integrais, sem adição de açúcar, para evitar a piora dos sintomas.

2. Alimentos ricos em gordura

Alimentos ricos em gordura têm uma forte influência sobre a atividade hormonal do corpo, e o seu consumo em excesso pode piorar os sintomas típicos da menstruação. Por isso, evite alimentos como cortes gordos de carne, leite integral, salsichas e hambúrgueres.

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3. Sorvete

sorvete

Os produtos laticínios são ricos em gorduras e, portanto, têm os mesmos efeitos das carnes gordas. E o mesmo vale para outros derivados do leite, como queijos e molhos. Então, tente evitar esses alimentos, ou procure uma versão com pouca gordura.

4. Alimentos processados

Os alimentos processados são sempre uma escolha rápida e fácil, mas eles podem fazer você se sentir ainda pior durante sua menstruação. Por exemplo, alimentos enlatados e batatas chips contêm grandes quantidades de sódio, que pode piorar o inchaço.

Então, dê preferência a alimentos e lanches saudáveis, como um punhado de frutas secas sem sal.

Veja também: Ideias de lanches saudáveis para ajudar a perder peso.

5. Alimentos e bebidas cafeinadas

café

A cafeína é um estimulante presentes em alguns chás, no café e nas sementes de cacau, além de ser adicionada a vários produtos dietéticos e bebidas.

Mas, embora a cafeína afete as pessoas de forma diferente, ela pode contribuir para ciclos menstruais irregulares, além de piorar as mudanças de humor.

6. Álcool

Qualquer forma de álcool piora os sintomas depressivos que algumas mulheres apresentam durante o período pré-menstrual. Por isso é importante evitar bebidas alcoólicas independente da concentração de álcool que ela tenha.

7. Grãos refinados

arroz integral e arroz polido
O arroz polido é muito menos nutritivo em comparação à sua versão integral

Grãos refinados perdem muito do conteúdo nutritivo, quanto comparados às suas versões integrais. Como resultado, eles podem aumentar os níveis de açúcar no sangue e piorar controle do apetite entre as refeições, fatores que podem piorar os sintomas menstruais.

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O que comer durante a menstruação?

Durante a menstruação, e mesmo antes dela, muitas mulheres sofrem com sintomas como inchaço, dores e mudanças de humor. Então, o ideal é incluir na dieta alimentos que tenham propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, além de alimentos que melhorem o humor.

Alguns deles são:

Além disso, alguns chás podem ajudar bastante a melhorar os sintomas característicos do período menstrual, como o de camomila, erva-doce, valeriana e melissa.

Você tem o costume de consumir alguns destes alimentos durante o seu período menstrual? Qual deles é o seu ponto fraco? Acredita que conseguiria evitá-los? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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29 comentários em “7 alimentos que as mulheres devem evitar durante a menstruação”

  1. Todas as vezes que eu como ovo quando to menstruada, minha menstruação fica com odor forte! Isso não é mito não, e não é só comigo q isso acontece!

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  2. Eu tenho 14 anos, e nunca tive um cólica menstrual tão forte quanto nesse período, e eu acho a causa desse dor é o café!!

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    • Pessoal a menstruação é cheia de mitos em relação à alimentos que podem ou não comer. Por exemplo, amo sardinha e minhas colegas teimam que comer sardinha durante a menstruação faz mal. Acredito que menstruação não é doença, mas tem algum alimentos que evito comer como: pepino, abacaxi, frituras. Mas, o maior mal é a fome.

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    • Assim eu sinto muita cólica Quando estou menstruada e às vezes eu vomito eu tenho 13 anos e não sei o que eu faço ou O que posso comer

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  3. Eu sempre tomei café desde a primeira menstruação aos 14 anos e graças a Deus eu muito raramente tenho cólica, TPM. Minha menstruação nunca foi regular já tomei remédio para regularizar, mas não resolveu nada.
    Eu evito comer ovo porque o sangue que já é fedido fica pior.

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  4. Minha nossa como tudo o q n pode chocolate só gosto nesse período e o álcool a cervejinha todo fim de semana e agora quem poderá me defender??????

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  5. Encontrei essa reportagem e achei a informação que eu precisava, SIM pão dá muita cólica no período menstrual. Estou com muita cólica agora e é muito raro eu ter cólica, estou no meu terceiro dia e não senti nada, nem um sintoma para menstruar e também faz muito tempo que não como pão, então eu estava procurando respostas para ver o que me fez ficar com essa cólica repentina. E a resposta no meu caso sem dúvida foi ter comido o delicioso pão quentinho francês . Poxa vida 🙁

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  6. como diz a Nicole eu só bebo agua e refresco só isso já a celia eu detesto café abusei café mas e chato ta de PPM ne gente

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