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Fazer Abdominal Emagrece?

Muitas pessoas recorrem aos exercícios abdominais para emagrecer, especialmente se os quilinhos a mais estão localizados na região da barriga. Há muitas pessoas que acreditam que fazer abdominal emagrece, e muitas que não acreditam. Vamos ver quem está certo nessa questão.

Então, Fazer Abdominal Emagrece ou Não? 

Como com qualquer outro exercício, você queima calorias quando faz abdominais. A questão é quantas calorias são queimadas. Fazer cinco minutos de exercícios abdominais queima entre 25 e 50 calorias, dependendo do seu peso. Meio quilo de gordura equivale a aproximadamente 3850 calorias. Isso significa que você precisaria de mais de um mês para perder meio quilo de gordura fazendo 10 minutos de abdominais diários.

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Pesquisas comprovam que exercícios cardiovasculares queimam muito mais calorias, tornando-os uma opção muito melhor para a perda de peso. Trinta minutos diários de exercícios cardiovasculares, em combinação com alguns exercícios de musculação duas ou três vezes por semana é um programa de exercícios muito mais eficiente do que fazer apenas abdominais.

Tonificação Muscular

A principal função e resultado dos exercícios abdominais é a tonificação dessa área do corpo. Quando você usa seus músculos para realizar esse exercício, eles se tonificam, e isso pode ajudar a acelerar seu metabolismo mesmo quando você está em descanso. Mas o principal problema do abdominal é que ele trabalha apenas essa área do corpo.

Além disso, exercícios realizados em pé queimam mais calorias que exercícios que são realizados deitado. Outros exercícios que focam nos músculos abdominais, como a prancha, também utilizam outras partes do corpo, portanto podem ser escolhas melhores, ou podem ser usados em conjunto.

Há uma necessidade de se trabalhar outras áreas do corpo, não só a região abdominal, por uma questão de equilíbrio. Por exemplo, se você faz exercícios abdominais para fortalecer os músculos dessa região, mas não trabalha os músculos das costas, isso pode se refletir na sua postura. Se você vai trabalhar os músculos abdominais, lembre-se de trabalhar também outros grandes grupos musculares, como pernas, braços e costas, fazendo com que seu corpo fique mais equilibrado. Isso também é útil, já que os médicos recomendam que você descanse seus músculos por pelo menos um dia depois de trabalhá-los, e assim, você pode criar um programa para trabalhar grupos musculares diferentes em dias diferentes.

O Mito da Perda de Gordura Localizada

Todos nós já ouvimos, pelo menos uma vez, seja de pessoas na academia ou de amigos, que para perder gordura abdominal a única solução é fazer exercícios abdominais, e então aparecem as fórmulas mágicas em que você “só” tem que fazer 2000 abdominais por dia para perder a gordura abdominal que tanto te incomoda.

Bom, se alguém te disse que fazer abdominal emagrece, é melhor tomar cuidado com qualquer conselho dessa pessoa no que diz respeito à saúde e boa forma. Não existe qualquer maneira de perder gordura de forma localizada. Não há um botão mágico que você possa apertar para perder gordura apenas na barriga, e fazer abdominais também não irá gerar esse resultado. A única maneira de perder gordura é consumindo menos calorias do que você gasta e gerando um déficit calórico. Dessa forma, você vai perder gordura do corpo todo e, como consequência, da barriga também.

Como dito anteriormente, a função do exercício abdominal é tonificar os músculos do abdômen, não queimar gordura. Se você fizer apenas abdominais, sem fazer exercícios cardiovasculares para queimar mais calorias ou ajustar sua dieta, você só conseguirá músculos extremamente tonificados que nem irão aparecer, já que estarão cobertos por uma camada de gordura.

Não importa a quantidade de repetições ou séries de abdominais que você faça, eles não te ajudarão a perder a gordura abdominal. Na verdade, especialistas dizem que fazer mais do que três séries de 12 a 15 abdominais não gera maiores resultados. Isso pode, entretanto, causar contusões, caso você se esforce demais ou na posição errada.

Exercícios Abdominais Mais Eficazes

Exercícios de estabilização, como a prancha, queimam mais calorias e usam outras partes do corpo. Outra boa opção é o exercício em que você suporta o corpo com os braços e as costas e traz os joelhos em direção ao peito, trabalhando os músculos abdominais. Exercícios abdominais realizados em aparelhos, como os vendidos na televisão, podem ser ainda menos eficazes quanto à queima de calorias do que o abdominal normal.

Considerações Finais

Fazer abdominal emagrece? Não, mas pode ajudar a emagrecer. Exercícios abdominais podem ser um bom complemento à sua rotina de exercícios, mas quando realizados como único exercício, não irão mostrar os resultados que você deseja quanto à perda de peso. Eles podem ser um bom aliado principalmente pelo fato de acelerar o metabolismo, mesmo em repouso, fazendo com que você queime mais calorias durante o dia.

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Se você adicionar o abdominal à sua rotina de exercícios, não se esqueça de descansar por um dia, pelo menos, entre uma sessão e outra, e de trabalhar outros músculos do corpo, como pernas braços e costas, para que você tenha um equilíbrio melhor e não afete sua postura.

Você acreditava que fazer abdominal emagrece? O que você faz frequentemente para perder a barriga? Estava equivocado? Comente abaixo.

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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1 comentário em “Fazer Abdominal Emagrece?”

  1. Parabéns muito top este site..completo e com ótimo conteúdo.. vários assuntos ,pra gente que está nesta briga com a balança..rsrsr, obrigada e sucesso.