Além da agenda agitada de gravações, premiações e outros compromissos, Fernanda Torres, 59 anos, também segue uma rotina regrada de treinos e dieta. Ao longo dos últimos cinco meses, a atriz emagreceu 10 kg com a ajuda da nutricionista Adriana Tannure.
Antes, a artista fazia duas refeições por dia: almoço e janta. Agora, ela faz cinco. “A Fernanda é uma ‘falsa-magra’, ou seja, as pessoas acreditam que ela é magra, mas porque só a veem de roupa. Ela tinha pouca massa muscular, mas muita gordura corporal. O meu primeiro trabalho com ela foi reestruturar essa equação”, diz Tannure, em entrevista ao jornal O Globo.
“Não tirei nada, mas reduzi a quantidade de comida. A principal dificuldade na dieta da Fernanda foi fracionar as refeições. (…) Para estimular e aumentar o ganho de massa, duas refeições não é o suficiente, então aumentamos a quantidade de refeições – ela fazia cinco: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar”, detalhou a médica.
Fernanda Torres também fez suas exigências na dieta: “Ela disse que eu não podia tirar queijos e grãos, como lentilha e feijão. Mas ela é muito disciplinada. Segue tudo com muita exatidão. Tirei todos os industrializados, como, por exemplo, ultraprocessados, bolachas”.
“Para o almoço e jantar, foquei em carnes brancas, como peixe e frango (apesar de ela não gostar muito), pouca carne vermelha, frutos do mar. Incluí muitas frutas, como abacate, que ela gosta; vegetais de forma geral, como couve, brócolis, espinafre, alface, tomate, cenoura”, completou Adriana.
A especialista reforçou a importância da alimentação para o ganho de peso. “É importante falar que não existe ganho de massa muscular sem um equilíbrio entre dieta e treino. Ela tinha que se alimentar com base na intensidade que ela treinava, fazia musculação e boxe”, pontuou.
Adriana pediu exames laboratoriais para Fernanda Torres, a fim de avaliar a necessidade de tomar alguma vitamina ou suplementação específica. “(…) Pedi uma fórmula que continha, por exemplo, vitaminas, minerais , antioxidantes, suplementos voltados para a saúde mitocondrial, e intestinal. Substâncias anti-inflamatórias como cúrcuma, ômega 3 também estavam presentes. Além de módulos proteicos, creatina, proteína vegetal e de colágeno, de acordo com a distribuição do plano nutricional”, disse.
Mudança na dieta
Com as inúmeras viagens para promover o filme “Ainda Estou Aqui”, Fernanda Torres precisou fazer uma mudança na dieta. “Acredito que a questão da dieta virou um hábito alimentar na vida dela. Ela hoje consegue fazer todas as cinco refeições, fracionar bem a quantidade de comida. Antes de viajar, ela pediu para eu fazer a fórmula por um período maior para ela poder levar para a viagem, visto que ela está se sentindo mais disposta”, elogiou.
“Ela mesma sinalizou que está rendendo melhor no treino e no dia a dia depois que começou a tomar essas vitaminas, então acredito que esteja se mantendo. É importante falar que fizemos esse plano alimentar, traçado não só com a rotina de treinos, mas associado também a rotina de trabalho dela, então ela continua com a vida social de jantares e festas que a temporada de premiações exige”, salientou a médica.