Figo

Figo Engorda? Calorias e Análise

O figo é originário da Ásia e do Oriente Médio, porém, atualmente é cultivado em locais com climas temperados ao redor do planeta.

Consumido cru, a fruta é fonte de nutrientes importantes para o organismo como carboidratos, fibras, potássio, manganês, magnésio, cálcio, vitamina A, vitamina B1, vitamina B6, vitamina C e vitamina K.

Já a versão seca do alimento é composta por carboidratos, fibras, manganês, potássio, magnésio, cálcio, cobre, ferro, fósforo, zinco, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina K.

Os figos já foram associados a benefícios para a saúde como: o fornecimento de antioxidantes, a ação antibacteriana, o efeito antifúngico e o auxílio ao sistema digestivo.

Mas será que o figo engorda?

Mesmo com todos esses benefícios, será que se não soubermos como utilizar o alimento ele pode estimular o aumento de peso? Ou não é verdade que o figo engorda? Vamos começar a descobrir isso dando uma olhada nas calorias que podem ser encontradas no alimento.

Uma porção de 100 g de figo cru possui 74 calorias. Isso corresponde a dois figos médios, pois uma unidade média da fruta é composta por 37 calorias.

O valor não é tão elevado e como o alimento é nutritivo pode fazer parte de uma dieta para emagrecer ou manter o peso. A mestra em nutrição e saúde pública Natalie Stein afirmou que os figos são “uma fruta ligeiramente doce e satisfatória que pode ser uma parte regular de uma dieta para perder peso”.

Natalie recomenda consumir o figo cru dentro de uma dieta equilibrada e com controle de calorias para ter os melhores resultados.

Além disso, é necessário que o figo cru seja consumido de maneira moderada – segundo a mestra em nutrição e saúde pública, o alimento é mais calórico do que outros tipos de frutas. Isso sem contar que se a pessoa exagerar e resolver comer, por exemplo, 15 unidades do alimento de uma vez, estará ingerindo 555 calorias.

Já o figo seco é mais nutritivo do que o figo cru. Entretanto, ele também é bem mais calórico do que a versão crua da fruta, quando avaliamos porções da mesma medida – de acordo com o que encontramos, 100 g de figo seco carregam 249 calorias. Uma unidade de figo seco tem 47 calorias.

Ainda temos que citar o figo em calda: Por exemplo, a fruta dessa forma contém 180 calorias em uma porção de 100 g.

A questão do açúcar no figo seco e no figo em calda 

As frutas secas são desidratadas com o uso do açúcar e a calda das frutas em calda também é preparada com açúcar, o que aumenta o teor calórico dos alimentos, como acabamos de observar no caso do figo.

Vale lembrar ainda que muito açúcar na alimentação também está associado a um aumento de peso. Portanto, para quem deseja e/ou necessita evitar esse efeito, o figo cru engorda menos e é mais adequado optar por ele no lugar de suas versões seca e em calda.

O figo no lugar das guloseimas 

Porém, também pode-se usar o figo (cru) estrategicamente nas refeições para evitar o consumo das guloseimas calóricas e cheias de açúcar como bolos e tortas.

Damos essa sugestão justamente devido ao sabor doce da fruta. Ela pode ajudar a matar a vontade de consumir guloseimas, ao mesmo tempo em que impede que todas as calorias e todo o açúcar desses quitutes sejam consumidos, prejudicando a dieta.

Para você ter uma ideia, uma fatia de 60 g de bolo de brigadeiro pode trazer 238 calorias, enquanto (como vimos acima) 200 g de figo cru carregam 148 calorias.

Como se não bastasse, o figo cru também serve como fonte de fibras – são 3 g do nutriente a cada porção de 100 gr. Vale lembrar que as fibras são importantes para a sensação de saciedade no organismo, o que é excelente para controlar o apetite e não comer mais do que o necessário.

Outro ponto a favor da fruta é que ela possui baixo índice glicêmico, o que significa que o alimento libera o açúcar aos pouquinhos para o organismo, outro fator que ajuda a controlar o apetite durante mais tempo.

Então… 

Podemos concluir que o figo engorda ou ajuda a emagrecer, dependendo da forma como ele é utilizado. Muito figo, principalmente as versões de figo seco ou em calda, pode colaborar com o aumento de peso; já o consumo controlado do figo cru dentro de uma dieta apropriada pode auxiliar a perder ou a evitar o ganho de peso.

Entretanto, mais importante do que entender somente o papel do figo para a manutenção do peso ou o emagrecimento é saber que para atingir esses objetivos é fundamental que toda a alimentação tenha esse foco e seja controlada, saudável, equilibrada e nutritiva.

Para isso, vale a pena contar com o auxílio de um bom nutricionista, que é apto para orientar e selecionar uma dieta adequada para que cada pessoa emagreça ou mantenha seu peso de maneira saudável.

Você já imaginava que, principalmente quando consumido em excesso e em determinadas versões, o figo engorda? Tem costume de consumir essa fruta de alguma forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*