Figo engorda? Calorias e análise

Especialista da área:
atualizado em 24/09/2021

O figo é uma fruta originária da Ásia e do Oriente Médio, porém, atualmente é cultivado em locais com climas temperados ao redor de todo o mundo. Consumido in natura, é uma poderosa fonte de nutrientes importantes para o organismo, como carboidratos, fibras, potássio, manganês, magnésio, cálcio e vitaminas A, B1, B6, C e K.

  Continua Depois da Publicidade  

Como possui uma grande quantidade de fibras e de uma substância chamada cardina, o figo apresenta excelentes propriedades digestivas e promove a melhoria do trânsito intestinal.

No entanto, os benefícios do figo ainda se estendem àqueles que desejam manter a boa forma, pois o percentual calórico desta fruta é muito pequeno, além de conter um baixo teor de sódio, evitando assim a retenção de líquidos.

Confira abaixo as principais informações nutricionais dessa fruta e veja como é possível adicioná-la a sua dieta sem ganhar peso.

Mas será que o figo engorda?

Figo

Uma porção de 100 g de figo in natura possui 74 calorias. Isso corresponde a dois figos médios, pois uma unidade média da fruta é composta apenas por 37 calorias. No entanto, esta mesma porção contém 19,18 g de carboidratos.

Sendo assim, o consumo do figo in natura deve ser feito através de uma dieta equilibrada e com controle do consumo de calorias. Como a fruta é muito pequena e docinha, não é difícil exagerar na quantidade, então é preciso ficar atento e consumi-la com moderação.

Já o figo seco é mais nutritivo do que o figo in natura, porém, ele também é bem mais calórico do que a versão in natura da fruta. Ao analisar a mesma porção dessa fruta, encontramos 249 calorias e 63,9 g de carboidratos. Já o figo em calda, contém 180 calorias em uma porção de 100 g e 43,57 g de carboidratos.

  Continua Depois da Publicidade  

A questão do açúcar no figo seco e no figo em calda 

As frutas secas são desidratadas com o uso do açúcar, assim como as frutas em calda, o que aumenta consideravelmente o teor calórico dos alimentos, como no caso do figo.

Não é novidade que açúcar em excesso na alimentação está diretamente associado a um aumento de peso. Portanto, para quem deseja e/ou necessita emagrecer, é importante ter conhecimento que o figo in natura engorda menos do que as suas versões seca e em calda.

O figo no lugar das guloseimas 

Como o figo tem um sabor bem adocicado, uma dica é usar essa fruta in natura estrategicamente nas refeições para evitar o consumo de outros alimentos ricos em açúcar.

Para termos uma ideia, uma fatia de 60 g de bolo de brigadeiro contém aproximadamente 238 calorias, enquanto 100 g de figo in natura possuem apenas 74 calorias.

O figo in natura também é uma boa fonte de fibras, e a cada 100 gramas desta fruta é encontrado 3 g desse nutriente. Vale lembrar que as fibras são importantes para promover a sensação de saciedade no organismo, o que é excelente para controlar o apetite e não comer mais do que o necessário.

Além disso, o figo possui baixo índice glicêmico, o que significa que o alimento libera o açúcar gradualmente no organismo, outro fator que ajuda a controlar o apetite durante mais tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Considerações finais

Figo

O figo engorda ou emagrece, dependendo da forma como ele é consumido. Ingerir uma grande quantidade desta fruta, principalmente as versões de figo seco ou em calda, pode colaborar com o aumento de peso. Por outro lado, o consumo moderado do figo in natura dentro de uma dieta balanceada pode auxiliar a perder ou pelo menos a evitar o ganho de peso.

Entretanto, mais importante do que entender somente o papel do figo para a manutenção do peso ou o emagrecimento é fundamental ter conhecimento que para atingir esses objetivos é necessário que toda a alimentação seja controlada, saudável, equilibrada e nutritiva.

Para isso, vale a pena contar com o auxílio de um bom nutricionista, que é apto para orientar e montar uma dieta adequada para que cada pessoa emagreça ou mantenha seu peso de maneira saudável.

Informações nutricionais

Segue a tabela nutricional por 100 gramas das versões in natura e seca do figo.

Figo in naturaFigo seco
Calorias74 kcal249 kcal
Carboidratos19,18 g63,9 g
Proteína0,75 g3,3 g
Gordura total0,30 g0,93 g
Colesterol0 mg0 mg
Fibra Alimentar2,9 g9,8 g
Folato6 µg9 µg
Niacina0,40 mg0,619 mg
Ácido Pantotênico 0,30 mg0,434 mg
Tiamina0,060 mg0,085 mg
Riboflavina0,050 mg0,082 mg
Vitamina A142 IU10 IU
Vitamina C2 mg1,2 mg
Vitamina E0,11 mg0,35 mg
Vitamina K4,7 µg15,6 µg
Sódio1 mg10 mg
Potássio232 mg680 mg
Cálcio35 mg162 mg
Cobre0,070 mg0,287 mg
Ferro0,37 mg2,03 mg
Magnésio17 mg68 mg
Manganês0,128 mg0,51 mg
Selênio0,2 µg0,6 µg
Zinco0,15 mg0,55 mg
Caroteno-ß85 µg6 µg
Luteína zeaxantina9 µg32 µg
Fonte: USDA National Nutrient

Você já imaginava que, principalmente quando consumido em excesso e em determinadas versões, o figo engorda? Tem costume de consumir essa fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

2 comentários em “Figo engorda? Calorias e análise”