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Fisiculturista Big Ramy – Dieta, Treino, Medidas, Fotos e Vídeos

🕐 17/02/2020

Imagem: Reprodução Instagram @big_ramy

Ao olharmos as fotos e vídeos do fisiculturista profissional egípcio Mamdouh Mohammed Hassan Elssbiay, mais conhecido como Big Ramy, é normal que a gente fique espantado com o seu físico e todo o seu volume muscular.

Passado o espanto, também é de se esperar que a gente fique curioso a respeito de quais são as suas medidas exatas e de tudo o que o fisiculturista precisa fazer em termos de treino e dieta para atingir esse corpo.

Pensando nisso, para o artigo de hoje, a gente resolveu dar uma investigada e contar alguns detalhes a respeito da rotina e vida do egípcio, além de trazer algumas fotos e vídeos de Big Ramy. Vamos nessa?

Depois você pode aproveitar o embalo para conhecer mais sobre a dieta, o treino e as medidas de outro fisiculturista – o dinamarquês Kim Kold.

As medidas de Big Ramy

Imagem: Reprodução Instagram @big_ramy

Dados online indicam que o fisiculturista egípcio mede entre 1,75 m e 1,78 m de altura e pesa aproximadamente entre 133,8 kg a 140,6 kg, embora o seu peso em competições possa chegar aos 143,34 kg.

Esses mesmos dados estimam que as suas medidas de peito sejam de 137 cm, de braço sejam de cerca de 60 cm, de cintura sejam 91,5 cm e de quadris sejam de 90 cm. Entretanto, é importante ressaltar que as medidas de um fisiculturista podem sofrer mudanças ao longo do tempo, assim como a sua dieta e o seu treinamento. Logo, as informações contidas neste artigo não podem ser consideradas como definitivas.

A dieta de Big Ramy

Imagem: Reprodução Instagram @big_ramy

No intervalo do final do ano de 2011 até maio do ano de 2013, uma semana antes de conquistar o campeonato New York Pro da International Federation of Bodybuilding and Fitness (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness, tradução livre, IFBB, sigla em inglês), o fisiculturista egípcio deu o impressionante salto de aproximadamente 90,7 kg para mais de 136 kg.

Conforme relatos, a dieta a seguir foi o programa alimentar off-season utilizado por Big Ramy para ajudá-lo a conquistar esses ganhos:

  • Refeição 1: 12 claras de ovos, 2 ovos inteiros e aproximadamente 225 gramas de batata doce;
  • Refeição 2: aproximadamente 140 gramas de arroz e aproximadamente 225 gramas de peito de frango;
  • Refeição 3: shake de proteínas;
  • Refeição 4: 4 ovos inteiros e aproximadamente 225 g de batata doce;
  • Refeição 5: aproximadamente 225 gramas de peito de frango, uma xícara de arroz integral e uma xícara de abacaxi fatiado;
  • Refeição 6: aproximadamente 285 gramas de salmão e ½ xícara de arroz cozido;
  • Refeição 7: aproximadamente 285 gramas de bife e salada verde;
  • Refeição 8 – feita no meio da noite: shake de proteínas e 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim.

Como ninguém é de ferro, mesmo os fisiculturistas precisam tirar uma folga da dieta regrada uma vez ou outra. Big Ramy contou ao site da Dragon Pharma, empresa da qual é atleta, que a sua refeição do lixo favorita envolve pão. “Eu amo qualquer refeição com pão. Se você me der qualquer coisa com pão eu fico bem”, admitiu o egípcio.

O treino de Big Ramy

Imagem: Matthias Busse via Egyptian Streets

De acordo com informações, o treinador de Big Ramy, Ahmad Alaqi, relatou que a abordagem de treinamento empregada para o fisiculturista egípcio é progressiva para o peitoral, as costas, as pernas e os ombros.

Funciona assim: ao longo das semanas, a variação da quantidade de repetições vai decrescendo de 15 a seis repetições e enquanto o número de repetições diminui, a quantia de peso utilizado nelas aumenta.

Na primeira semana são utilizadas 15 repetições, enquanto a segunda semana tem 12 repetições, a terceira semana é composta por 10 repetições, a quarta semana fica com oito repetições e a quinta semana aparece com seis repetições.

O treino de Big Ramy pode ser dividido conforme a seguinte programação:

  • Segunda-feira: treino de peitoral;
  • Terça-feira: treino de pernas (quadríceps e posteriores das coxas);
  • Quarta-feira: treino de ombros (deltoides);
  • Quinta-feira: treino de costas;
  • Sexta-feira: treino de braços;
  • Sábado: folga ou posteriores das coxas.

Treino de costas

O treinamento de costas do fisiculturista egípcio pode ser composto pelos seguintes exercícios:

  • Remada na máquina;
  • Remada de um braço com haltere;
  • Puxada pela frente na polia alta (front lat pulldown);
  • Puxada traseira na polia alta (rear lat pulldown);
  • Remada com cabos na posição sentado.

Treino de braços

Os exercícios abaixo podem dar as caras no treinamento de braços de Big Ramy:

  • Pushdown na barra;
  • Extensão de um braço com haltere;
  • Pushdown com corda;
  • Rosca martelo;
  • Rosca preacher;
  • Rosca com corda.

Treino de peitoral

Os exercícios que podem aparecer no treinamento de peitoral do fisiculturista egípcios. São eles:

  • Supino (dumbbell press) inclinado com halteres;
  • Crucifixo (flye) inclinado com halteres;
  • Supino horizontal com halteres (flat dumbbell press);
  • Cabo crossover.

Treino de pernas

Por sua vez, o treinamento de pernas de Big Ramy pode ser composto pelos seguintes exercícios:

  • Extensão de pernas;
  • Agachamento com barra;
  • Agachamento na máquina;
  • Leg press.

Treino de ombros

Por último, vamos conhecer os exercícios que podem aparecer no treinamento de ombros de Big Ramy:

  • Supino (dumbbell press) sentado co halteres;
  • Supino com barra (barbell press);
  • Supino na máquina (machine press);
  • Elevação lateral com halteres na posição em pé;
  • Elevação com halteres na posição curvada;
  • Encolhimento de ombros com barra;
  • Encolhimento de ombros com halteres;
  • Remada vertical;
  • Elevação frontal.

Os marcos da carreira de Big Ramy

Imagem: Matthias Busse via Egyptian Streets

O fisiculturista egípcio é conhecido por ter conquistado a segunda colocação do Mr. Olympia do ano de 2017. Entretanto, esse não é o único destaque da carreira de Big Ramy, uma vez que ele foi coroado o primeiro colocado em diversas competições como você confere na listinha a seguir:

  • Kuwait Golden Cup de 2012;
  • Amateur Olympia de 2012;
  • New York Pro Championship de 2013;
  • Arnold Classic Brazil de 2015;
  • Kuwait Pro da IFBB de 2016;
  • Arnold Classic Europe de 2017.

O atleta ainda conquistou a oitava colocação do Mr. Olympia de 2013, a sétima colocação no Mr. Olympia de 2014, a quinta colocação no Mr, Olympia de 2015, a quarta colocação no Arnold Classic Europe de 2015, o vice-campeonato no EVLS Prague Pro de 2015, a quarta colocação no Mr. Olympia de 2016, o vice-campeonato no Arnold Classic Europe de 2016, o vice-campeonato no EVLS Prague Pro de 2016 e a sexta colocação no Mr. Olympia de 2018.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o fisiculturista Big Ramy? Pretende seguir algum dos passos dele? Comente abaixo!

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