Especialista da Área:

Folha de Amora Emagrece Mesmo? Para Que Serve e Benefícios

A fruta amora costuma ser saboreada in natura ou em receitas de sucos, vitaminas, tortas, bolos, pudins, mousses, saladas de fruta, sorvetes e tantos outros pratos deliciosos. Mas você sabia que a folha de amora também pode ter a sua utilidade?

É verdade que a folha de amora emagrece?

Há quem utilize a folha de amora para emagrecer, mais precisamente na forma de chá, acreditando que o chá de folha de amora emagrece. Foram encontrados relatos de pessoas comuns que perderam alguns quilos ao incluir a bebida com a folha de amora em sua dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com o que encontramos, essa tática auxiliou o corpo a reter menos líquido (o que diminui o inchaço) e o intestino começou a funcionar melhor.

Obviamente, não podemos afirmar que somente o uso da folha de amora emagrece, pois além de integrar a bebida em sua dieta, essas pessoas passaram a comer de maneira mais saudável, incluindo frutas, legumes, verduras, sucos e alimentos integrais e light no dia a dia.

Assim, é importante lembrar que quem deseja perder peso deve adotar uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, aliada à prática de exercícios físicos regularmente, como maneira de maximizar a queima de calorias. Tudo isso sempre contando com o acompanhamento de nutricionista e educador físico para assegurar que o processo seja eficiente e seguro.

Para que serve – Benefícios da folha de amora

Agora que já analisamos se a folha de amora emagrece, vamos conhecer alguns benefícios que já foram associados a ela.

– Diarreia 

De acordo com a agência reguladora de ervas da Alemanha, o chá de folha de amora foi aprovado como uma bebida para aliviar a diarreia aguda não específica.

Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland dos Estados Unidos, a dosagem padrão de chá de folha de amora para amenizar o problema é uma colher de chá de folhas secas de amora para uma xícara de água quente.

Entretanto, o Centro Médico da instituição recomenda conversar com um médico antes de tomar a bebida para aliviar a condição, pois alguns tipos de diarreia podem ser agravados com tratamentos feitos com ervas.

– Inflamação da membrana mucosa 

Segundo uma produtora e distribuidora de produtos naturais dos Estados Unidos, a folha de amora também é aprovada para auxiliar o tratamento da inflamação leve da membrana mucosa da boca ou da garganta.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso faz com que a folha de amora seja útil para ajudar a aliviar problemas como dor de garganta, ferida na boca e inflamação na gengiva na forma de chá ou gargarejo.

Entretanto, antes de usar a folha de amora para qualquer um desses propósitos, consulte antes o seu médico ou dentista, dependendo do caso em questão.

– Ação antioxidante 

Uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry (Jornal de Química Agrícola e Alimentar, tradução livre) identifica que as folhas e as frutas sem espinhos da amora são dotadas de propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres.

Os radicais livres são compostos prejudiciais que danificam o DNA e o seu acúmulo ao longo do tempo pode contribuir com o desenvolvimento de problemas de saúde como doença no coração, artrite e câncer e com o processo de envelhecimento.

Como tomar o chá de folha de amora para emagrecer 

Recomenda-se que o chá de folha de amora seja preparado sem que haja a fervura da erva, como na receita a seguir:

Ingredientes: 

  • 1 l de água;
  • 1 colher de sopa de folhas secas da amoreira.

Modo de preparo:

  1. Ferver o litro de água em uma panela no fogão;
  2. Desligar o fogo assim que começar a ferver e adicionar as folhas de amoreira;
  3. Tampar a panela e deixar descansar durante 10 minutos. Servir-se.

Recomenda-se não ingerir mais do que três xícaras do chá de folha de amora por dia durante períodos prolongados.

Cuidados com o chá de amora 

A bebida não pode ser ingerida por pessoas que sofrem com problemas no fígado e mulheres grávidas, visto que as folhas de amora são utilizadas como um tônico uterino, que causa contrações no útero. Em grandes quantidades, tônicos uterinos podem levar as gestantes ao aborto ou ao parto prematuro.

Mesmo para quem não se encaixa nesses casos, é fundamental consultar o médico antes de tomar o chá para se certificar de que ele é indicado para você, que não fará mal e saber em quais quantidades e em que frequência a bebida pode ser consumida.

A orientação é importante para todos, principalmente para mulheres que estejam amamentando, crianças, adolescentes, idosos e pessoas que sofrem com uma doença ou condição específica de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao ser consumido em grandes quantidades, o chá das folhas de amora pode causar perturbação estomacal, náusea e vômito, trazer efeitos tóxicos ao fígado e interferir com a absorção de cálcio e ferro por parte do organismo.

Uma dica para amenizar esse último problema, além de beber o chá com moderação, é adicionar limão à bebida. A justificativa para isso é que a fruta é rica em vitamina C, que contribui com o aumento da absorção de ferro.

Outra forma de evitar o problema é não consumir o chá ao mesmo tempo em que fizer uma refeição, de modo que ele não venha a atrapalhar a absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos ingeridos.

Caso esteja fazendo uso de qualquer tipo de medicamento, consulte o médico responsável pelo tratamento para saber se não existe risco de interação entre o remédio e o chá de folha de amora.

Além disso, não confie exclusivamente no chá para tratar uma doença ou condição de saúde. Por mais que ele possa ajudar, ainda é fundamental que você consulte seu médico e obedeça as orientações dadas por ele em relação ao tratamento completo.

Vídeo: 

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que a folha de amora emagrece? Tem curiosidade de experimentar o chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Folha de Amora Emagrece Mesmo? Para Que Serve e Benefícios”

  1. tambem tenho essa fruta no meu jardim ou na minha horta , pena que elas amadurecem muito rapido .quando ceçam em pouco tempo estao todas maduras .mas tambem costumo consumir essas amoras praticamente todos os dias na epoca de produçao ;