Folha de batata doce

Folha de Batata Doce Emagrece? Para Que Serve, Benefícios, Chá e Dicas

Quando a gente fala em batata doce, é normal que pensemos logo no tubérculo tão amado por muita gente do mundo fitness e que pode ser consumido assado, cozido, frito ou em forma de purê e em receitas de tortas, bolinhos salgados, chips, sopas, pão de queijo e até brigadeiro.

Mas e quanto às folhas de batata doce? Você já parou para pensar para que serve essa parte do vegetal? Aparentemente essas folhas possuem um sabor mais suave do que o da chicória e, portanto, podem aparecer em saladas.

Também é possível encontrar receitas com a folha de batata doce refogada e o ingrediente também pode ser utilizado no preparo de um chá.

Mas será que a folha de batata doce emagrece? 

Há quem defenda a ideia de que a folha de batata doce emagrece, tanto que o ingrediente dá até nome a um regime alimentar – a dieta do chá de folha de batata doce.

A nutricionista Ariana Heredia explica por quais motivos as folhas de batata doce pode contribuir com o processo de perda de peso. Segundo a nutricionista, o ingrediente é rico em diversos nutrientes anti-inflamatórios, que diminuem o inchaço.

Heredia disse ainda que esses nutrientes ajudam a combater a ansiedade e, consequentemente, a compulsão alimentar, que pode surgir em decorrência do problema. A nutricionista também afirmou que a folha de batata doce é rica em proteínas, que ajudam a prolongar a saciedade.

Entretanto, isso não significa que a folha de batata doce emagrece como em um passe de mágica. As informações da nutricionista nos indicam somente que o ingrediente pode auxiliar, mas não que ele faz todo o trabalho sozinho.

Portanto, se o seu desejo e/ou necessidade é perder peso, saiba que você ainda precisa seguir toda uma alimentação que seja saudável, equilibrada, nutritiva e controlada. Praticar exercícios físicos com frequência também ajuda, tendo em vista que eles promovem uma maior queima de calorias.

Durante todo o processo, conte com o acompanhamento e o apoio de nutricionista e educador físico para assegurar que o seu emagrecimento seja não somente eficiente, mas também saudável.

Benefícios da folha de batata doce

1. Mais nutritivo do que o tubérculo 

Um estudo de autoria dos pesquisadores Wilmer Barrera e David Picha da Universidade Estadual da Louisiana, nos Estados Unidos, indicou que as folhas de batata doce contêm mais nutrientes do que o próprio tubérculo.

Eles identificaram que as folhas mais jovens e tenras do vegetal possuem mais vitamina C e que as folhas mais maduras são compostas por teores mais elevados de vitamina B2 (riboflavina) do que o tubérculo em si.

Uma reportagem detalhou que a pesquisa mostrou que as folhas possuem cinco vezes mais vitamina C e aproximadamente dez vezes mais vitamina B2 do que a própria batata doce.

2. Dor de dente

Conforme pesquisamos, o chá de folha de batata doce pode ser utilizado para ajudar a tratar dores de dente. A recomendação é fazer bochechos várias vezes ao dia com o chá, que deve estar fresco.

Entretanto, antes de seguir essa receita caseira, converse com o dentista para saber se isso realmente pode te ajudar. E mesmo que o chá ajude, não deixe de consultar-se com o dentista para descobrir o que pode ter provocado as dores de dente e receber o tratamento adequado para o problema.

Lembre-se de que as dores podem ser somente um sinal de que existe algo errado com a sua saúde bucal. Logo, livrar-se delas não significa que você se livrará do problema que as originou. Além disso, deixar de ir ao dentista para receber os cuidados necessários pode fazer com que o problema se agrave.

3. Sistema imunológico

Nutricionistas afirmam também que as folhas de batata doce são repletas de nutrientes que fortalecem o sistema imunológico do organismo.

4. Fonte de vitamina C

O fato das folhas de batata doce servirem como fonte de vitamina C é vantajoso para o nosso organismo porque o nutriente é necessário para o crescimento e o reparo de tecidos de todo o corpo.

A vitamina C também auxilia a produção de colágeno, uma substância que é utilizada na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos, além de ser necessária para o processo de cura de feridas.

O nutriente ainda atua na reparação e na manutenção de ossos e dentes e auxilia o organismo a absorver o ferro.

Como se não bastasse, a vitamina C entra na categoria dos antioxidantes, ao lado de outros nutrientes como vitamina E e betacaroteno. Os antioxidantes bloqueiam parte dos danos causados pelos radicais livres, conhecidos por danificarem o DNA.

O acúmulo desses radicais livres ao longo do tempo também pode contribuir com o processo de envelhecimento e com o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, doença no coração e artrite. As informações são do Centro Médico da Universidade de Maryland dos Estados Unidos.

5.  Fonte de riboflavina

Como vimos, as folhas de batata doce contêm mais riboflavina ou vitamina B2 do que a própria batata doce. O nutriente é conhecido como uma das vitaminas do complexo B, que auxiliam o organismo a transformar o carboidrato dos alimentos em glicose para a produção de energia.

Assim como a sua colega vitamina C, a vitamina B2 também atua como uma substância antioxidante. Além disso, a riboflavina é importante para o crescimento, para a produção de glóbulos vermelhos e organismo precisa dela para ajudar a transformar a vitamina B6 e o folato (vitamina B9) em formatos que possam ser utilizados por ele. As informações são do Centro Médico da Universidade de Maryland.

Referencias Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que a folha de batata doce emagrece? Já provou alguma receita com o ingrediente ou o próprio chá da folha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Não tinha ouvido falar nesta propriedade da folha da batata doce, no entanto eu adoro comer batata doce. Vou fazer um teste com a folha.

    Sds

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*