Gamax Engorda ou Emagrece? Para Que Serve e Como Funciona

Especialista:
atualizado em 26/09/2017

Gamax é um medicamento que pode ser encontrado em embalagens contendo 15 ou 30 cápsulas e cuja comercialização requer a apresentação da prescrição médica.

Trata-se de um remédio de uso oral e adulto, que é produzido a partir de uma planta conhecida pelo nome de Borago officinalis L (nome botânico da planta borragem), de acordo com o que informou a bula de Gamax.

Para que serve Gamax? 

O medicamento é indicado para os casos de carências de ácidos graxos essenciais no organismo, principalmente do ácido gamalinolênico, nos quadros de dores nas mamas e alterações funcionais benignas das mamas, na Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e nos casos de eczema atópico (dermatite atópica).

O eczema ou dermatite atópica é uma condição caracterizada por uma inflamação cutânea que vem acompanhada de coceira, vermelhidão e descamação, de acordo com o que explicou o Hospital Israelita Albert Einstein.

Como funciona Gamax? 

De acordo com informações da bula do medicamento, o remédio trata-se de um fitoterápico que trabalha na manutenção na integridade das membranas das células do organismo.

O medicamento é produzido a partir do óleo de borragem, que é um composto que carrega óleos essenciais necessários para essa função.

Gamax engorda ou emagrece? 

Para descobrirmos se Gamax engorda ou emagrece – ou não causa nenhum desses efeitos –, vamos consultar a bula do remédio.

Pois bem, a bula do medicamento não apresenta dados a respeito de reações ou efeitos provocados pelo remédio que possam causar diretamente a elevação ou a diminuição do peso corporal.

Portanto, caso você venha a experimentar o aumento ou a redução do peso durante o tratamento com o medicamento, é provável que isso tenha acontecido por outro motivo alheio à ingestão de Gamax.

Assim, se você suspeitar que o Gamax engorda ou emagrece por conta do efeito após a utilização do mesmo, informe e consulte o seu médico a respeito da situação para saber como proceder e o que pode ter originado a elevação ou diminuição dos quilos. Lembrando que tanto um aumento como uma redução de peso inapropriada podem trazer problemas para a saúde. 

Efeitos colaterais de Gamax

Agora que já entendemos se Gamax engorda ou emagrece, vamos conhecer quais efeitos colaterais estão associados à utilização do medicamento.

O medicamento pode provocar alergia em pessoas sensíveis a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. Existem ainda relatos de hepatotoxicidade, associados ao uso prolongado do óleo de borragem, substância que dá origem ao medicamento como acabamos de aprender. A hepatotoxicidade é um termo que define os danos provocados ao fígado.

Contraindicações e cuidados com Gamax

Também conforme a bula, o remédio não pode ser utilizado por indivíduos que tenham hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da sua fórmula e por pessoas com menos de 12 anos de idade.

O documento também ressaltou que o medicamento não deve ser usado por mulheres que estejam grávidas sem que haja a orientação e o acompanhamento do médico. O produto também não deve ser usado por mulheres que se encontrem em período de amamentação, a não ser que haja a orientação do médico.

Caso a paciente engravide ou dê início à amamentação durante o decorrer do tratamento, deve informar o médico a respeito disso.

Os pacientes que sofrem com epilepsia e esquizofrenia ou utilizam medicamentos fenotiazínicos devem restringir o uso do óleo de borragem que, como já vimos neste artigo, é a substância a partir da qual o remédio Gamax é produzido.

Além disso, a bula recomenda ainda que, caso o paciente esteja fazendo uso de qualquer outro tipo de medicamento, deve informar ao médico para que ele determine se existe algum tipo de risco em decorrência da mistura dos remédios.

Não é aconselhável utilizar medicamentos, incluindo Gamax, sem que haja o conhecimento do médico porque isso pode ser perigoso para a saúde.

Portanto, só use o remédio se o seu médico recomendar ou aprovar e siga todas as orientações dele em relação à dosagem, aos horários de ingestão do produto e a duração do tratamento.

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirme que o uso de Gamax engorda ou emagrece? Tem receio de utilizar este medicamento por conta disso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (148 votos, média: 3,97 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Gamax Engorda ou Emagrece? Para Que Serve e Como Funciona”