Gatorade Engorda? Qualquer Isotônico Engorda?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Gatorade é um isotônico doce enriquecido com vitaminas para reidratar atletas. Ele substitui eletrólitos usados durante o exercício e é apropriado para atletas e não atletas. Entretanto, o Gatorade engorda se consumido em grandes quantidades, por isso é melhor evitar exageros.

Todos querem tirar o máximo de seus exercícios. Quer seja o número perfeito de repetições ou que exercício queima mais gordura, sempre estamos buscando uma forma de tirar mais dos nossos exercícios. É por isso que gastamos mais de 11 bilhões de reais por ano em isotônicos como Gatorade, que pensamos que nos ajudam a criar músculos, perder peso e ficar hidratados. Mas os isotônicos realmente fazem o que alegam? Será que o Gatorade engorda? Qualquer isotônico engorda?

Isotônicos, como Gatorade, são necessários?

No geral, isotônicos como Gatorade estão cheios de açúcares e calorias desnecessários que não são uma parte de reabastecer os eletrólitos ou de hidratar melhor.

No que diz respeito a eletrólitos, enquanto os isotônicos contêm mais do que a água, o ponto é que você provavelmente não precisa se preocupar. Se você comer regularmente, você irá reabastecer todos os sais e nutrientes de qualquer forma, e você não precisa de um Gatorade durante seus exercícios para garantir que você está bem. É claro, se você é um atleta, você pode ter razão para tomar um isotônico. Afinal, atletas são as pessoas para quem essas bebidas são feitas, não consumidores comuns.

Então, isotônicos como Gatorade são bons para te reidratar e reenergizar se você está fazendo um exercício intenso ou de longa duração – especialmente em um ambiente quente.

Há três palavras para prestar atenção aqui: intenso, duração e quente.

Se você está fazendo um exercício leve ou não fazendo nada (esquentando o sofá) – então Gatorade é um desperdício de dinheiro. Nessa situação, água é perfeitamente adequada.

O Gatorade oferece sódio e potássio. Se você está suando muito, vai perder esses dois minerais no suor.

Entretanto, você precisaria estar fazendo uma grande quantidade de exercícios (horas) antes que a perda desses minerais torne-se um problema (é uma história diferente se diarreia e vômito estiverem envolvidos).

Se você beber uma garrafa inteira de certos isotônicos, você está consumindo cerca de 56 gramas de açúcar – isso não é necessário em um estilo de vida normal e sedentário – e nessa situação qualquer isotônico engorda e pode fazer mal a você.

Calorias, Emagrecimento e Ganho de Músculos

Isotônicos e repositores energéticos contêm calorias, que são anunciadas como necessárias para manter seu desempenho físico e tirar o máximo do seu exercício, te permitindo queimar gordura e criar músculos. Eles fazem isso, eles alegam, ao oferecer glicose e outros açúcares como energia durante os exercícios e proteínas e carboidratos para ajudar seu corpo a criar músculos após a sessão terminar.

Se você está se exercitando por um longo tempo, tomar algumas calorias como as oferecidas pelos isotônicos não é uma má ideia. Se você se exercita com alta intensidade – não apenas um exercício leve – por mais de uma hora e meia, você provavelmente pode usar algumas calorias para manter seu desempenho. Mesmo crianças que se exercitam muito podem se beneficiar de isotônicos.

É claro, se sua meta é perder peso, beber calorias é como dar um tiro no pé. O ponto é usar calorias que você já tem, não beber mais enquanto se exercita. E se você não se exercita intensamente por um longo tempo, você não precisa das calorias de qualquer forma. Então isotônicos não são para o “atleta casual” enquanto corre por dez minutos na esteira ou corre em volta do quarteirão.

Quanto a depois dos exercícios, enquanto o trabalho pode ser a parte difícil, os efeitos acontecem depois que você termina. Nas horas logo após o exercício, seu corpo está ocupado se recuperando. É durante esse tempo que ele precisa de proteína e carboidratos para criar músculos e reparar qualquer dano que o exercício pode ter causado. Então os anunciantes de isotônicos estão certos em se focar nesse momento.

Eles não mencionam, entretanto, que outras alternativas são provavelmente tão boas quanto, se não melhores, para você do que os isotônicos. Um estudo da Universidade McMaster descobriu que beber leite ao invés de isotônico após se exercitar leva a mais perda de peso e ganho de músculos.

Outro estudo publicado no The Journal of the International Society of Sports Nutrition (Revista da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva), descobriu que comer cereal após se exercitar era melhor para os músculos, tanto para reabastecer as reservas de glicogênio quanto para criar proteínas musculares, do que o isotônico. No geral, comer ou beber alimentos com altos níveis de proteína após os exercícios será melhor do que beber um isotônico para criar músculos e perder peso.

Todo Isotônico Engorda? Gatorade Engorda?

Quando você pensar em isotônico, seja Gatorade ou qualquer outra marca, é importante você ter em mente que existe uma grande variação de calorias entre eles. Ainda mais se você inclui nessa categoria os repositores energéticos, que são ainda mais calóricos. Existem isotônicos que têm 200 calorias em apenas uma garrafa, enquanto outros chegam a ter menos de 50 calorias por garrafa. Então, qual tipo Gatorade engorda? Algum outro isotônico engorda ainda mais?

  • Gatorade Prime: 100 calorias por 240 ml.
  • Gatorade Perform: 48 calorias por 200 ml.
  • Gatorade Recover: 60 calorias por 240 ml.
  • Powerrade: 60 calorias por 200 ml.
  • Marathon 56 calorias por 200 ml.
  • Isotonico Taeq – 44 calorias por 200 ml.
  • Isotonico i9 – 51 calorias por 200 ml.

Tenha em mente também que a quantidade que você toma é determinante para afirmar se Gatorade engorda ou qualquer isotônico engorda. Mesmo o isotônico com menos calorias, se você tomar 2 garrafas já são quase 200 calorias a mais no seu dia. Ou então, você pode estar tomando uma garrafa um pouco maior, como as de 500ml ou até de 1 litro. Se você está buscando limitar a ingestão de calorias no seu dia, essa quantidade pode fazer a diferença para atrapalhar sua perda de peso.

Considerações Finais

Sim, isotônicos podem te hidratar, oferecer eletrólitos e até te ajudar a tirar o máximo dos seus exercícios. Mas eles não são bebidas milagrosas, e eles não são necessariamente melhores que a água – especialmente no que diz respeito à hidratação. A menos que você seja um atleta profissional ou um competidor do iron man, você provavelmente não precisa dos eletrólitos ou calorias dos isotônicos na sua rotina diária.

Se você se exercita por meia hora e então bebe dois Gatorades, você está consumindo muito mais calorias do que você queimou durante seu exercício – se sua meta é perda de peso, você não vai se ajudar em nada. E no que diz respeito a criar músculo e perder peso, há alternativas melhores do que isotônicos para depois dos exercícios.

Como qualquer outra coisa, a nutrição de exercícios adequada depende de ser inteligente sobre suas escolhas de alimentos e bebidas. Se você quer proteína para criar músculos após seus exercícios, veja se a bebida que você está tomando realmente tem tanta proteína assim, por exemplo. A resposta básica é que se alguma coisa é feita para atletas, provavelmente é melhor apenas para atletas. Mas se você ler os rótulos e tiver a informação sobre o que você está colocando no seu corpo, você irá escolher uma coisa boa para si mesmo.

Você tem costume de tomar isotônicos durante ou após seus exercícios? Você sente que isso pode estar atrapalhado suas metas? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Gatorade Engorda? Qualquer Isotônico Engorda?”

  1. Boa noite!!
    Faço Caminhadas de média duração ,última foi 27 km!!
    Eu consumo muita água , então muito peza na mochila, nesta última Caminhadas tinha muito sol 4,5 litros de água!!
    Seria possível eu ficar bem hidratando consumindo uma mistura de 50% de água e isotônico e aí levando 3 litros dessa mistura???
    Muito obrigado!!!

  2. Bom dia! Muito obrigado pelas informações, são muito interessante e me tiraram uma dúvida que eu tinha, que é em relação a perder peso. Eu pratico ciclismo, numa speed, ando durante 3 horas com velocidade média de 25km/h mais ou menos, é bem intenso pra mim. Eu vi que quando chegava em casa estava completamente acabado, precisando inclusive deitar por alguns minutos pra me recuperar, ai comecei a tomar isotônico caseiro e passei a chegar em casa com muito mais energia do que antes, nem precisa deitar mais após o exercício, mas vi que meu peso parou de cair. Antes eu chegava em casa após o exercício e marcava 2kg a menos na balança, agora com o uso do isotônico apenas 1kg. Ta certo que eu recupero esse peso depois durante o dia, mas no final das contas, eu parei de emagrecer depois que comecei a usar isotônico.