Gema de Ovo Engorda? Faz Mal à Saúde?

Muitas pessoas acreditam que comer gema de ovo engorda e faz mal à saúde, porque ela contém grandes quantidades de gordura e colesterol. Aqueles que têm problemas cardíacos ou que estão tentando perder peso geralmente preferem comer apenas as claras. Entretanto, há muitas razões pelas quais você deve comer o ovo inteiro no café da manhã (e no resto do dia).  Preocupado com as gemas de ovo e problemas no coração? A verdade é que nunca houve qualquer evidência de que as gemas de ovo contribuem para doença cardíaca, e o que realmente causa doença cardíaca.

Nutrição da Gema do Ovo

A gema em um ovo grande tem 55 calorias e 4,51 gramas de gordura. A gema de ovo é rica em colesterol, chegando a 210 miligramas, ou 70% do valor diário. O total de carboidratos é 0,6 gramas, enquanto o sódio é apenas 8 miligramas. A gema contém 2,7 gramas de proteína de qualidade, assim como muitas outras vitaminas e minerais. O cálcio na gema de ovo equivale a mais de 2% do valor recomendado, além de conter 5% da vitamina A e 3% do ferro necessários diariamente. A clara de ovo contém uma grande quantidade de proteínas, mas sua proteína é menos potente sem a gema do ovo. A gema pode equilibrar o perfil aminoácido da proteína, assim ela fica mais disponível ao corpo. Embora a gema de ovo seja rica em colesterol e gordura, ela não aumenta os riscos de hipertensão e doenças cardíacas se ela for consumida em moderação, de preferência uma por dia. Não podemos afirmar que a gema de ovo engorda porque as gorduras encontradas na gema de ovo são principalmente gorduras insaturadas, e elas são boas para sua saúde. A gema contém ácidos oleicos e linoleicos, o que pode fazer com que o colesterol e a gordura fiquem menos disponíveis nos intestinos. Além disso, há nutrientes nas gemas de ovo que podem reduzir o colesterol, incluindo vitamina B6 e ácido fólico.

Gema x Clara

Gemas de ovo são ricas em colesterol. Como a maioria dos alimentos ricos em colesterol, elas são ricas em nutrientes importantes, especialmente as vitaminas solúveis em gordura e ácidos graxos essenciais. Na verdade, os nutrientes da gema de ovo são tão variados que algumas por dia oferecem melhor segurança que um multivitamínico. Mais importante, a gema contém a maioria dos nutrientes do ovo. As claras de ovo, por outro lado, contêm muito menos nutrientes. A única coisa que pode justificar seu consumo é sua ligação com a gema. Não acredita? Abaixo está uma tabela que compara o valor nutricional da clara e da gema de ovo. Foram incluídas análises adicionais nas últimas duas colunas que oferecem a porcentagem da nutrição total encontrada na gema e na clara.

Tabela 1: Gemas x Claras

NutrienteClaraGema% Total na Clara% Total na Gema
Proteína3,6 gr2,7 gr57%43%
Gordura0,05 gr4,5 gr1%99%
Cálcio2,3 mg21,9 mg9.5%90.5%
Magnésio3,6 mg0,85 mg80.8%19.2%
Ferro0,03 mg0,4 mg6.2%93.8%
Fósforo5 mg66,3 mg7%93%
Potássio53,8 mg18,5 mg74.4%25.6%
Sódio54,8 mg8,2 mg87%13%
Zinco0,01 mg0,4 mg0.2%99.8%
Cobre0,008 mg0,013 mg38%62%
Manganês0,004 mg0,009 mg30.8%69.2%
Selênio6,6 mcg9,5 mcg41%59%
Tiamina0,01 mg0,03 mg3.2%96.8%
Riboflavina0,145 mg0,09 mg61.7%48.3%
Niacina0,035 mg0,004 mg89.7%9.3%
Ácido pantotênico0,63 mg0,51 mg11%89%
B60,002 mg0,059 mg3,3%96.7%
Ácido Fólico1,3 mcg24,8 mcg5%95%
B120,03 mcg0,331 mcg8.3%91.7%
Vitamina A0 IU245 IU0%100%
Vitamina E0 mg0,684 mg0%100%
Vitamina D0 IU18,3 IU0%100%
Vitamina K0 IU0,119 IU0%100%
DHA e AA0 94 mg0%100%
Carotenoides0 mcg21 mcg0%100%

Como você pode ver nessa tabela, a gema de ovo contém 100% dos carotenoides, ácidos graxos essenciais, vitaminas A, E, D e K (6 itens). A clara não contém 100% de nenhum nutriente. A gema contém mais de 90% do cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, B6, ácido fólico, e B12, e 89% do ácido pantotênico (9 itens). A clara não contém mais de 90% de nenhum nutriente, mas contém mais de 80% do magnésio, sódio e niacina (3 itens). A gema contém entre 50% e 80% de cobre, manganês e selênio, enquanto a clara contém entre 50% e 80% do potássio, riboflavina e proteína. Deve-se ter em mente que a gema de um ovo é menor que a clara. Onde a clara contém uma pequena maioria de nutrientes, como proteínas, isso não se deve a uma concentração maior na clara, mas simplesmente ao fato de que há mais clara no ovo do que gema. Será que ainda dá pra acreditar que a gema de ovo engorda e faz mal?

Gema de Ovo Contém Ácidos Graxos Essenciais

Nutrientes importantes que não devem ser ignorados são os ácidos graxos essenciais. A gema de ovo contém o ácido graxo DHA, que é necessário para o cérebro e função retinal adequada no olho, e o ácido graxo ácido araquidônico, que é necessário para uma pele saudável, cabelo, libido, reprodução, crescimento e resposta a ferimentos. Esses ácidos graxos são necessários principalmente para crianças, mulheres grávidas e amamentando e pessoas com doenças degenerativas que envolvem estresse oxidante, especialmente as do sistema nervoso, como Alzheimer. Enquanto gordura de peixe e óleo de fígado de bacalhau oferecem DHA em quantidades maiores, a gema de ovo tem a vantagem de conter o ácido araquidônico e de não conter EPA, que interfere com o metabolismo do ácido araquidônico. De acordo com NutritionData.com, uma gema de ovo contém 75 mg de ácido araquidônico (AA), 20 mg de DHA e nenhum EPA. O DHA e o AA são os dois ácidos graxos essenciais ao corpo humano e outros mamíferos, enquanto o EPA interfere com o uso do corpo do AA e provavelmente não deve estar no corpo. Alimentos de origem animal de animais criados em pasto são muito mais ricos em DHA. Em todos os ovos, tanto o DHA quanto o AA estão na gema.

Gemas de Ovo Não Causam Doença Cardíaca – Gemas de Ovo Fazem Bem ao Coração!

Preocupado com o colesterol nas gemas de ovo? Preocupada se ele faz mal a sua saúde cardíaca? As gemas de ovo são muito caluniadas por causa de seu colesterol, mas o colesterol sozinho não causa doença cardíaca. Na verdade, enquanto o LDL, um carregador de colesterol no sangue, tem um papel na doença cardíaca, é com um metabolismo ruim, dietas deficientes e toxinas que destroem a partícula de LDL que a doença cardíaca se desenvolve. E, na verdade, a Universidade de Connecticut tem estudado os efeitos dos ovos nos níveis de colesterol. Esses estudos controlados mostraram que quando pessoas consomem de três a quatro ovos por dia, com a gema, praticamente todos experimentam ou nenhuma mudança ou mudanças benéficas em seus níveis de colesterol.

Cozinhar, ou Não Cozinhar? Os Benefícios das Gema Crua

Muitas pessoas acreditam que os benefícios da gema de ovo são maiores quando elas são consumidas cruas. O calor destrói enzimas, reduz as quantidades de certos nutrientes, e pode fazer o aminoácido cisteína menos disponível, que é necessário para sintetizar o antioxidante mestre das células, glutationa. As pessoas que comem gemas cruas reportam digestão mais fácil, mais energia e resistência a doenças – sem contar que é um lanche mais rápido. Dito isso, há muito poucas evidências por trás das histórias de que as gemas de ovo são melhores quando consumidas cruas, mas também há poucas evidências para apoiar a crença comum de que consumir gema crua é perigoso. Mas aqui vai nossa sugestão: claras de ovo cruas não devem ser consumidas.

Conclusão

Esqueça essa crença de que gema do ovo engorda e faz mal à saúde. Se você remove a gema do ovo sempre que come um ovo, você está tirando a maioria dos nutrientes do ovo. A gema do ovo é a parte mais saborosa, e é a principal razão por que os ovos são usados em tantos tipos diferentes de alimentos.

Vídeos:

E ai, gostou das dicas?

Você e sua família ainda acreditam no mito de que a gema de ovo engorda e faz mal à saúde? Como você costuma utilizar e consumir o ovo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...

20 comentários em “Gema de Ovo Engorda? Faz Mal à Saúde?”

  1. Gostei muito. Eu como a gema do ovo mas, como ouvi falar que faz mal resolvi fazer uma pesquisa e me informar melhor antes de tomar uma decisão. Agora mais informada decidi que vou continuar comendo a gema do ovo.

    • Meu pai come a gema todo dia crua ou pre cozida e hoje esta doente com múita diarreia e vomítando tem alguma coisa a ver ?

  2. Adorei a matéria, muito esclarecedora.
    Sempre ouvi dizer que a gema fazia mal a saúde e portanto procurava comer ovos sem ela, com essa matéria utilizarei o ovo inteiro porque a gema do ovo sempre foi o meu favorito. Obrigado!

  3. Eu como em média 10~15 ovos por dias com gema e tudo, altero entre cozido e mexido na banha de porco, faço isso a muito tempo já. Isso pode acarretar algum malefício, parabéns pelo artigo.

  4. Boa tarde estou comendo um ovo cozido pir dia, minhas unhas cresceram, meu cabelo cresceu, achei otimo, porem qdo.eu fazia exsme de sangye , nso tinha nada, principalmente Coledterl, fiz recentemente exame e deu colesterol , gostaria de saber se foi o ovo, embora li toda ecplicsçao, tenho 56 anos , esse e o primeiro exame q.faço q.acusa Colesterol, obg.pela atençao Deus abençoe

  5. Consumo 4 osso de codorna + 1 ovos vermelho por dia e já notei que quando não como o organismo muda me sinto cansado até meu humor muda…eu pegue o abito de comer ovos quando parei de comer margarina Mussi chomia queijos mel leite isso só me fas muito bem ..como 1 ovo de codorna +1 de galinha + 2 pao de senteio ou pão prato manhã..café de tarde 3 ovos de codorna e + pao ……..marcos Luiz petri

  6. Parabéns pelo post….muito bom…

    Eu já faço o uso do ovo a dois anos(como em media de 6 a 8 ovos inteiros por dia) meu coração está excelente…sei disto pois, fiz um risco cirúrgico a pouco tempo(devido uma cirurgia) e aí que ficou mais que comprovado que ovo não faz mal(inteiro), e hoje já existem vários profissionais e estudos que comprovem isto, não como ovo caipira pela dificuldade de encontrar em minha cidade, e também pelo custo, que onde moro é altíssimo, mas, obviamente seria a melhor opção.

  7. Boa tarde. Há um trecho do texto que é destinado a falar sobre consumo de gema crua ou não. Porém, a conclusão desse trecho, não concluí o assunto. Fala da clara. E a gema, pode ou não ser consumida crua?

  8. sempre consumi cerca de 7 a 9 ovos com gema por semana. sou viciado em ovos.
    sempre tive saúde boa. no entanto é IMPORTANTE lembrar que isso aplica-se APENAS a OVOS caipira (não de granja, para evitar hormonios). Além disso, é ideal é conusmir meio mole, nunca duro.

    • Basta vc olhar a cor da gema de ovo da galinha caipira p/ ver a diferença. Galinha caipira 100% mais saudável , as galinhas de granja recebem muito hormonio na ração.

      • Amigo galinha de granja nao recebe hormonios, eles engordam rápido porque recebem ração dia e noite. os mesmos passam toda a sua vida comendo. O custo dos hormonios de crescimento para frangos inviabiliza este tipo de produção. Este também é um mito que muitos acreditam.

  9. Tenho 39 anos e a ha anos que consumo 2 ovos cozidos pela manhã. Fiz um check up no meio do ano passado e nada de anormal para minha idade.

  10. Adorei o artigo, bastante esclarecedor e rico em informações. Sempre escuto pessoas falando que só devemos comer a clara. Eu particularmente mesmo ouvindo isso inclusive na academia prefiro comer o ovo inteiro.

  11. A muitos anos consumi apenas a clara de ovo justamente pelas recomendações da grande maioria. Recentemente percebi que o número de sugestões para que comesse gema aumentou e resolvi pesquisar! Por sorte encontrei essa excelente matéria e com certeza a estarei divulgando nos grupos de amigos que se preocupam com a saúde e os que não ligam muito para isso pois considerei os benefícios sensacionais a todos! Parabéns pela matéria!!

Deixe um comentário