Clara de Ovo Emagrece ou Engorda?

Especialista:
atualizado em 16/09/2019

É importante conhecer alguns fatos nutricionais do ovo, já que eles podem te convencer a incorporar esse alimento maravilhoso na sua dieta diária. A clara de ovo também é conhecida como albumina. Ela é a parte clara no ovo que fica em volta da gema. O propósito real da clara de ovo é oferecer proteção e nutrição ao embrião em desenvolvimento na gema do ovo. Sendo assim, a clara de ovo emagrece, pois é rica em proteínas e diversos nutrientes.

Sobre as Claras de Ovo

A clara de ovo é a parte clara do ovo que fica em volta da gema e a protege. A clara de ovo consiste principalmente de água, proteínas, minerais, vitaminas, gorduras e glicose. Ela tem quantidades muito pequenas de gordura e colesterol, mas é rica em selênio e vitaminas como Vitamina D, Vitamina B6 e Vitamina B12. A proteína albumina presente na clara de ovo é importante para o metabolismo de enzimas no corpo. A clara de ovo também contém minerais como zinco, ferro, cobre, fósforo, cálcio e potássio. Esses minerais ajudam no desenvolvimento de dentes, ossos e unhas.

Calorias

A riboflavina que é essencial para o crescimento celular é abundante na clara de ovo. Além disso, as calorias na clara de ovo quase não chegam a 20 calorias, e essas calorias não são derivadas de gorduras prejudiciais, mas de proteínas, sódio e carboidratos. O ácido fólico presente na clara de ovo também é bom para a saúde do seu coração. Há 40 tipos diferentes de proteínas presentes na clara de ovo que são essenciais para sua saúde.

Benefícios de Comer Clara de Ovo

Embora o ovo seja uma fonte rica de colesterol, a clara de ovo quase não tem colesterol. Entretanto, a substância encontrada na clara de ovo pode anular os efeitos adversos do colesterol presente na gema. Isso faz com que o consumo do ovo inteiro não seja prejudicial. As proteínas presentes na clara de ovo são facilmente digeridas pelo corpo. Elas também oferecem aminoácidos essenciais ao corpo.

Efeitos Colaterais de Comer Clara de Ovo

Se você come muitas claras de ovo, elas podem causar uma deficiência de biotina. Comer muitas claras de ovo também pode causar prisão de ventre e excesso de gases. Não vamos dizer que a clara de ovo engorda se comida em grandes quantidades, mas um ovo chega a conter 400mg de sódio, e sódio em excesso não faz bem para o seu organismo, pois pode causar inchaço.

Diferentes Formas de Consumir Claras de Ovo

Claras de ovo podem ser ingeridas cruas, especialmente se você quer criar músculos. Fazer uma omelete ou ovos mexidos com as claras é uma forma saborosa de começar seu dia. Se você está com pressa, você pode comer a clara de um ovo cozido no caminho. Mesmo depois de cozida, a clara não perde seu valor nutricional. Além disso, a clara de ovo pode ser usada em suflês e merengues. Diferente da gema do ovo, a clara não tem um sabor distinto.

A clara de ovo consiste de 90% de água, mas devido à sua grande quantidade de proteínas e minerais, elas não são recomendadas para pacientes com problemas renais ou câncer.

Dieta Rica em Proteínas

Uma dieta rica em proteína e com poucos carboidratos e calorias totais pode ser eficaz para perder peso a curto prazo. Além de clara de ovo, tal dieta pode incluir muitas carnes magras, peixe, castanhas, sementes e laticínios com pouca gordura. Entretanto, se você escolher comer claras de ovo como parte de um plano de perda de peso rico em proteínas, não fique nessa dieta por muito tempo. Um estudo aponta que consumo em excesso de proteína animal pode causar uma redução da função renal.

Como a clara de ovo emagrece?

A resposta tem a ver com sua grande quantidade de proteína. Alimentos que possuem grandes quantidades de proteínas magras tendem a ser mais satisfatórios e saciantes que alimentos ricos em carboidratos ou gordura, então eles podem eliminar a fome e te ajudar a consumir menos calorias. Alimentos ricos em fibras, como aveia, possuem algumas das mesmas propriedades e também causam perda de peso.

Considerações

Comer mais proteína através da clara de ovo emagrece, mas é um método que não funciona garantidamente para todo mundo. Há apenas uma estratégia comprovada para perda de peso, e ela é queimar mais calorias do que você consome, idealmente através de um aumento na atividade física e reduzindo o número de calorias que você come diariamente. Antes de adotar qualquer plano de perda de peso ou usar claras de ovo para te ajudar a emagrecer, fale com seu médico.

Vídeo:

E ai, gostou das dicas?

Quando come ovos, você prefere consumir apenas a clara ou o ovo inteiro? Como você costuma fazer seus ovos: cozidos, mexidos, como omeletes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 3,64 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

5 comentários em “Clara de Ovo Emagrece ou Engorda?”

  1. Estou fazendo a dieta das proteínas, mas não gosto de ovos.Prefiro comê-los cozidos assim não sinto aquele gosto ruim que contém nele.quantos ovos devo realmente comer por dia?

    • Olá Ivonete,

      Não há um limite. Dependerá muito dos seus gostos para isso. Mas é sempre bom lembrar que você pode ter mais proteínas na sua dieta através do Whey Protein.