Gemada

Gemada Engorda? Benefícios, Receita, Como Fazer e Para Que Serve

Preparada a partir de ingredientes como gema de ovo, clara de ovo, açúcar e leite, a gemada é uma receita que ainda pode trazer canela, noz-moscada, creme de leite, essência de baunilha, agave, leite de amêndoas e bebidas alcoólicas como rum, conhaque, uísque e xerez.

Trata-se de uma bebida consumida geralmente na época do Natal em países como os Estados Unidos, versão em que costuma receber a adição das bebidas alcoólicas. Mas será que com todos esses ingredientes, a gemada engorda? E quais os benefícios que ela pode trazer? Vamos descobrir isso agora!

A gemada engorda?

O consumo de uma gemada preparada com gemas de ovos, açúcar, leite, canela, creme de leite, noz-moscada, uísque bourbon e conhaque a cada duas semanas não deve causar a elevação do peso.

Entretanto, é fundamental que as porções sejam controladas e moderadas. Até porque a bebida preparada com os ingredientes listados acima apresenta um valor calórico considerável – são 224 calorias encontradas a cada porção correspondente a uma xícara.

Ainda que você prepare a gemada sem as bebidas alcoólicas e o creme de leite como maneira de diminuir a quantidade de calorias, é necessário prestar atenção em relação à quantidade de açúcar utilizada na receita.

Isso porque está aí um dos pontos que pode fazer com que seja verdade que a gemada engorda. Ainda que o açúcar seja necessário para o fornecimento de energia do organismo, o seu excesso pode trazer alguns problemas em relação ao peso corporal.

Quando existe uma quantidade elevada da substância no organismo, o fígado, que é o órgão que armazena a substância, fica com a sua capacidade excedida. Com isso, o açúcar a mais é transformado em ácidos graxos, que são enviados para a corrente sanguínea.

Esses compostos não ficam na corrente sanguínea e dali partem para outras partes do corpo, acabando por ser armazenados em forma de gordura em regiões como a barriga, as mamas, os quadris e o bumbum.

Para não engordar ao utilizar a gemada, além de consumi-la com moderação e cortar alguns ingredientes como citamos acima, você pode trocar o leite tradicional por uma versão mais light e diminuir a quantidade de açúcar que é utilizada ou substituir o ingrediente por um adoçante.

Benefícios da gemada

A lista a seguir apresenta alguns benefícios associados à bebida:

  • É utilizada como um remédio popular no Brasil para a saúde sexual masculina em casos de impotência (embora o efeito possa ser mais psicológico do que real);
  • A gemada também é usada como um medicamento popular para auxiliar o tratamento de gripe e dor de garganta; no entanto, esse benefício provavelmente está mais relacionado ao fato da bebida ser quente do que das propriedades os ingredientes.
  • Fonte de proteínas;
  • É fonte de cálcio, um mineral que é importante para o fortalecimento dos dentes e dos ossos; 

Como fazer – Receita de gemada

– Gemada simples

Ingredientes: 

  • 1 copo americano de leite fervente;
  • 1 colher de sopa rasa de açúcar;
  • 1 gema;
  • Canela a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar a gema e o açúcar em uma caneca e bater até o cheiro de ovo desaparecer;
  2. Acrescentar o leite fervente e misturar. Polvilhar a canela a gosto antes de tomar a gemada.

– Gemada tradicional de festa

Ingredientes:

  • 12 ovos grandes;
  • 4 ½ xícaras de leite;
  • 700 ml de creme de leite integral;
  • 1 ½ xícaras de açúcar;
  • Noz-moscada a gosto;
  • 3 xícaras de uísque, conhaque ou rum escuro.

Modo de preparo:

  1. Separar as claras das gemas dos ovos;
  2. Bater as claras e metade da porção de açúcar da receita em velocidade média, até que elas fiquem brancas e com espuma, com a consistência de claras em neve;
  3. Misturar bem as gemas com a quantidade restante de açúcar;
  4. Juntar a mistura das gemas com as claras em neve, mantendo a consistência fofa das claras;
  5. Adicionar a bebida escolhida – uísque, conhaque ou rum -, lentamente, misturando delicadamente.
  6. Aquecer quatro xícaras de leite e metade da porção do creme de leite da receita. Colocá-los devagarzinho na gemada, misturando com delicadeza. Se achar que precisa melhorar a consistência, acrescentar a ½ xícara de leite que sobrou. Já se quiser uma consistência mais grossa, utilize somente duas xícaras de leite.
  7. Experimentar a gemada para verificar se precisa colocar mais bebida alcoólica ou não. Então, bater a outra metade do creme de leite até engrossar e ficar firme. Adicionar o creme de leite cuidadosamente à mistura e finalizar salpicando a noz-moscada.

Gemada faz mal? 

É possível que a bebida cause alergia, e os sintomas incluem: cólicas abdominais, diminuição da pressão arterial, diarreia, urticária, anafilaxia, diarreia, coceira nos olhos, náusea, nariz escorrendo ou entupido, inflamação na pele, espirro, inchaço na garganta e vômito.

Ao experimentar tais sintomas, é fundamental buscar a ajuda de um médico imediatamente e interromper o consumo da gemada.

Ao preparar a bebida, recomenda-se utilizar os ovos pasteurizados. Segundo a CNN, isso diminui as chances de sofrer uma contaminação por salmonela, uma bactéria que está presente na composição do alimento.

A salmonela causa a salmonelose, uma doença que traz consigo problemas como diarreia, febre muito forte e vômitos, além de poder matar crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas. A gemada ainda pode apresentar uma boa quantidade de gorduras saturadas.

Você já imaginava que o consumo frequente de gemada engorda? Tem o costume de apreciar esta bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 3,79 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Não engorda??? Açúcar e álcool ( que tb se metaboliza em açúcar) e mais o açúcar constante no leite engorda e MUITO! Se quer proteína, coma os ovos!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*