Especialista da Área:

Gergelim Emagrece ou Engorda?

O gergelim é pequeno, mas altamente nutritivo, e contém muitas vitaminas e minerais essenciais que são importantes para a saúde. As sementes ajudam a baixar o colesterol e manter o coração saudável protegendo o corpo de radicais livres. Essas sementes antioxidantes contêm pouco colesterol e ajudam muitas funções no corpo. Mas será que o gergelim emagrece?

Nutrição das Sementes de Gergelim

O gergelim contém muitos nutrientes valiosos. Ele também contém vitamina E e B1. Ele contém 3 vezes o cálcio do leite em meia xícara. O gergelim é uma ótima fonte alimentar de cálcio, e também é uma boa fonte de manganês, cobre, magnésio, ferro, fósforo, vitamina B1, zinco, vitamina E, proteína e fibras. O gergelim também contém sesamina e sesamolina, duas substâncias que podem prevenir hipertensão e proteger o fígado contra danos oxidantes. Essas sementes antioxidantes contêm pouco colesterol e ajudam muitas funções no corpo, mas você já entendeu que o gergelim engorda e deve ser consumido com moderação.

Benefícios do Gergelim

  • O cobre presente no gergelim ajuda a reduzir inchaço, dor e inflamação. Ele ajuda os vasos sanguíneos e a saúde óssea.
  • Ele ajuda a aliviar a asma e é útil para enxaquecas e ajuda a baixar a pressão sanguínea devido à presença de magnésio.
  • O cálcio presente no gergelim protege células do cólon e ajuda a reduzir perda óssea e enxaqueca.
  • O gergelim protege o fígado de danos oxidantes e baixa o colesterol.
  • A semente também protege o corpo contra os radicais livres e promove a saúde óssea.
  • As sementes são uma das mais ricas em fitoesteróis que melhoram o sistema imune e a saúde cardíaca.
  • Sementes de gergelim contém sesamolina e sesamina, antioxidantes que possuem propriedades anticâncer e ajudam a prevenir e controlar vários cânceres.

Perfil Nutricional

1/4 de xícara de gergelim tem 205 calorias, 6,5 gramas de proteína, 18 gramas de gordura, 8,5 gramas de carboidratos, 4 gramas de fibras e menos de 1 grama de açúcar. Das 18 gramas de gordura, 2,5 gramas são saturadas, 6,5 gramas são monoinsaturadas e o restante são poli-insaturadas. Apesar do fato de conter muita gordura, o gergelim é um alimento livre de colesterol.

Gergelim Emagrece?

Adicionar sementes de gergelim à sua dieta sem fazer outras mudanças provavelmente não te ajudará a perder peso. Pelo contrário! O gergelim engorda se você fizer isso dessa maneira. Se você está mantendo o peso, por exemplo, e você adiciona 1/4 de xícara de gergelim à sua dieta diária, você pode ganhar peso. Para emagrecer, você precisa queimar gordura em uma quantidade maior do que você as ingere. As formas mais confiáveis de fazer isso são reduzir as porções e a ingestão de alimentos e aumentar seu nível de atividade física. Por ser um alimento saudável, você pode cortar alimentos ruins e incluir o gergelim na sua dieta (lembrando que isso não quer dizer que o gergelim emagrece).

Preparações

A medicina natural recomenda o uso de gergelim, em apresentações diferentes, na forma de:

Sementes de gergelim: Um pouco de sementes de gergelim misturadas ao iogurte ou em outras preparações te traz todos os benefícios de perda de peso. Nesse caso, nem é justo dizer que o gergelim engorda.

Óleo de gergelim: Uma colher de sopa de óleo de gergelim adicionado a suas saladas e outras preparações te oferecem as propriedades de perda de peso.

Tahine: uma massa feita de sementes de gergelim é usada como substituta para a manteiga ou margarina.

Gomásio: Uma mistura de sementes de gergelim moídas e sal marinho. É usado como condimento.

Algumas Ideias de Pratos

  • Adicione sementes de gergelim à massa quando fizer pão, muffins ou cookies.
  • Use o tempero macrobiótico tradicional, gomásio, para animar seus alimentos. Você pode comprar gomásio em lojas de alimentos naturais ou fazer o seu usando um pilão. Simplesmente misture uma medida de sal marinho com doze medidas de sementes de gergelim torradas.
  • As sementes de gergelim adicionam um toque especial ao brócolis cozido.
  • Passe tahine em pão torrado e coloque mel para um lanche doce, ou combine com missô para um lanche salgado.
  • Combine sementes de gergelim torradas com vinagre de arroz, molho de soja e alho amassado e use como um molho para saladas, vegetais e macarrão.
  • Refogue frango com sementes de gergelim, molho de soja, alho, gengibre e seus vegetais favoritos para um jantar rápido e saudável.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você prefere colocar o gergelim em uma receita ou prefere colocar em um chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,45 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário