Brócolis Engorda ou Emagrece? Calorias, Benefícios e Mais

Especialista:
atualizado em 08/10/2019

Vamos ver se comer brócolis engorda ou emagrece? Você pode ter o evitado quando era criança, mas se perder peso é a sua meta, você deve dar uma chance a ele. Comer brócolis algumas vezes por semana pode cortar o número de calorias que você consome enquanto promove uma boa saúde. O brócolis é rico em fibra alimentar, vitaminas e minerais.

Perfil Nutricional

Brócolis, picado, cozido 
1 xícara(156 gr) IG: muito baixo
NUTRIENTES BÁSICOS E CALORIAS
nutriente quantidade
Proteína 3,7 g
Carboidratos 11,2 g
Gordura – total 0,6 g
Fibras 5,1 g
Calorias 54 kcal

Comer Brócolis Emagrece Mesmo?

Adicionar mais brócolis à sua dieta te ajudará com a perda de peso porque ele, como a maioria dos vegetais, é um alimento com poucas calorias que pode te ajudar a se sentir satisfeito rapidamente. Os níveis altos de fibras no brócolis e a quantidade de água adicionam volume à sua refeição sem adicionar calorias vazias, então você pode comer, não ficar com fome e ainda perder peso. Portanto, não há razão para se pensar que comer brócolis engorda.

A chave, entretanto, é que você substitua alimentos que você come pelo brócolis, não simplesmente adicioná-lo à sua dieta. Por exemplo, adicione uma xícara de brócolis ao invés de macarrão a uma sopa para o almoço, ou use para substituir arroz ou macarrão nos seus pratos favoritos.

Benefícios Adicionais do Brócolis

  1. Não é coincidência que mais de 300 estudos sobre o brócolis tenham chegado a uma área distinta da ciência da saúde – o desenvolvimento de câncer – e seu relacionamento com três problemas metabólicos do corpo. Esses três problemas são (1) inflamação crônica (2) estresse oxidante e (3) desintoxicação inadequada. Enquanto esses problemas ainda não se tornaram parte do foco da saúde pública, eles são essenciais para entender os benefícios únicos do brócolis. Nos últimos 5 anos, pesquisas deixaram claro que o nosso risco de câncer em vários sistemas diferentes está relacionado à combinação desses três problemas.
  2. O brócolis pode te oferecer alguns benefícios especiais baixando o colesterol se você o cozinhar no vapor. Os componentes de fibras do brócolis fazem um trabalho melhor ao se ligarem aos ácidos da bile no seu trato digestivo quando ele é cozido no vapor. Quando esse processo de ligação acontece, é mais fácil para os ácidos da bile serem excretados, e o resultado é a diminuição dos seus níveis de colesterol. Brócolis cru ainda tem a habilidade de baixar o colesterol, mas não tanto.
  3. O brócolis tem um impacto forte e positivo no sistema de desintoxicação do corpo, e pesquisadores recentemente identificaram uma das principais razões para esse benefício. Glucorafanina, gluconasturtina e glucobrassicina são três fitonutrientes glucosinolatos encontrados em uma combinação especial no brócolis. Esse trio dinâmico é capaz de suportar todos os passos no processo de desintoxicação do corpo, incluindo ativação, neutralização e eliminação de contaminantes. Isotiocianatos são as moléculas que regulam a desintoxicação dos glucosinolatos do brócolis, e elas ajudam a controlar o processo de desintoxicação a um nível genético.
  4. O brócolis pode ajudar a resolver nossa deficiência epidêmica de vitamina D. Quando grandes doses suplementares de vitamina D são necessárias, grandes quantidades de vitamina K e vitamina A ajudam a manter nosso metabolismo de vitamina D em equilíbrio. O brócolis tem uma combinação forte de vitamina A (na forma de betacaroteno) e vitamina K. Para pessoas com necessidade de reconstruir as reservas de vitamina D com suplementos de vitamina D, o brócolis pode ser o alimento ideal para se incluir na dieta.
  5. O brócolis é uma fonte particularmente rica em um flavonoide chamado kaempferol. Pesquisas recentes mostraram a habilidade do kaempferol de diminuir o impacto de substâncias relacionadas a alergias em nosso corpo. Essa conexão com o kaempferol ajuda a explicar os benefícios antiinflamatórios singulares do brócolis, e também deve abrir a porta para pesquisas futuras sobre os seus benefícios para uma dieta hipoalergênica.

Recomendação de Preparação

Estudos mostraram que até crianças podem gostar de brócolis, e uma forma de assegurar que elas gostem dele é cozinhar corretamente. Brócolis cozido demais fica macio e mole, uma indicação de que ele perdeu nutrientes e sabor. Comece cortando os floretes do brócolis e deixe descansar vários minutos antes de cozinhar para aumentar seus benefícios. Cozinhe por 5 minutos.

Você deve incluir o brócolis como um dos vegetais crucíferos que você come regularmente se você quer receber os benefícios fantásticos oferecidos por essa família de vegetais. No mínimo, inclua vegetais crucíferos como parte da sua dieta 2 ou 3 vezes por semana, com uma porção de pelo menos 1 1/2 xícara. Melhor ainda para a saúde, coma brócolis e outros vegetais do grupo dos crucíferos 4 a 5 vezes por semana, com porções de 2 xícaras.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já pensou alguma vez que brócolis engorda? O que te levou a pensar isso? Com qual frequência você o consome? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário