Grávida Pode Usar Nebacetin?

atualizado em

A dúvida se grávida pode usar nebacetin vem do fato de que muita coisa muda quando uma mulher fica grávida, já que além de cuidar de si mesma, ela precisa passar a cuidar do bebê que se desenvolve em seu ventre. Essas mudanças que ela tem pela frente incluem deixar de lado alguns remédios que costumava usar, já que parte deles pode fazer mal para a gestação.

Para as futuras mamães que sofrem com o nariz congestionado, também vai ser de grande valia aprender se a grávida pode usar remédio para desentupir o nariz.

Sobre Nebacetin

Nebacetin é um medicamento na forma de pomada, de uso tópico, adulto e pediátrico que pode ser indicado para o tratamento de infecções na pele e/ou nas mucosas, provocadas por diferentes bactérias. Por exemplo, a pomada pode ser prescrita para o uso nos casos de furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas queimaduras de pele.

O remédio também pode ser utilizado para a prevenção de infecções de pele e/ou de mucosas após ferimentos, cortes e queimaduras pequenas.

E então, será que uma mulher grávida pode usar Nebacetin?

Para sabermos se uma grávida pode usar Nebacetin, a gente resolveu consultar o que a bula do medicamento diz a respeito do assunto. Pois bem, segundo o documento, a pomada não pode ser utilizada durante a gestação ou a amamentação.

  Continua Depois da Publicidade  

Pelo menos não sem a supervisão médica. Isso é importante de ser frisado uma vez que Nebacetin é um medicamento isento da obrigação da apresentação da prescrição médica no ato da compra.

A bula do medicamento também alerta que quem faz uso do medicamento deve avisar o médico imediatamente quando houver a suspeita de uma gestação.

Ao responder a dúvida de uma internauta, o médico clínico geral Luis Felipe Falavigna também deu esclarecimentos sobre o uso da pomada durante a gravidez: “O uso de Nebacetin é considerado como classe C, ou seja, há mais riscos em sua utilização do que benefícios na maioria dos casos na gestação e lactação (amamentação). Portanto, a não ser que tenha sido receitado por orientação médica, sugiro que você cesse o seu uso”, aconselhou.

Portanto, para a grávida que apresentar algum problema na pele ou mucosas que for passível de ser tratado com Nebacetin, o ideal é procurar o médico para encontrar uma forma segura para a sua gestação e eficiente para lidar com o problema em questão.

  Continua Depois da Publicidade  

Outras contraindicações e cuidados com Nebacetin

São pontos que a gente precisa abordar quando queremos saber se uma mulher grávida pode usar Nebacetin porque além de estar gestante, a futura mamãr pode se enquadrar em um dos outros grupos para os quais o medicamento é contraindicado ou exige cuidados especiais.

Pois bem, a pomada é contraindicada para os seguintes casos:

  • Alergia à neomicina, aos antibióticos aminoglicosídeos e outros componentes da fórmula do medicamento;
  • Perda da função dos rins (insuficiência renal grave);
  • Histórico ou ocorrência atual de problemas de audição ou de equilíbrio (sistema labiríntico);
  • Bebês prematuros;
  • Recém-nascidos.

Por sua vez, as seguintes situações exigem uma avaliação médica antes da decisão de começar o tratamento com o medicamento:

  • Doenças neuromusculares, como por exemplo, miastenia grave, e utilizar medicamentos relaxantes musculares;
  • Uso prévio ou atual de antibióticos aminoglicosídeos (por exemplo, a canamicina e/ou a estreptomicina);
  • Problemas nos rins ou uso de remédios que podem alterar as funções dos rins e a audição – é que ao aplicar Nebacetin em grandes feridas na pele, pode haver uma maior absorção do medicamento para o sangue e, nos casos em que essa absorção é muito grande, podem ocorrer problemas nos rins ou de audição, especialmente quando o paciente já tem problemas na função dos rins ou usa outros medicamentos que podem alterar a função dos rins ou a audição.

Além disso, antes de iniciar o uso de Nebacetin, o médico precisa ser informado a respeito dos outros medicamentos, suplementos e plantas já utilizados para verificar se não pode fazer mal utilizar a pomada ao mesmo tempo em que a substância em questão.

Caso receba a autorização do médico para utilizar a pomada, a gestante deverá seguir direitinho as instruções do especialista em relação à dosagem, frequência de uso, duração máxima do tratamento e demais recomendações que o profissional passar acerca dos cuidados necessários para a utilização do remédio.

  Continua Depois da Publicidade  

Os efeitos colaterais de Nebacetin

De acordo com informações da bula de Nebacetin, o medicamento pode provocar os seguintes efeitos colaterais:

  • Reações alérgicas locais, limitadas ao local de aplicação em cerca de 1,5% dos pacientes;
  • Coceira, vermelhidão corporal e/ou facial (rash) e inchaço;
  • Alteração da função dos rins, da audição e/ou do equilíbrio (sistema labiríntico), quando o remédio é utilizado em quantidades muito elevadas ou quando há um excesso na absorção da neomicina (uma das substâncias de Nebacetin) para o sangue;
  • Perda auditiva.
  • Paralisias parciais dos músculos, sensação de formigamento e dores musculares.

Caso mesmo com a restrição descrita pela bula, a grávida resolva usar o medicamento por conta própria ou seja liberada pelo médico para passar a pomada e experimente qualquer uma das reações adversas mencionadas acima ou qualquer outro tipo de sintoma, ela deverá procurar o médico imediatamente, mesmo que não imagine se tratar de um problema tão grave assim.

Isso é fundamental para verificar a real seriedade do efeito colateral em questão, conferir se está tudo certo com o feto e receber o tratamento que for necessário.

Além de saber se a grávida pode usar Nebacetin

É fundamental que a futura mamãe conte com o acompanhamento médico individualizado a partir do momento em que descobrir que está esperando um neném, para saber direitinho tudo o que pode e não pode fazer ao longo da gestação. Isso envolve conhecer a dieta adequada para gestação, assim como todos os medicamentos proibidos ao longo do período, por exemplo.

Fontes e Referências Adicionais:

  Continua Depois da Publicidade  

Você já se perguntou se grávida pode usar nebacetin? Conhece alguém que já passou por isso? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário