Guiné (planta) – Para que serve, propriedades e efeitos adversos

Especialista da área:
atualizado em 20/09/2021

As propriedades terapêuticas mais importantes da planta guiné são a sua ação anti-inflamatória e analgésica.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela é encontrada no Brasil, principalmente no nordeste e na região amazônica. Tradicionalmente, a planta é usada para melhorar a imunidade, combater infecções e tratar a dor. Porém, ela é tóxica e pode causar efeitos adversos indesejados e perigosos para a saúde.

Além disso existe uma mística que envolve a utilização da planta, onde acredita-se que ela protege o ambiente e as pessoas contra as más energias, emanando boas vibrações. 

Então, saiba mais sobre os usos dessa planta e confira os cuidados que você deve ter ao utilizá-la.

Para que serve a guiné

planta medicinal

A guiné (Petiveria alliacea), conhecida também por outros nomes como amansa-senhor e rabo de gambá, é uma planta medicinal abundante em climas tropicais.

As folhas e raízes do arbusto tem um odor bem forte e característico por causa da presença de compostos de enxofre. Por conta disso, antigamente as pessoas queimavam as folhas de guiné para afastar mosquitos e outros insetos. 

De acordo com uma pesquisa publicada em 2008 na revista BMC Complementary and Alternative Medicine, os compostos como os flavonoides, lipídios, cumarina, triterpenos e compostos de enxofre são os responsáveis pelas propriedades terapêuticas da planta guiné, como o seu efeito antioxidante, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns estudos preliminares indicam que a guiné diminui a inflamação, alivia a dor, melhora a função cerebral e pode inclusive prevenir o câncer. Outros benefícios que também vêm sendo estudados incluem as propriedades antimicrobianas da guiné e a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico e reduzir a ansiedade. No entanto, ainda não é possível comprovar esses benefícios.

Os usos tradicionais não comprovados pela ciência envolvem o alívio de sintomas como a dor de cabeça, a dor nos olhos, a dor de dente e a dor de garganta. Também há relatos de que a guiné pode ser útil para ajudar no tratamento do reumatismo e de infecções.

Como usar e efeitos adversos

chá de guiné

A guiné pode ser encontrada em algumas lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação na forma de cápsula, pó, extrato e folhas secas. Na maioria dos rótulos desses produtos, é recomendada uma dose diária que varia de 400 a 1.250 miligramas. Porém, nenhum estudo em humanos foi feito para saber se estas dosagens são seguras.

Também é possível preparar um chá com as folhas secas de guiné. Para isso, ferva um punhado de folhas em uma xícara de chá de água e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber o chá. Além disso, algumas pessoas também gostam de inalar o vapor da guiné em água fervente.

Por outro lado, outras preferem tomar um banho preparado com a infusão de 7 folhas de guiné para cada litro de água devido à crença de que a planta é capaz de afastar as energias negativas do ambiente, trazendo sorte, prosperidade, superação de problemas e afastando maus-olhados. 

Segundo dados divulgados em 2016 na revista Journal of Ethnopharmacology, o uso prolongado da planta guiné em altas doses pode causar efeitos colaterais como confusão mental, tremores, problemas de coordenação e convulsões. Efeitos adversos adicionais podem incluir:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Insônia;
  • Alucinações;
  • Apatia;
  • Alterações no sistema nervoso central.

Por causa desses possíveis efeitos adversos e devido à escassez de estudos sobre a segurança da guiné na forma de suplemento, mulheres grávidas não devem usar a erva.

Não se esqueça que a guiné é uma planta tóxica quando consumida em grandes quantidades. Ainda que você escolha consumir o chá de guiné, que contém uma concentração menor da planta em relação aos suplementos, é importante consultar um médico ou fitoterapeuta antes de incluí-lo na sua rotina.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia as propriedades terapêuticas da planta guiné? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário