4 Nutrientes para Melhorar seu Sistema Imunológico

Especialista:
atualizado em 01/04/2020

Geralmente, a época do ano com maior índice de resfriados e pessoas doentes é o inverno. Acaba sendo normal a imunidade cair um pouco com o frio e as variações de temperatura, mas existem outros fatores que podem influenciar na queda da imunidade.

Gripes e problemas respiratórios florescem nessa época do ano, mas em 2020 temos ainda mais um inimigo para nosso sistema imunológico combater: a pandemia do novo coronavírus.

Deixando um rastro de morte e milhares de infectados mundo afora, essa nova mutação do coronavírus é motivo de crise de saúde por onde passa.

Seja em estações frias, períodos estressantes ou tempos de COVID-19, dar uma força para seu sistema imunológico nunca é demais. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar, mas antes vamos aprender um pouco mais sobre o sistema imunológico.

Sistema Imunológico

O que faz o seu sistema imunológico? Ele é sua camada de proteção contra corpos estranhos e danosos a sua saúde. Ele é composto de uma rede de células, tecidos e órgãos que protegem seu corpo de invasores externos como vírus, bactérias e outros corpos que podem te fazer mal.

Quando ele está enfraquecido, ou seja, quando está com a imunidade baixa, você pode desenvolver doenças, infecções ou alergias.

Como melhorar seu sistema imunológico

Há vários jeitos de se ajudar no combate a agentes externos, melhorando sua alimentação, sua qualidade de sono e de vida de modo geral. Porém, quando isso não é possível, há algumas outras dicas que podemos utilizar para nos ajudar.

1. Vitamina C

O nutriente mais conhecido de prevenção de doenças e resfriados, a vitamina C, segue sendo muito lembrado. Seja em cápsulas, efervescentes, suplementos, sucos ou frutas ricas em vitamina C, há diversos modos de incluí-la na dieta.

Existem até estudos feitos com corredores profissionais, que vivem sob muito estresse, de que uma simples dose de vitamina C a mais por dia diminuiu em 50% a probabilidade de contrair um resfriado.

2. Probióticos

Esse método talvez surpreenda algumas pessoas, mas os probióticos podem sim ajudar a sua imunidade. Probióticos são bactérias já encontradas na sua flora intestinal que ajudam na digestão dos alimentos.

Exatamente por atuarem em nosso trato intestinal é que essas bactérias boas ajudam nosso sistema imune, já que ele concentra a maioria de suas células atuantes em nosso intestino.

Existem vários tipos de probióticos, cada um contendo diferentes combinações de bactérias, como os Lactobacillus e a Bifidobacteria, que podem ajudar a diminuir alergias, por exemplo.

3. Alho

O tempero favorito para quem gosta de cheiro quando cozinha é também aliado da nossa saúde. Existem diversos testes que comprovam que os benefícios do alho por suas propriedades antivirais e anti-inflamatórias que acabam por estimular nosso sistema imune.

O componente responsável por esses benefícios é a alicina, que o alho solta após ser cortado. Para aproveitar o máximo desse composto, corte seu alho e espere por mais ou menos 15 minutos antes de consumir.

4. Zinco

Esse mineral essencial para nosso organismo é também responsável pelo bom funcionamento do nosso sistema de defesa. O zinco é um forte estimulante do sistema imunológico, tanto que pode ser usado na prevenção assim como no tratamento de sintomas da gripe.

Um estudo realizado em 2016 mostra que pacientes sofrendo de sintomas da gripe, após tomar suplemento de zinco por três dias, viram os sintomas desaparecerem.  

Atenção

Listamos aqui algumas formas e nutrientes para estimular seu sistema imunológico, porém, se estiver com sintomas de gripe ou de outros tipos de doença, procure um médico para ter o diagnóstico apropriado.

Você já sabia como dar um up no seu sistema imunológico? Pretende experimentar alguma dessas dicas? Comente abaixo!

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