9 hidratantes caseiros para o rosto

Especialista da área:
atualizado em 20/06/2022

Os hidratantes caseiros preparados com ingredientes naturais são uma excelente opção para os cuidados com a pele, pois carregam muitas vitaminas, antioxidantes, gorduras e proteínas naturais, que atuam na limpeza, nutrição, regeneração celular e hidratação da pele. 

Você pode fazer essas máscaras hidratantes caseiras uma vez por semana, após a lavagem do rosto com sabonete neutro e água fria. 

  Continua Depois da Publicidade  

Para manter a saúde da pele, não esqueça de usar diariamente o filtro solar, de modo que a ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante das máscaras tenha efeito prolongado em sua pele. 

Veja algumas opções de hidratantes caseiros para cada tipo de pele. 

Hidratantes caseiros para peles secas

Abacate e mel
A babosa, o abacate e o mel fazem parte de hidratantes caseiros para pessoas com pele seca

Os hidratantes caseiros que restauram a barreira natural em pessoas com pele seca são:

Abacate e mel 

O abacate é uma fruta rica em gorduras que, ao penetrar na pele, hidrata as camadas mais profundas. 

Também é uma boa fonte de vitamina A, ou retinol, que exerce uma função protetora na pele, estimulando a renovação de suas células e a produção de colágeno. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além da vitamina A, a fruta é rica em vitamina C e E, que são antioxidantes e, por isso, ajudam no combate aos radicais livres, que causam o envelhecimento da pele. 

O mel tem um grande valor medicinal, por causa de suas propriedades cicatrizantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, que são bastante úteis no combate à acne. 

Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • 1 colher de sopa de mel

Como usar

Amasse o abacate e misture com o mel, formando um creme. Passe esse creme no rosto e deixe agir por 30 minutos. Passado esse tempo, lave o rosto com água fria e deixe secar naturalmente ou utilize uma toalha macia, dando leves batidinhas no rosto. 

Iogurte, mel e ovo

O iogurte natural apresenta propriedades hidratantes e calmantes, no caso de peles irritadas. Ele diminui a abertura dos poros e ajuda a remover as impurezas da superfície da pele. Essas propriedades provêm do ácido láctico, presente neste laticínio.

  Continua Depois da Publicidade  

Para obter melhores resultados, faça a hidratação com o iogurte gelado, pois a baixa temperatura ajuda a fechar os poros e a desinchar as olheiras.  

O ovo já é bem conhecido por ser rico em proteínas e essa propriedade também pode ser usada no cuidado com a pele. A clara de ovo é rica em albumina, uma proteína que estimula a produção de colágeno, dando firmeza e elasticidade à pele. Ela também é fonte de vitaminas A e E, muito benéficas para a renovação celular e para prevenir o envelhecimento. 

Ingredientes

  • 1 clara de ovo
  • 2 colheres de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de mel

Como usar 

Misture os ingredientes e passe no rosto, deixando agir por 15 minutos. Retire a máscara com água fria e deixe a pele secar naturalmente ou use uma toalha macia. 

Banana, mel e babosa

A banana é outra fruta rica em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres prevenindo, assim, os sinais do envelhecimento na pele. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a fruta é rica em vitaminas muito benéficas para a pele, que são a vitamina A (retinol), C e E. Juntas, elas estimulam a renovação celular e a produção de novas fibras de colágeno, ajudando a diminuir as manchas de acne na pele. Veja os benefícios da vitamina E para a pele

A fruta também conta com a vitamina B6 e potássio, essenciais no tratamento da pele seca. 

A babosa é uma antiga conhecida do meio estético, pelos seus benefícios à saúde dos cabelos e da pele. A babosa hidrata profundamente a pele e proporciona um efeito calmante, aliviando a irritação causada pelos raios solares, poluição e cosméticos. 

Ela também estimula a produção de colágeno, ajudando a aliviar rugas e marcas de expressão no rosto. 

Ingredientes

  • 2 bananas
  • 200 gramas de babosa
  • 1 colher de sopa de mel

Como usar

Amasse a banana e acrescente somente o gel da babosa, retirando toda a casca. Misture os dois ingredientes e finalize adicionando o mel. Passe a máscara no rosto e deixe agir por 10 minutos. Depois é só lavar o rosto com água fria e um sabonete neutro. 

Hidratantes caseiros para peles mistas

Iogurte com aveia
Iogurte e aveia são ingredientes que podem contribuir para a beleza da pele

Os hidratantes caseiros que controlam a oleosidade da zona T (testa, nariz e queixo) e hidratam o restante do rosto mais ressecado são: 

Iogurte e aveia

A aveia é outro ingrediente que estimula a produção de colágeno e elastina, contribuindo para deixar a sua pele mais firme. A aveia promove a formação de uma camada protetora, que evita o ressecamento da pele, mantendo a sua hidratação. 

As substâncias ativas da aveia são o ácido salicílico, pantotênico (vitamina B5) e vitaminas B1 e B12. Além disso, apesar de não parecer, a aveia é rica em lipídios (gorduras), que atuam na formação dessa barreira que impede o ressecamento da pele, deixando-a mais macia e hidratada.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de iogurte
  • 1 colher de sopa de aveia

Como usar

Misture os ingredientes, de preferência com o iogurte gelado. A temperatura baixa potencializa o efeito de fechamento dos poros e reduz o inchaço das olheiras, além de promover um efeito refrescante. Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria.

Iogurte, morango e mel

O morango é uma fruta que possui muitas propriedades benéficas para a pele. Ele é rico em antioxidantes e vitaminas A, C, B1 e B2. Além disso, possui ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir as olheiras e a vermelhidão da pele. 

Também contém ácido salicílico, que ajuda na remoção das células mortas e na diminuição das manchas na pele

Ingredientes

  • 3 morangos grandes
  • 1 colher de sopa de iogurte
  • 1 colher de sopa de mel

Como usar

Amasse os morangos e junte ao iogurte e ao mel. Aplique a máscara, fazendo movimentos circulares, pois o morango também serve como um esfoliante natural para a pele. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria. 

Mel e aveia

A combinação do mel com a aveia é excelente para tratar feridas na pele, causadas por acnes ou outras lesões, pois o mel estimula a cicatrização e combate as bactérias presentes na pele. 

A aveia, por sua vez, estimula a renovação celular, necessária para reparar os danos sofridos pela pele, além de formar uma barreira protetora contra o ressecamento. 

A aveia com o mel forma uma pasta esfoliante para o rosto, deixando a pele mais macia e limpa. 

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de aveia
  • 1 colher de sopa de mel

Como usar

Você pode fazer a pasta utilizando essa proporção de 2 colheres de sopa de aveia para 1 de mel. Mas, se quiser que a esfoliação seja menos abrasiva, você pode adicionar mais mel.

Daí é só aplicar a pasta, fazendo movimentos circulares e deixar agir por 20 minutos. Passado esse tempo, enxague o rosto com água fria. 

Hidratantes caseiros para peles oleosas

Pepino
Por ser muito rico em água e vitaminas, o pepino ajuda a hidratar o rosto

Para controlar a oleosidade da pele oleosa, sem deixar a hidratação de lado, você pode aplicar os seguintes hidratantes caseiros:

Pepino e hortelã

O pepino é um fruto cuja composição é 97% água, e é rico em vitaminas A, C e E. Estas vitaminas possuem atividade antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam a reparar os danos na pele causados pela ação de radicais livres, trazendo hidratação e vitalidade para o rosto.

A ação anti-inflamatória do pepino é bastante utilizada para a redução das bolsas que se formam embaixo dos olhos, devido ao cansaço, e das olheiras. Por isso, a cena de pessoas com rodelas de pepino nos olhos é tão comum na televisão. 

O pepino também possui propriedade adstringente, ajudando a reduzir a oleosidade da pele. A hortelã traz a sensação de frescor à pele e ajuda na remoção das células mortas.

Ingredientes

  • Meio pepino com casca
  • 4 folhas de hortelã
  • Meio copo de água

Como usar 

Bata os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos, até formar uma pasta. Aplique no rosto, deixe agir por 15 minutos e depois lave com água fria. 

Chá verde, cenoura, iogurte e mel

O chá verde tem sido cada vez mais adicionado aos produtos de beleza, por causa de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir as rugas e linhas de expressão. O chá verde também ajuda no tratamento da acne, reduzindo a vermelhidão e o inchaço no rosto. 

A cenoura contém muitas vitaminas com ação antioxidante, mas se destaca por conter um alto teor de vitamina A e betacaroteno, que são essenciais para manter a pele e as mucosas saudáveis. 

Ela também é fonte de licopeno, um nutriente antioxidante que ajuda a controlar a oleosidade da pele. 

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de chá verde
  • 50 gramas de cenoura ralada
  • 1 pote de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de mel

Como usar

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até formar uma pasta. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, lave o rosto com água fria. 

Argila verde e iogurte

A argila verde é uma substância bastante útil para o tratar da acne e controle da oleosidade da pele, pois é rica em silício e zinco. Ela também tem ação desintoxicante e anti-inflamatória, ajudando na limpeza profunda da pele. 

O ácido láctico presente no iogurte potencializa a ação anti-inflamatória da argila verde, contribuindo para a diminuição do tamanho dos poros, o que melhora o aspecto da pele. 

Ingredientes

  • 1 colher de chá de argila verde
  • 1 colher de chá de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de água gelada

Como usar

Misture os ingredientes, para formar uma pasta consistente. Aplique-a no rosto, deixando agir por 15 minutos. Depois, é só lavar com água fria. 

Fontes e referências adicionais

Você gosta de usar hidratantes caseiros no seu rosto? Qual ou quais opções de hidratantes caseiros você mais gostou e pretende testar? Conhece alguma outra receita? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário