Licopeno – O que é, para que serve, benefícios e fontes

Especialista da área:
atualizado em 24/01/2021

O licopeno é um carotenoide, um pigmento naturalmente vermelho que dá cor ao tomate e a outros frutos e vegetais vermelhos, amarelos e alaranjados, como o tomate, melancia, goiaba, mamão, uva, goji bery e cenoura, dentre outros.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele possui um efeito antioxidante potente, e ajuda a proteger o corpo de uma série de problemas de saúde, como o câncer e as doenças cardiovasculares.

Além disso, seus efeitos anti-inflamatórios contribuem para a prevenção e doenças inflamatórias e autoimunes.

Tomate: a principal fonte natural de licopeno

patê de tomate
O licopeno é melhor aproveitado pelo organismo através de molhos de tomate, ketchup e outros derivados do tomate

O tomate e seus derivados são particularmente ricos em licopeno. Além disso, o cozimento dos tomates para fabricação de suco, polpa ou ketchup, por exemplo, transforma a estrutura química do licopeno em uma forma que é mais fácil de ser absorvida pelo nosso corpo.

Isso significa que o organismo aproveita melhor o licopeno encontrado nos derivados de tomate ou em suplementos, do que o licopeno ingerido diretamente de alimentos in natura.

Benefícios do licopeno

O uso do licopeno, seja através da alimentação ou de suplementos, traz diversos benefícios para a saúde, ajudando a prevenir e a tratar uma série de doenças, como veremos a seguir.

1. Doenças oculares

Os olhos são órgãos muito sensíveis à ação dos radicais livres, e por isso apresentam uma maior probabilidade de desenvolvimento de doenças degenerativas com o passar dos anos.

  Continua Depois da Publicidade  

As mais comuns são a catarata e a degeneração macular, e elas podem ser, pelo menos em parte, prevenidas com o uso regular de antioxidantes, como os carotenoides.

2. Danos causados pela radiação solar

A exposição ao sol é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pele, e a única forma de preveni-lo é a proteção contra seus danos, como o uso de protetores solares e a exposição em horários de menor incidência de raios UV.

Os melhores horários para se expor ao sol sem risco é até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde, ou 11 e 17 horas em regiões com horário de Verão.

Mas, estudos preliminares já mostram que o consumo regular de licopeno pode ajudar a corrigir os danos causados pelo sol à pele, como foi demonstrado em um artigo publicado no periódico Oxidative medicine and cellular longevity.

Assim, o licopeno pode vir a se tornar um aliado na luta contra o câncer de pele, embora ainda seja necessária a realização de mais estudos.

O licopeno é especialmente importante para a saúde da próstata

3. Doenças cardiovasculares

O licopeno, assim como outros antioxidantes, contribui para a prevenção da aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares.

4. Câncer

De forma geral, todos os antioxidantes ajudam a prevenir o câncer, uma vez que protegem o DNA das células dos danos causados pelos radicais livres.

Mas esse efeito parece ser mais intenso quando falamos de câncer de próstata, uma vez que o licopeno contribui para sua prevenção mais do que outros antioxidantes, como demonstrado em uma revisão publicada no periódico Medicine.

Qual a dose ideal de licopeno?

Não existe ainda uma dose ideal definida de licopeno. Por isso, os especialistas aconselham a inclusão de alimentos ricos neste nutriente na dieta, de forma que a ingestão seja diária.

Mas, com o desenvolvimento de suplementos de licopeno, e sua disponibilização no mercado, alguns casos de uso exagerado já foram relatados

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, mesmo com a falta de valores ideais de dosagem, o uso de suplementos contendo até 120 mg de licopeno se mostrou seguro para a maior parte das pessoas.

Como comprar e possíveis efeitos colaterais

O licopeno é vendido como um suplemento em formulações mistas com outras substâncias ou puro, e é normalmente encontrado na forma de cápsulas de gel.

Atualmente não há efeitos colaterais relatados nem pela ingestão de alimentos ricos em licopeno, nem causados por suplementos, quando seguida a dosagem.

Dicas e cuidados

  • Embora o uso de derivados do tomate, como sucos e ketchup, seja melhor para a absorção de licopeno, é preciso prestar atenção na quantidade de sódio, açúcar e conservantes presentes nesses alimentos;
  • O uso de suplementos de licopeno não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Mas não existem restrições quanto ao consumo de alimentos ricos neste nutriente;
  • O consumo de fontes naturais de licopeno, assim como de outros antioxidantes, é sempre preferível, embora existam benefícios com o uso de suplementos.
Fontes e referências adicionais

Você costuma ingerir alimentos que contenham boa quantidade de licopeno? Qual deles você está mais acostumado a ter em sua dieta? Você gosta da sopa ou do suco de tomate? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média 4,04)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

15 comentários em “Licopeno – O que é, para que serve, benefícios e fontes”

  1. eu prefiro fazer o molho de tomate e colocar uma colher de azeite extra virgem e 600 mg de maca peruana todos os dias é o meu café da manhã

    Responder
  2. O professor Wilson disse na saúde do homem que tomando um copo de suco de tomate todos os dias melhora a potencia sexual devido o licopeno é real ?

    Responder
    • Muito bom saber sobre o licopeno e conhecer os alimentos que os possuiem. Obrigada, vou passar a consimir mais tomates cozidos nos molhos.

      Responder
  3. Qual é a dosagem para manipular o licopeno?.
    Pode manipular com selênio, vitamina C e vitamina E .

    Responder
    • Olá!
      Gostaria de saber se posso manipular licopeno com vitamina C. E qual a dosagem?

      Muito obrigado

      Responder
      • Oi! Tenho 48 anos de idade e 58 kilos. Qual a dosagem diária devo tomar nos alimentos para adquirir licopeno, vitamina C e E? Obgd…

        Responder
  4. Bom dia,

    Como treino todos os dias gostaria de indicação uma vitamina de lucopeno que fosse eficaz como oxidante.

    Obrigada,

    Roberta Hammerat

    Responder
  5. Eu tomo diariamente 1 copo de suco do tomatinho vermelho
    250 gramas de tomatinho cozinho até quase soltar a pele e ao esfriar bato no liquidificador acrescento uma colher de óleo extra virgem galo e tomo…

    Responder
  6. O licopeno é melhor absolvido quando estiver dissolvido em óleos comestíveis; como os que estão em capsulas gelatinosas produzidas laboratórios farmacêuticos. também em molhos de tomate cosidos com bastante óleos comestíveis.

    Responder