Hipercalórico Engorda? Dicas e Cuidados

Especialista:
atualizado em 19/09/2018

Shakes de ganho de peso, chamados de hipercalóricos, são populares nas comunidades de fisiculturismo e levantamento de peso. Eles são uma forma conveniente e eficaz de consumir mais calorias e proteína se você quer criar músculos e ganhar peso. Entretanto, quando em excesso, ou como parte de uma dieta desequilibrada e rica em calorias, beber hipercalórico engorda aumentando as reservas de gordura, o que certamente não é o seu desejo.

Hipercalóricos

Diferente dos shakes de proteína normais, que contêm quase que apenas proteína, shakes de ganho de peso contêm uma combinação de proteína, carboidratos e gorduras, que dá a eles uma quantidade maior de calorias. A ideia por trás do consumo de hipercalóricos é aumentar sua ingestão diária de calorias, dando ao seu corpo mais energia para criar músculos.

As proteínas ajudam com o crescimento muscular, os carboidratos oferecem energia e as gorduras oferecem ácido graxos essenciais. Enquanto os ingredientes diferem dependendo da marca, a proteína geralmente vem de soro de leite ou pó de caseína, os carboidratos de um tipo de açúcar como dextrose, maltodextrina ou waxy maize, e as gorduras de óleos poli-insaturados. Adoçantes e espessantes são adicionados para sabor e consistência.

Calorias

Nenhum alimento consumido sozinho pode te fazer engordar, já que se você ganha peso ou não depende da sua dieta completa. Para engordar, você deve consumir mais calorias do que queima. Adultos entre 19 e 50 anos devem comer entre 1800 e 2400 calorias (mulheres) e 2000 a 3000 calorias (homens) por dia, dependendo do nível de atividade. Assim, se você comer mais do que a quantidade recomendada, você irá engordar. Já que alguns podem conter 600 calorias por porção, beber um hipercalórico engorda quando em conjunto com sua dieta norma, pois o excesso de calorias se manifestará em seu corpo como gordura.

A primeira coisa a avaliar quando você olha para os diferentes hipercalóricos é a composição calórica total. Esses produtos podem ser muito diferentes em termos de quantidade total de calorias, então dar uma boa olhada nesse aspecto é crítico para suas metas. Se você escolher um dos produtos extremos (1000 calorias ou mais), você pode começar a ganhar excesso de gordura. Sempre lembre que o corpo só pode lidar com um número de calorias por vez, então quando você come de maneira extrema, você vai pagar o preço – e calorias líquidas contam.

Geralmente a melhor opção é escolher um nível moderado de calorias para o seu shake; alguma coisa entre 300 a 600 calorias por porção. Isso funciona bem se você luta para alcançar sua quantidade necessária de calorias diariamente. Para muitos homens já musculosos, isso se prova um problema. Mas poucos precisam tomar milhares de calorias extra.

Açúcar

Para economizar nos custos e aumentar as calorias, alguns hipercalóricos são feitos com açúcares e usam fontes de carboidratos de má qualidade. Esse tipo de hipercalórico engorda indevidamente por causa ao açúcar. Quando você consome qualquer tipo de alimento, seu corpo libera um hormônio chamado insulina para carregar os nutrientes pelo seu corpo, mas a liberação de insulina é muito maior com carboidratos, particularmente os açucarados como os dos shakes de ganho de peso.

De acordo com a Clínica Mayo, níveis altos de insulina resultam em níveis mais altos de glicose no sangue, e excesso de glicose no sangue é armazenada como gordura. Então, podemos dizer que o hipercalórico engorda quando for composto por muito açúcar, particularmente se você está comendo mais que sua necessidade calórica.

Hipercalóricos Como Parte da Sua Dieta

Shakes de ganho de peso sozinhos não te farão ganhar gordura, mas se eles não estão em equilíbrio com o restante da sua dieta, você pode ter problemas. Para encaixar um hipercalórico no seu cardápio, descubra quantas calorias você está consumindo com alimentos, e então veja se você tem o bastante sobrando para um shake também. Se perda de peso é sua meta, você pode querer deixar de lado o shake de ganho de peso e ficar com shakes de proteína normais que não contêm grandes quantidades de carboidratos e gorduras.

De maneira alternativa, você pode fazer seu próprio shake contendo proteína em pó, leite, fruta e gorduras saudáveis de manteigas de castanhas, azeite de oliva ou óleo de coco. Assim, você pode controlar a quantidade de calorias e a qualidade dos ingredientes.

Horário do Hipercalórico

Entender o horário correto para seu hipercalórico também é vital. Se você vai escolher um shake que tem uma grande quantidade de gordura (digamos, 5 gramas), você não deve tomá-lo imediatamente após os exercícios. Esse tipo de hipercalórico engorda se tomado durante esse ponto, pois a gordura deve ser evitada para que a digestão não desacelere. Esses shakes devem ser tomados mais tarde entre suas refeições para calorias extra.

Algumas pessoas também temem ter uma grande refeição antes de dormir, mas se você está se esforçando para criar massa muscular devido a uma falta de ingestão de calorias, um shake à noite pode ser uma boa solução se você está muito cheio para comer. Nesse caso, escolha um hipercalórico que tenha um nível moderado de carboidratos (mais rico em gorduras saudáveis), já que isso irá evitar que os níveis de açúcar no sangue caiam durante a noite fazendo com que você acorde.

Considerando Hipercalóricos Caseiros

Você também pode pensar em fazer seu próprio hipercalórico. Essa é uma boa opção já que irá te dar controle total sobre o sabor, conteúdo calórico e tipos de carboidratos e gorduras que entram, como foi citado mais acima. Você pode criar um hipercalórico facilmente ao combinar ingredientes como proteína em pó, dextrose ou maltodextrina, aveia, óleo de coco, manteiga de amendoim, queijo cottage, frutas congeladas, iogurte, etc. Pense nisso como um shake caseiro com calorias extra.

Se você está a procura de um auxiliar de ganho de peso seco, misture proteína em pó de baunilha, um pouco de maltodextrina e coco seco para gordura (você pode ralar para que ele fique mais fino). Isso pode ser facilmente combinado com água ou leite para um shake rápido, quando você não tem um liquidificador.

Ao se certificar que você escolheu seu hipercalórico sabiamente, você sabe que ele irá trabalhar bem para seu corpo. Não vá sempre pelo que você acha que é a melhor marca ou o melhor sabor, leia o perfil nutricional para checar exatamente o que você vai ingerir.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Que tipo de hipercalórico você toma ou já tomou em algum momento? Qual o seu propósito para esta suplementação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

12 comentários em “Hipercalórico Engorda? Dicas e Cuidados”

  1. Queria ganhar massa muscular,Definir,Mais não engordar com gordura…e Sim de massa magra.

    Posso tomar hipercalorico,Se sim,Qual o melhor pra mim?

  2. Tomo o hipercalórico pra fazer efeito até quantos dias? pois tenho medo de ganhar barriga, faço meus treinos todos os dias e aeróbico no final do treino.

  3. Estou na mesma situação. Gostaria de saber se voce tomou, se sim, ganhou gordura ou ganhou massa? Oque achou? Comecei a tomar mas tenho medo de engordar

  4. Não sigo muito bem uma dieta, e não qro engorda só quero definir e como todos secar o abdômen,posso tomar hipercalorico? Se sim qual melhor horário
    ?

  5. Olá, estou querendo tomar hipercalórico para ganho de massa muscular, porém não quero ganhar gordura.
    Treino de segunda a sexta, e faço aeróbico pela manhã, e depois a noite, pós treino. Sigo uma dieta regrada em proteínas… Nesse estilo de vida, é capaz de ganhar gordura fazendo uso do hipercalórico?
    Obrigado…

  6. Tomei hipercalorico 3x ao dia (manha, tarde e noite). Continuei me alimentando msm sem sentir fome. Aliado ao descanso e ao treino na academia eu ganhei 3kg em 3 semanas!

  7. ola sou muito magra e meu primo disse q se tomar hipercalorico eu consigo engordar qual poderia tomar sem preujudicar minha saude obrigada pelas dicas adorei o site.