Ir ao Cinema Pode Fazer Não Fumantes Serem Expostos a Quantidade de Compostos Equivalente a Até 10 Cigarros, Diz Estudo

Especialista:
atualizado em 11/03/2020

Os especialistas e órgãos de saúde já alertam há muito tempo sobre os riscos para a saúde de ser um fumante passivo. Fumantes passivos são aqueles que não são fumantes, mas vivem com pessoas que têm o hábito ou frequentam regularmente lugares cheios de fumantes.

Recentemente, novas leis que proíbem as pessoas de fumar em locais públicos fechados podem ter ajudado os não-fumantes a não ingerir muitas substâncias nocivas presentes nos cigarros, mas um novo estudo constata que até mesmo essas restrições podem não ser suficientes.

Antes de mais nada, veja quais são os principais benefícios de parar de fumar para a saúde e veja por que é tão importante para sua saúde, se você for um fumante.

Segundo o novo estudo citado acima, os compostos maléficos da fumaça do cigarro podem se infiltrar em salas bem ventiladas de não fumantes e até em salas de cinemas, “pegando carona” nas roupas, pele e cabelos das pessoas que fumam.

A pesquisa concentrou-se em um cinema na cidade de Mainz, na Alemanha, que tem uma proibição estrita de fumar há 15 anos – tempo suficiente para que os contaminantes sejam eliminados, diz Drew Gentner, engenheiro ambiental da Universidade de Yale e principal autor do estudo.

Para determinar a qualidade do ar no teatro, Gentner e seus colegas colocaram um espectrômetro de massa – uma máquina que mede produtos químicos – por um dos dutos de ventilação do teatro. O dispositivo monitorava o ar enquanto os usuários entravam e saíam do teatro e assistiam a vários filmes.

Ao longo de quatro dias, os pesquisadores descobriram picos acentuados de 35 produtos químicos relacionados ao cigarro, incluindo compostos tóxicos como benzeno e formaldeído, quando os membros da platéia entraram no teatro, informou a equipe.

Dada a estrita proibição de fumar do cinema, a única maneira de essas substâncias estarem entrando na sala era pelas roupas e os corpos das pessoas da plateia que haviam fumado antes de entrar na sala.

Durante o estudo, os membros da platéia foram expostos a emissões equivalentes de 1 a 10 cigarros pelo fumo passivo.

Essas descobertas sugerem que os fumantes – ou pessoas que foram expostas à fumaça – estão carregando os compostos e liberando-os à medida que evaporam. O processo, conhecido como “eliminação de gases”, é a razão pela qual os fumantes têm cheiro de cigarro.

Isso significa que um fumante passivo não está inalando os produtos químicos que estão ligados às roupas dos fumantes, mas os que estão saindo deles.

Tudo isso significa que compostos perigosos da fumaça do cigarro provavelmente colocam os não-fumantes em risco.

Os pesquisadores imaginam que a exposição ao fumo passivo seja um problema ainda maior em espaços confinados e com pouca ventilação, como vagões do metrô e pequenos cômodos nas casas das pessoas.

Se você tem medo de parar de fumar e acabar ganhando peso, siga essas dicas de como parar de fumar e não engordar. Vale lembrar que o câncer recentemente diagnosticado na apresentadora Ana Maria Braga, conhecido como adenocarcinoma, um tipo de câncer no pulmão, é muito comum em fumantes.

Fontes e Referências Adicionais:

Você imaginava que pessoas não fumantes podem inalar uma quantidade tão grande de compostos químicos? Pretende evitar salas de cinema agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário