Irritado durante o isolamento? Foque nos seus hobbies para não enlouquecer

Especialista da área:
atualizado em 18/03/2021

O isolamento social é, com certeza, um desafio para a saúde mental. Sendo assim, muitas pessoas procuram maneiras de manter a estabilidade emocional e uma rotina durante este período.

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Os especialistas, no entanto, acreditam que não basta apenas se manter ocupado. A dica é apostar nos seus hobbies para não enlouquecer.

O conselho foi corroborado por um estudo do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália.

Entenda o que diz o estudo e conheça algumas dicas para cuidar melhor da sua saúde mental durante a pandemia.

Hobbies ajudam a manter sua saúde mental no isolamento, aponta pesquisa

Uma das principais maneiras de manter a sua saúde mental durante o isolamento é fazer o que ama. Deste modo, vários estudos demonstraram o que muitas pessoas já descobriram na prática.

Por exemplo, este estudo australiano verificou a ocupação e saúde mental das pessoas durante a pandemia analisando o nível de bem-estar dos participantes antes e durante o distanciamento social.

Neste sentido, a pesquisa questionou os participantes sobre as atividades durante o isolamento, o tempo de cada uma delas e a importância deste hobby para os envolvidos.

Como resultado, a pesquisa apontou que as pessoas que adaptaram os seus hábitos de lazer para a realidade de distanciamento superaram melhor o tempo isolados em casa.

No entanto, os pesquisadores alertam que ocupações momentâneas e sem sentido podem ser até prejudiciais.

Conforme a chefe da pesquisa, Lauren Saling, aqueles que priorizaram e adaptaram os seus hobbies tiveram uma sensação de recompensa maior do que quem começou uma atividade apenas para passar o tempo durante o isolamento.

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Adapte seu hobby para o isolamento

hobbie

De acordo com Saling, é importante encontrar maneiras de adaptar seus hobbies para o contexto de isolamento social. Isso, segundo a pesquisadora, pode ser mais saudável do que iniciar uma atividade apenas para se manter ocupado.

Para ela, a ocupação distrai, mas não é necessariamente gratificante. A dica aqui é pensar em quais atividades você mais sente falta e tentar encontrar uma maneira de realizá-las.

Se você é alguém que ama sair para comer com os amigos, por exemplo, pode fazer um jantar online com eles.

Um dos pontos chaves do estudo é que ele desafiou a ideia de que basta estarmos ocupados para nos mantermos mentalmente saudáveis.

De acordo com a pesquisa, as pessoas que se mantiveram ocupadas com tarefas vazias se sentiam mais frustradas e percebiam uma piora na saúde mental. Da mesma forma, nestes casos, mesmo quando estavam felizes, sentiam-se menos realizadas.

O estudo ainda demonstrou que emoções positivas e negativas estão correlacionadas. Ou seja, os entrevistados que permaneceram ocupados durante o lockdown relataram um aumento nas emoções positivas e negativas.

Essas emoções elevadas afastaram os participantes de atividades que poderiam ajudar a melhorar a saúde mental e ter algum significado real.

Conforme o estudo, a mera ocupação irrita, o que não traz consistência e pode ser prejudicial. Por outro lado, uma atividade significativa e prazerosa acalma.

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Quando você está fazendo o que ama, faz sentido se sentir mais equilibrado, conforme avaliou Saling. Sendo assim, continuar com seus hobbies, mesmo que de maneira diferente, pode ser fundamental para a sua saúde mental.

A pesquisa publicada pelo periódico Plos One, uma das mais importantes da área da saúde. 

Dicas para cuidar da sua saúde mental durante o isolamento

Saúde mental é fundamental durante o isolamento. Portanto, vale a pena buscar formas de cuidar dela nesse período tão desafiador.

Primeiramente, é importante você ter em mente que está tudo bem não se sentir bem. Para os especialistas, é importante reconhecer e viver este momento. São tempos bem diferentes e certamente esta nova situação requer ajustes emocionais.

De acordo com a revista Lancet, os principais gatilhos que provocam danos à saúde mental das pessoas estão associados diretamente à pandemia.

Sendo assim, reconhecer estes gatilhos pode ser o primeiro passo. Eles podem ser, por exemplo, medo pelos entes queridos, frustração, tédio, falta de suprimentos adequados, excesso de informações “inúteis”, entre outros.

Além de manter o seu hobbie, você pode fazer algumas coisas para aliviar o estresse. Algumas atitudes podem ajudar a você manter sua saúde mental na pandemia:

  1. Limite sua exposição às notícias e mídias sociais;
  2. Estabeleça rotinas;
  3. Continue ativo;
  4. Cuide da sua alimentação;
  5. Procure fazer exercícios.

Além disso, é importantíssimo manter o contato com as pessoas que você ama. Mesmo virtual, este contato pode fazer maravilhas pela sua saúde mental.

Por fim, veja um vídeo da nossa nutricionista mostrando o que fazer se você estiver se sentido irritado ultimamente:

E você? Qual é o seu hobby? Como anda sua saúde mental durante a quarentena? Conte para a gente nos comentários!

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