Olhos cansados? Como cuidar da sua visão durante a pandemia

Especialista da área:
atualizado em 28/12/2020

Antes de mais nada, não há como negar. A pandemia do novo coronavírus mudou completamente nossa rotina. Uma das mudanças mais drásticas, no entanto, é o tempo que passamos dentro de casa e em frente a telas.

  Continua Depois da Publicidade  

Deste modo, a vista cansada se tornou também uma epidemia.

Entenda como lidar com esta condição, saiba bem quais são os sintomas e como amenizar este problema. Descubra ainda como o novo coronavírus afeta a sua visão.

O que significa a vista cansada

Você provavelmente já viveu uma situação em que seus olhos parecem não focar. Do mesmo modo, você pode perceber que seus olhos estão ardendo, avermelhados ou ainda lacrimejando fora do normal.

Todos estes sintomas nada mais são do que indícios de olhos cansados ou, em seu nome médico, presbiopia. Esta condição, como o próprio nome já diz, significa que você forçou demais a vista e seus olhos estão extenuados.

Ela pode ocorrer por diversos fatores. No entanto, os especialistas costumam dividir as causas da vista cansada em dois tipos:

  • quando ocorre por doenças subjacentes;
  • ou pelo esforço excessivo dos olhos.

Portanto, é importante ficar ligado! Embora pareça uma condição simples, muitas vezes ela pode ser apenas um sintoma de alguma doença mais grave.

Consulte sempre um oculista para verificar a causa da vista cansada e saiba como tratar esta condição.

Conheça alguns sintomas

Primeiramente, os sintomas da vista cansada podem aparecer de diversas maneiras. Como já vimos, normalmente os primeiros sintomas são vista embaçada, lacrimejar mais do que o normal e olhos vermelhos.

No entanto, existem ainda outros sintomas. São eles:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Dor de cabeça;
  • Dor nos olhos;
  • Ardor nos olhos (ardência ou irritação);
  • Olhos secos;
  • Visão dupla;
  • Fotofobia (aumento da sensibilidade à luz);
  • Dor no pescoço, ombros ou costas.

Para saber o tratamento, consulte um especialista. Normalmente, o oculista receita o óculos para descanso ou um colírio. E, é claro, aponta algumas atitudes que podem evitar a condição ou facilitar a vida de quem sofre com a presbiopia.

Pandemia pode elevar casos de vista cansada: saiba como se proteger

Ficar muito tempo dentro de casa em isolamento. principalmente na frente de telas, com certeza pode forçar sua vista.

Não é surpresa, portanto, que os casos de vista cansada tenham aumentado durante a pandemia, conforme apontou uma pesquisa inglesa.

Em junho, a pesquisa do College of Optometrists, o órgão profissional do Reino Unido, descobriu que 22% das pessoas entrevistadas acreditavam que sua visão havia piorado durante o isolamento social.

De acordo com os pesquisadores, a maioria dos participantes relacionava sua vista cansada ao tempo em frente às telas de computadores, smartphones e TVs.

Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do College of Optometrists e oftalmologista em Suffolk, no entanto, acredita que este não é único fator que contribui para o aparecimento da presbiopia.

De acordo com o especialista, a luz das telas pode interferir no ritmo circadiano, ou seja, no nosso sono. Sendo assim, a dica é deixar de usá-las pelo menos 30 minutos antes de dormir.

Cuidados para evitar a vista cansada

olhos

Para aqueles que precisam ficar mais tempo em frente às telas devido ao home office, o médico também tem algumas dicas para evitar a vista cansada.

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo Hardiman-McCartney, a tela deve estar inclinada para longe de você em um ângulo de 10-20 graus com a parte superior aproximadamente no nível de seus olhos.  

Além disso, segundo o especialista, outros focos de atenção devem ser colocados perto da tela para que os olhos não precisem trocar tanto de foco.

Outros cuidados também são importantes. Por exemplo, você deve evitar o vento direto, seja do ventilador ou do ar condicionado. De acordo com os especialistas, isso pode acabar ressecando os seus olhos.

Dê um tempo a si mesmo! Uma pausa de cinco a dez minutos a cada hora de trabalho descansa sua vista e deixa você mais focado.

Não se esqueça de controlar a iluminação. Quando estiver usando o computador, celular ou tablet, evite luzes que promovam reflexos na tela. Do mesmo modo, não se esqueça de controlar o brilho destes equipamentos.

Por fim, uma das principais atitudes para evitar a vista cansada é dormir bem. Uma boa noite de sono pode restaurar sua vista e evitar o desgaste.

Cuide bem da sua visão. Neste momento de pandemia, crie estratégias para mantê-la saudável!

E você? Como anda a sua vista nesta quarentena? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Haroldo Vieira de Moraes Junior

Dr Haroldo de Moraes é Oftalmologista - CRM 380377 RJ. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981. Em seguida concluiu Mestrado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1986 e Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Pos-Doutorado no National Eye Institute do National Institutes of Health (NIH/NEI) durante 1998/1999 e Livre Docente em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2001), atualmente é Professor Titular de Oftalmologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oftalmologia clinica e cirúrgica, atuando como Coordenador de Pos-Graduacao em Oftalmologia com área de atuação em inflamação ocular (uveites, sarcoidose e toxoplasmose). Dr. Haroldo é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Para mais informações, entre em contato com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário