O que acontece com seu corpo durante os meses de isolamento

Especialista:
atualizado em 21/10/2020

O isolamento social foi a maneira encontrada por diversos países e recomendada pela OMS para controlar a pandemia do novo coronavírus. Sair de casa só quando necessário é uma ótima estratégia para evitar o contágio em massa, dentre outras formas de evitar o contágio.

No entanto, pesquisas já mostram que o isolamento que já estamos praticando há meses pode trazer algumas mudanças para a sua saúde.

As implicações da quarentena no seu corpo são diversas. Por isso, é importante que você esteja ciente destes problemas para atravessar estes meses de forma saudável. 

Portanto, entenda como o isolamento modifica pode modificar sua estrutura corporal e saiba o que fazer para melhorar esta realidade.

Como o isolamento afeta o seu corpo?

Isolamento pelo coronavírus

Depois de meses de isolamento, os efeitos desta nova rotina já começam a aparecer. Do surgimento de doenças de saúde mental a problemas físicos causados por uma vida sedentária, as mudanças corporais são inúmeras.

Sendo assim, conheça algumas delas:

1. Perda muscular

A inatividade e falta de exercícios durante a quarentena são extremamente prejudiciais para os seus músculos. Pode levar meses para construir músculos e apenas uma semana para perdê-los.

Por isso, uma saída importante é se manter ativo em casa durante a quarentena.

2. Enfraquecimento dos pulmões e do coração

Outro efeito de uma vida sedentária é o enfraquecimento dos pulmões e do coração. Se o coração e seus pulmões não são estimulados, eles enfraquecem. A melhor forma de evitar isso, então, é montando uma rotina de exercícios em casa.

3. Aumento da gordura corporal

Durante a quarentena, a falta de exercício e o aumento do consumo de comida industrializada e processada, por exemplo, podem acarretar o aumento de gordura corporal.

Além disso, há ainda o risco de exagerar nas refeições para aliviar o estresse durante o isolamento.

4. Piora da postura

Sua postura também pode ser afetada pelo isolamento social. Ficar sentado ou deitado o dia todo pode forçar algumas partes do seu corpo. Isto pode afetar as costas, pescoço, ombros e quadris, por exemplo.

5. Cérebro mais lento

Com uma vida sedentária, seu cérebro também fica mais lento. Isso porque o exercício produz certas substâncias químicas no cérebro que quebram as toxinas do sangue. Esta quebra nas toxinas impede que elas cheguem ao cérebro, onde podem matar as células cerebrais.

Seu cérebro ainda está mais vulnerável em tempos de estresse como a pandemia. O excesso de informação sobre a pandemia, bem como a falta de contato com entes queridos, pode acarretar o surgimento de transtornos mentais como a depressão e a ansiedade.

6. Problemas com o sono

Um dos reguladores do sono é a vitamina D. Esta vitamina sustenta a densidade óssea e mantém a fadiga sob controle. Ao ficar em casa, você pode não estar recebendo o suficiente desta vitamina, justamente porque sua principal fonte é a exposição ao sol.

Além disso, permanecer muito tempo dentro de casa também pode afetar seu horário biológico, ou o ritmo circadiano, ligado à regulação do sono.

Maneiras de se manter saudável durante o isolamento

Por isso tudo, é importante que você pense algumas estratégias para minimizar o impacto desta nova rotina no seu corpo.

Portanto, para se manter saudável neste período, a dica é:

  1. Organizar sua rotina;
  2. Filtrar as notícias: saiba identificar o que é fake news sobre a pandemia;
  3. Manter contato com seus amigos e parentes;
  4. Cozinhar alimentos saudáveis: por exemplo, veja quais são os piores alimentos para a pandemia;
  5. Praticar exercícios em casa.

Os efeitos do isolamento após meses de reclusão geralmente não são óbvios até que se tornem prejudiciais ou extremos. Também é possível evitar esses sintomas antes que eles se instalem por completo.

Por isso, mantenha-se saudável durante esse período e enfrente a pandemia da melhor maneira possível!

Como você está se mantendo saudável nesta quarentena? Tem sofrido com alguma destas consequências? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário