Laranja na Gravidez Faz Bem? Grávida Pode Comer Laranja Afinal?

Especialista:
atualizado em 12/06/2020

Veja se uma mulher grávida pode comer laranja ou se o consumo de laranja na gravidez fruta deve ser evitado como outros alimentos perigosos.

Qualquer pessoa que queira ter uma dieta saudável precisa consumir vegetais e frutas frescas, e no caso da mulher grávida, esses alimentos são mais importantes ainda, tanto para a saúde da futura mamãe como a do bebê.

É por isso também que é muito comum que as pessoas se questionem sobre o que devem ou não comer durante a gravidez, e embora muito já tenha sido questionado comer laranja na gravidez, está provado que elas oferecem uma grande fonte de nutrição para as gestantes.

Os benefícios da vitamina C presente em abundância nesta fruta melhoram instantaneamente o humor da mulher, enquanto que o sabor doce e levemente picante melhora o paladar.

Existem vários benefícios da laranja para a mulher e o bebê, mas para aproveitá-los, o ideal é consumir a fruta fresca ou o suco integral em vez de doces e sucos aromatizados artificialmente com o sabor de laranja.

É seguro comer laranja na gravidez?

Como você pode ver, sim, as laranjas são definitivamente um ótimo alimento para colocar em sua dieta quando estiver grávida. Comer a fruta inteira é a melhor maneira de aproveitar todos os seus benefícios.

Os sucos de laranjas encontrados no mercado embalados em caixinha não são altamente recomendados pois contêm conservantes, o que pode não ser muito bom para a gravidez.

O ideal é consumir o suco natural para poder obter o máximo dos benefícios da laranja na gravidez.

Benefícios da laranja na gravidez

Veja agora por que não só a grávida pode comer laranja, como deve.

1. Mantém hidratada

Com 88% de água, as laranjas contribuem muito para a ingestão diária de líquidos, além de fornecerem potássio e sódio, que ajudam a manter o equilíbrio dos níveis de fluidos no corpo.

2. Ajuda no desenvolvimento do cérebro do bebê

Quando uma mulher está grávida, a sua necessidade de folato aumenta de cinco a dez vezes, e consumir laranja é uma maneira de suprir essas necessidades.

O folato, junto a vimitana B6 presente nesta fruta, ajuda no desenvolvimento do cérebro fetal, previne defeitos do tubo neural em bebês, ajuda a desenvolver novas células, tecidos sanguíneos, o desenvolvimento de uma placenta saudável e melhora o peso da criança ao nascer.

3. Melhora as funções do sistema imunológico

As mulheres grávidas precisam manter a imunidade saudável, pois podem estar propensas a muitas doenças de origem alimentar e alérgicas.

A laranja contém vitamina C, que estimula o sistema imunológico, o que fortalece a imunidade da mulher e do bebê, além de ajudar a absorver alguns nutrientes, como por exemplo o zinco, que ajuda a formar a cartilagem, ossos, vasos sanguíneos e tecidos do bebê.

4. Previne e ajuda no tratamento de pedras nos rins

Quando uma mulher está grávida, ocorre uma sobrecarga no sistema urogenital, e por isso elas se tornam suscetíveis a doenças relacionadas aos rins, que são responsáveis para eliminar as toxinas do corpo.

O consumo de laranja na gravidez aumenta o valor de pH da urina, o que por sua vez aumenta a excreção de ácido cítrico do corpo, ajudando na prevenção de cálculos renais além de ajudar a limpar a bexiga e os rins.

5. Fortalece o sistema cardíaco

Quando uma mulher engravida, ela recebe uma carga maior em seu coração, que é degradado devido ao desenvolvimento fetal, e o potássio presente na laranja ajuda a fortalecer e reconstruir os vasos sanguíneos e o coração.

6. Controla a pressão arterial

Por conter muito potássio, as laranjas ajudam a aliviar a hipertensão ao regular a pressão arterial das mulheres grávidas.

7. Previne a constipação

As laranjas são frutas ricas em fibras solúveis e insolúveis, além de celulose, e por isso elas regularizam o movimento intestinal e o seu consumo ajuda e previne a constipação, um problema muito comum em mulheres grávidas.

O seu rico conteúdo em fibras ajuda com problemas estomacais, desconforto intestinal e inchaço.

8. Auxilia o sistema respiratório

As laranjas são frutas que contêm um alto teor de carotenoides, o que auxilia na manutenção da saúde respiratória tanto durante a gravidez como em fases normais.

9. Benefícios para a pele

A vitamina C presente nesta fruta também oferece benefícios para a aparência e beleza, já que o seu efeito antioxidante mantém a pele firme e brilhante, além de ajudar a lidar com a acne, problema muito comum durante a gravidez.

Cascas de laranjas são boas para o consumo?

As cascas das laranjas contêm o dobro da quantidade de vitamina C presente na polpa da fruta, além de serem anti-inflamatórias e ricas em antioxidante. Por isso, são perfeitas para o consumo durante a gravidez.

No entanto, é importante lavar muito bem as cascas antes de consumir, de preferência em água morna afinal, afinal as que são compradas no mercado podem vir cheias de pesticidas e micróbios nocivos.

Uma dica para consumir as cascas das laranjas é ralando-as e colocando no iogurte, saladas ou mingau.

E a grávida pode comer as sementes da laranja?

Consumir as sementes da laranja não é conhecido como algo que pode causar qualquer dano à saúde, porém, em alguns casos raros, algumas pessoas podem engasgar.

Quantas laranjas você pode consumir em um dia?

Como podemos ver, grávida pode comer laranja e ela oferece vários benefícios para a saúde. No entanto, é importante ter em mente que o seu consumo deve ser feito com moderação.

O Instituto Nacional de Saúde dos EUA recomenda uma dose diária de 85 miligramas de vitamina C, quantidade que pode ser obtida através do consumo de cerca de 3 laranjas.

Porém, não se esqueça que você também consome vitamina C em seu dia através de outros alimentos, assim que é importante prestar atenção na sua ingestão total de vitamina C e que ela atenda a sua dose recomendada diária, afinal, as laranjas são ácidas por natureza e o seu consumo em excesso pode levar a problemas de acidez.

Qual o melhor momento para consumir laranjas?

Não há restrições sobre quando ou como você deve incluí-las em sua dieta. Elas podem ser consumidas a qualquer hora do dia, mesmo com o estômago vazio.

Suco de laranja na gravidez

O suco de laranja pasteurizado sem quaisquer conservantes e aditivos é uma ótima opção durante a gravidez, e você pode consumir dois copos por dia algumas horas depois da sua refeição.

Por ser rico em cálcio, esse suco pasteurizado ajuda no fortalecimento dos ossos, e por isso o suco de laranja fortificado é um bom substituto para o leite se você for intolerante à lactose, além de ajudar também no tratamento do enjoo matinal.

Você também pode espremer laranjas frescas e desfrutar de uma bebida fresca e muito saudável. Apenas cuidado para não adicionar muito açúcar, pois ele pode aumentar os seus níveis de glicose no sangue.

Efeitos colaterais da laranja na gravidez

Como você pode ver, são vários os benefícios da laranja na gravidez, mas no caso do consumo excessivo, podem haver alguns efeitos colaterais. São eles:

  1. Por se tratar de uma fruta de natureza ácida, ela pode causar azia nas mulheres grávidas que sofrem de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
  2. Quando consumida em excesso, o seu rico conteúdo de fibras pode deixar o intestino solto e causar cólicas abdominais.
  3. O excesso de vitamina C no corpo pode levar ao parto prematuro.
  4. O alto teor de ácido cítrico presente na laranja pode causar dor de garganta, além de corroer os esmaltes dos dentes.
  5. As laranjas maduras contêm açúcar, por isso, quando consumidas em excesso podem ser um risco potencial para o diabetes gestacional.

Dicas para incluir laranja na dieta

  1. Descasque a fruta e bata em um liquidificador para ter um copo de suco de laranja saudável e com muita polpa.
  2. Misture a laranja com outras frutas e prepare uma deliciosa salada de frutas.
  3. Polvilhe um pouco de açúcar mascavo em suas fatias de laranja e coloque no micro-ondas. Você terá uma sobremesa saudável e gostosa.
  4. Fatie algumas laranjas em sua salada tradicional.

Apesar dos seus inúmeros benefícios, a melhor coisa a se fazer é consultar o seu médico antes de começar a consumir laranja na gravidez. Assim você irá se certificar de que não há riscos para a sua saúde.

A grávida pode comer laranja e assim que o bebê nascer, não deve parar de consumir essa fruta, pois é um ótimo alimento que irá ajudá-la a voltar à boa forma após o parto devido ao seu baixo índice de gordura e glicemia.

A laranja também possui propriedades que nutrem a pele e previnem o envelhecimento precoce, por isso, continue a consumir essa fruta tão querida no Brasil para manter uma nutrição saudável.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que laranja na gravidez faz bem? Pretende incluir essa fruta na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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