Leite Dá Sono? Ajuda a Dormir Mesmo?

Toda família tem as suas receitas caseiras para diversas finalidades, não é mesmo? Vai dizer que não tem sempre alguém na sua casa ou entre os parentes nas reuniões de família com uma receita de chá na ponta da língua para quando problemas como tosse, a gripe ou a má digestão atacam, por exemplo?

Mas e quanto à dificuldade para dormir? Será que existe alguma receita caseira para lidar com isso? Bem, muita gente acredita que o leite dá sono, mas será que a bebida possui alguma substância ou propriedade que realmente auxilia a dormir ou isso é uma lenda?

Será que o leite dá sono mesmo?

De acordo com o especialista em sono e fadiga e diretor do Instituto Appleton da Universidade Central de Queensland, na Austrália, Drew Dawson, o leite pode ajudar algumas pessoas a pegar no sono, no entanto, até então, a bebida não tinha sido submetida a experimentos.

Segundo ele, acredita-se que o leite possa ajudar a dormir pelo fato dele conter triptofano e melatonina, substâncias associadas ao relaxamento e ao sono.

A especialista em sono e professora da Universidade de Sidney, na Austrália, Naomi Rogers, também explicou que o triptofano é um aminoácido que não pode ser produzido pelo organismo humano e precisa ser ingerido por meio dos alimentos.

“O triptofano é um precursor do neurotransmissor serotonina, que pode ser convertido no hormônio melatonina, que pode ser secretado a noite e é geralmente chamado de hormônio da escuridão. Muitos acreditam que a melatonina é um hormônio do sono, seja tendo um efeito direto de indução ao sono ou iniciando os processos fisiológicos normais que geram o sono”, afirmou a professora da Universidade de Sidney.

Entretanto, Dawson indicou que a dosagem presente no leite é provavelmente pequena para produzir efeitos. Apesar disso, ele admitiu que existe alguma evidência de que tomar leite pode aumentar os níveis de triptofano.

Por sua vez, em artigo publicado, o PhD e psicólogo clínico Michael Breus explicou que estudos a respeito do impacto do triptofano no sono identificaram que somente uma fase do sono, a primeira, quando estamos caindo no sono, pode ser impactada pelo aminoácido.

“Outros aspectos do sono, como a quantidade de sono profundo atingida durante a noite, podem ser prejudicados pelo triptofano, especialmente quando ele é tomado na forma de suplemento”, completou Michael.

O psicólogo clínico mencionou um estudo, de autoria de Anahad O’Connor, que apontou que o triptofano precisa cruzar a barreira hemato-encefálica (sangue-cérebro) para ter qualquer efeito no sono, o que pode ser difícil na presença de outros aminoácidos (que são elementos que constituem as proteínas).

“Isso explica por que pesquisadores acham que comer alimentos ricos em proteínas, incluindo o leite, pode diminuir a habilidade do triptofano entrar no cérebro”, completou o PhD Michael.

O fator psicológico

O especialista em sono e fadiga Dawnson também disse que o leite dá sono muito graças ao fato da bebida ter um significado psicológico. Segundo o que ele explicou, a rotina de beber um copo de leite morno pode evocar memórias sobre infância, casa e mãe que ajudam a relaxar.

Para o psicólogo clínico e PhD Michael Breus, o leite morno pode ajudar a pegar no sono justamente por conta desse fator psicológico.

“Pode ser apenas aquela rotina de tomar um copo de leite morno, que é como um velho ursinho de pelúcia, que lembra de casa quando a sua mãe te colocava na cama à noite. A associação psicológica com o leite é mais forte do que o que o conteúdo do leite realmente faz (ou não faz)”, explicou o psicólogo clínico.

O fator da rotina e o fator da distração

Já a professora Naomi Rogers apontou que o fato de beber leite morno antes de dormir ser parte de uma rotina também pode explicar a participação da bebida no sono.

“Os nossos cérebros e a nossa fisiologia gostam da rotina e da previsibilidade, então, se alguém tem a rotina de assistir ao jornal, tomar um copo de leite morno, escovar os dentes e ir para a cama para dormir, o cérebro e a fisiologia reconhecem esse comportamento como parte do processo de dormir e respondem de acordo, fazendo com que seja mais fácil pegar no sono uma vez que se está na cama”, detalhou Rogers.

Outra possibilidade levantada pelo especialista em sono e fadiga Drew Dawson é que é o fato de se levantar da cama para preparar o leite e distrair-se, pensando em outra coisa e não na necessidade de dormir, é que é o pulo do gato.

Conforme o especialista, pode ser que leve apenas os 10 minutos que alguém gasta para preparar um leite morno para essa pessoa ficar relaxada ao ponto de cair no sono.

Se você sofre com problemas para dormir

Mais importante do que saber se o leite dá sono ou se qualquer outro tipo de alimento ou bebida pode auxiliar a dormir para quem sofre com problemas para dormir, principalmente se eles forem frequentes e/ou intensos, é procurar o auxílio de um médico, preferencialmente especializado nessa questão do sono, para identificar o que pode estar provocando o problema e receber o tratamento apropriado como forma de retornar a dormir e descansar do jeito que o corpo exige e necessita.

Lembre-se sempre de que nossos artigos servem unicamente para informar e jamais podem substituir o diagnóstico e o tratamento passados por um médico.

Tenha em mente também que diferentes pessoas podem ter problemas para dormir por diferentes motivos, e mesmo que uma receita ou estratégia tenha funcionado para alguém que você conhece, não significa que elas funcionarão ou serão apropriadas para você.

Portanto, conte com o acompanhamento e a orientação de um médico para tratar o seu problema de sono de maneira eficiente e segura.

Referências Adicionais:

Você já tinha percebido que tomar leite dá sono para você? Tem essa rotina incorporada no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário