Leite de Magnésia Emagrece? Benefícios e Para Que Serve

Especialista:
atualizado em 26/11/2019

Leite de magnésia é um medicamento usado principalmente para combater a acidez e a prisão de ventre, mas muitas vezes é utilizado por seu efeito laxante. Você descobrirá a seguir para que exatamente este medicamento serve e quais seus benefícios e cuidados, além dos efeitos colaterais e se o leite de magnésia emagrece.

Vejamos agora informações sobre esse produto e os efeitos que ele pode causar no nosso organismo. Logo, se você não o conhece passará a saber do que se trata e se você já tem entendimento sobre ele, provavelmente aprenderá coisas novas sobre o produto.

O leite de magnésia tem um efeito laxante porque age aumentando a retenção de água dentro do intestino, o que ajuda a amolecer as fezes. Antes de optar por esse ou outro tipo de laxante, você deveria se aprofundar mais sobre se o leite de magnésia é um bom laxante

Para quem sofre de constipação, sempre pode recorrer à alimentos naturais. Babosa, linhaça, chia e até água em abundância podem ajudar para que você não passe aperto. Conheça a lista com os 26 melhores laxantes naturais.

Para que serve? 

Conhecido também pelo nome de hidróxido de magnésio, o leite de magnésia é um medicamento utilizado para tratar o problema da constipação (prisão de vente) em curto prazo. Ele ainda pode ser usado no tratamento de sintomas como azia, dor de estômago ou indigestão, que aparecem quando existe uma quantidade grande de ácido no estômago.

Disponível em formato líquido ou em tabletes, o remédio possui efeito laxativo e atua extraindo água para o cólon (maior parte do intestino grosso), a partir dos tecidos corporais que se encontram ao seu redor, algo que contribui para movimentar os intestinos. É esperado que esse efeito aconteça entre 30 minutos a seis horas depois da ingestão da substância.

Além disso, o composto também age como um antiácido, diminuindo o nível de acidez do estômago.

Outro uso muito comum é o de utilizar o leite de magnésia para a pele. Muitos relatos dizem que ele pode combater a oleosidade da pele e deixá-la mais suave e macia. Pode ser utilizada como primer para maquiagens e até desodorantes. Não deixe de conferir todos os benefícios do leite de magnésia para pele.

Leite de magnésia emagrece? 

Já percebeu como depois que a gente vai ao banheiro, nos sentimos mais leves e até mesmo mais magros? Pois bem, pode ser que partindo dessa ideia uma pessoa desesperada pela necessidade ou desejo de emagrecer pense que é uma boa saída utilizar um produto com efeito laxativo para atingir o seu objetivo.

E desse pensamento também pode aparecer a hipótese de que o leite de magnésia emagrece, tendo em vista que ele atua como um laxante. Entretanto, isso não é verdade. O que a pessoa poderá observar ao fazer o uso desse produto com o intuito de emagrecer é a perda de líquid, algo que acaba sendo identificado erroneamente como perda de peso.

Isso não pode ser contado como emagrecimento, porque o processo não faz com que gordura seja perdida, apenas fluidos são eliminados. E mesmo essa desidratação é temporária, o que quer dizer que depois que a pessoa reabastecer o seu organismo com água, o peso que ela acreditou ter perdido voltará ao seu corpo.

O lado ruim de tudo isso é que quando o resultado equivocadamente percebido passa, o indivíduo pode acreditar que realmente conseguiu perder peso por um tempo e voltar a fazer uso do medicamento para adquirir o mesmo efeito de antes.

Assim, o que ocorre é um ciclo vicioso e nada saudável de desiquilíbrio de fluidos corporais. E isso é uma característica percebida em pessoas que sofrem de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, doenças sérias que devem ser tratadas com ajuda de profissionais especializados. Logo, se você tem o costume de fazer isso, não demore muito para procurar o auxílio de um médico, receber o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Há ainda o fato de que utilizar o leite de magnésia sem a devida necessidade, abusando do medicamento, pode causar uma desidratação, algo que atrapalha o funcionamento normal do corpo e pode gerar prejuízos como secura na boca, sonolência, tontura, vertigem, dor de cabela, prisão de ventre, irritabilidade, febre, respiração rápida e aceleração do batimento cardíaco.

Já que percebemos que não é verdade que o leite de magnésia emagrece e não é nada saudável usá-lo com esse intuito, a recomendação que fica é que você tente se livrar dos quilinhos em excesso da maneira mais saudável possível, seguindo uma dieta equilibrada com os alimentos corretos e integrando a prática de exercícios físicos à sua rotina.

Outros benefícios do leite de magnésia 

Além de sua ação positiva para os casos de constipação, azia, dor de estômago e indigestão, o leite de magnésia ainda pode trazer benefícios em casos em que a acidez do estômago atinge o esôfago, para esvaziar os intestinos e tratar problemas relacionados à falta de frequência de movimentos intestinais.

O uso da substância também é feito no tratamento de aftas, prevenir o acúmulo de óleo na pele, que gera o surgimento de espinhas, além de diminuir o tamanho dos poros faciais, de modo a impedir que a sujeira entupa esses poros.

Ao ser aplicado na pele oleosa, o produto promove uma limpeza, mata as bactérias presentes no local, controla o excesso de brilho, remove os cravos e reduz as manchas. Para usar o produto na pele, a orientação é que você faça a limpeza normal, retire o excesso de hidratante, dando toques suaves com uma toalha, e finalmente pegue uma quantia pequena do leite com um bolinha de algodão e espalhe pelo rosto.

Porém, atenção! Ele deve ser passado apenas em quem sofre com oleosidade da pele, e não em quem tem a pele seca, em poucas quantidades e somente de uma a duas vezes por semana. Existe o risco que ao ser utilizado dessa forma, o leite de magnésia cause irritação, escamação, ressecamento e tensão na pele. Para não ter maiores problemas, vale a pena checar se não há problema em usar o produto com o dermatologista de sua confiança.

Cuidados 

Não é aconselhado que pessoas com problemas renais ou com alergia a algum dos componentes da fórmula façam uso do medicamento. Já as mulheres gestantes ou em processo de amamentação de seus bebês, quem segue uma dieta restritiva em relação ao magnésio, têm insuficiência renal, apendicite ou algum de seus sintomas como vômito, diarreia, náusea e dor abdominal ou tenha passado por alguma mudança nos hábitos intestinais com duração maior que duas semanas, só devem consumir o leite de magnésia depois de consultarem os seus médicos.

Ele só pode ser usado por períodos curtos para que não haja o acúmulo de magnésio no rim e para impedir que não ocorra a má absorção de outros tipos de remédios por parte do corpo, algo que pode acontecer por conta da ingestão de laxantes via oral.

Mesmo que você não se encaixe em nenhum dos casos mencionados no primeiro parágrafo deste tópico e que não seja a necessária a apresentação de receita médica para comprar o produto, a nossa recomendação é que você consulte e informe o seu médico quando decidir utilizar, para ter certeza que você pode consumi-lo normalmente e saber qual a quantidade do medicamento que você deve tomar e em que frequência.

Efeitos colaterais 

O leite de magnésia pode trazer os seguintes efeitos colaterais:

  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Dor de estômago;
  • Cólica estomacal;
  • Fraqueza muscular;
  • Batimento cardíaco irregular ou devagar;
  • Respiração fraca;
  • Confusão;
  • Diminuição na urina;
  • Vertigem;
  • Sede extrema;
  • Boca seca;
  • Sangue nas fezes;
  • Sangramento no reto;
  • Reações alérgicas como erupção cutânea, inchaço, coceira, tontura severa e dificuldade para respirar.

Essas reações não são tão comuns de serem registradas, principalmente se o uso da medicação for feito sob orientação e acompanhamento médico. Entretanto, ao experimentar alguma delas e notar que elas persistem, você deve procurar o seu médico o mais rápido possível.

Você conhece alguém que afirme que o leite de magnésia emagrece? Já passou pela sua cabeça utilizá-lo com esse propósito, mesmo sabendo que não está entre seus benefícios principais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (66 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

11 comentários em “Leite de Magnésia Emagrece? Benefícios e Para Que Serve”

  1. Eu uso leite de magnésia como desodorante. Será que minha pele absorve o magnésio e vai para a corrente sanguínea?

  2. já li algo sobre o alimento que fica preso nas amígdalas por algum tempo e causam mal hálito, infelizmente não lembro a fonte dessa informação, mas é bom dar uma pesquisada.

  3. bom dia!
    Gostaria de saber se o leite de magnésia é recomendado no tratamento de mau hálito, pois as vezes parece que tem algo estragado dentro de mim, sei um cheiro insuportável. Já fui ao gastroenterologista, e fiz alguns exames e foi constatado duas hérnias no esôfago, e ele me disse que não tem nada haver com o problema do mau hálito, fui ao dentista o mesmo falou a mesma coisa , não é problema odontológico, não sei o que fazer,me sinto constrangido ao conversar com as pessoas.
    Por favor me ajude!

    Grato. Mauro Lisboa.

    • pare de comer carne e leite. use o leite de magnesia antes de dormir deixando o na boca como proteção ao ataque ácido. até 15 dias de dieta vegetariana vc acaba com isso.. verifique.

    • Oi não sou especialista , mas já tive a sensação de um cheio horrível no meu nariz por um período . E eu estava com sinusite e não sabia . Procure um otorrinolaringologia.

  4. na minha visão o leite de magnésia não causa esses sintomas relatados, pelo contrário, ele só tem benefíc ios, ele ajuda a sumir com as cãimbras e é anti-depressivo