Leite é bom para azia?

Especialista da área:
atualizado em 08/11/2021

Quando estamos com azia, geralmente nos aconselham que leite é bom para tratar esse problema. Mas será que isso é mesmo verdade ou é apenas mais um mito?

  Continua Depois da Publicidade  

A azia é um problema muito comum que traz a sensação de queimação na garganta ou no esôfago. Ela acontece quando o suco gástrico produzido no estômago sobe para o esôfago, causando o desconforto.

Quando o sintoma é esporádico, a azia pode ser apenas uma reação a algo que você comeu e não caiu muito bem. Além disso, a azia é bastante comum em mulheres grávidas por causa das mudanças que ocorrem no corpo durante a gestação. No entanto, se a queimação se torna persistente, pode ser um sinal de doença do refluxo gastroesofágico, uma condição que precisa de tratamento.

Além dos medicamentos, existem alguns remédios caseiros e até alimentos que podem aliviar a azia. Um dos mais populares é o leite. Confira a seguir se o leite é bom para azia ou se isso não passa de um mito.

Leite é bom para azia?

Alguns estudos mostram que o leite pode melhorar a azia, mas na verdade isso depende de alguns fatores.

O leite de vaca, por exemplo, é rico em cálcio e proteínas. De acordo com um estudo publicado em 2019 na revista científica Journal of Neurogastroenterology and Motility, a alta ingestão de cálcio está associada a um risco mais baixo de refluxo. Além disso, outra pesquisa mostrou que o cálcio ajuda a aumentar o tônus muscular do esfíncter esofágico inferior, prevenindo assim o refluxo e a sensação de queimação.

Também há especialistas que acreditam que as proteínas do leite podem estimular a secreção de gastrina, um hormônio que promove o esvaziamento gástrico. Dessa forma, o risco de refluxo é reduzido. No entanto, a gastrina também estimula a secreção de mais ácido estomacal, o que pode piorar a azia pouco depois do alívio.

  Continua Depois da Publicidade  

Outro ponto importante a considerar é o teor de gordura do leite. Sabe-se que os alimentos gordurosos podem causar azia. Isso acontece porque as gorduras são digeridas mais lentamente do que os outros nutrientes, o que atrasa o esvaziamento gástrico e pode causar o acúmulo de ácido no estômago.

Nesse último caso, uma opção para prevenir o excesso de suco gástrico e prevenir a azia é tomar o leite desnatado. Algumas pessoas preferem tomar leite de cabra ou leite de amêndoas. Aliás, a bebida à base de amêndoas é mais alcalina do que o leite de vaca e, por isso, pode ser mais eficiente na neutralização do ácido gástrico.

Por último, vale destacar que o leite, desnatado ou não, é uma substância alcalina, isto é, que ajuda a neutralizar o ácido clorídrico produzido pelo estômago, promovendo assim um alívio momentâneo nos sintomas da azia.

Considerações sobre o leite e a azia

Azia

Embora promova certo alívio, não há garantias de que o leite melhore a azia. Mesmo o leite desnatado, que é o mais indicado para a queimação, não deve ser usado para substituir o tratamento da azia pois não existem evidências científicas que comprovem a sua eficácia.

Caso você resolva experimentar o leite para aliviar a azia, é importante tomar a bebida em pequenos goles e evitar o consumo logo antes de deitar.

Além de buscar tratamento médico caso o refluxo seja constante, é importante cuidar da alimentação, já que certos alimentos aumentam o risco de azia. Sendo assim, é melhor limitar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, temperos fortes, alimentos ácidos e produtos com cafeína.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Tomar leite já te ajudou a aliviar a azia alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário