Limpeza Intestinal e Perda de Peso

Especialista:
atualizado em 21/08/2019

Limpeza intestinal e perda de peso é um tópico popular, mas a limpeza intestinal é realmente um jeito eficiente de perder peso? Existem dois modos básicos de limpeza de cólon – produtos e hidroterapia (também conhecido como irrigação do cólon).

Produtos para limpeza intestinal podem ser em pó, líquido, cápsula ou chás de desintoxicação. A hidroterapia é um procedimento conduzido por um profissional em que um tubo é inserido no reto e o cólon é limpo com água. Aditivos como Probióticos, enzimas e ervas podem ser adicionadas na água.

A internet está cheia de sites promovendo a limpeza do cólon. Eles avisam que ao longo do tempo as paredes do cólon ficam encrustadas com acúmulo fecal que contém toxinas que são absorvidas pelo corpo. Eles alegam que esse acúmulo fecal causa problemas de saúde como prisão de ventre, ganho de peso, gases, inchaço e cansaço. A limpeza é instruída como um modo de livrar o órgão desse acúmulo e aliviar os problemas de saúde relacionados a ele.

A realidade, porém, é que apesar dos médicos prescreverem limpeza intestinal como preparação para procedimentos como colonoscopia, a maioria dos médicos não recomenda para desintoxicar. Isso é porque não há evidência científica que apoia os supostos benefícios da limpeza do cólon. O cólon se limpa naturalmente sem assistência e as paredes não se tornam encrustadas com acúmulos fecais.

Mas, e quanto às fotos que os sites apresentam com evidências de que os cólons das pessoas estão cheios de camadas de acúmulos fecais? Isso é na verdade criado pelos próprios vendedores dos produtos. A maioria dos produtos contém argila bentonítica, que é um tipo de argila que absorve água no cólon e forma um gel. Esse gel combinado com outros ingredientes como psyllium e o resultado são fezes anormais.

Você também precisa saber que a limpeza intestinal não é feita sem risco. Pode causar náusea, vômito e dores abdominais. Ao ocorrer a perda de água e eletrólitos, isso pode levar à desidratação e ritmos cardíacos anormais. Pode também afetar o equilíbrio de bactérias do corpo que pode resultar em infecções ou perfuração do intestino.

Em relação a limpeza do cólon e perda de peso, é possível perder algum peso usando um limpador de cólon, mas a perda será somente de água já que os limpadores de cólon fazem a pessoa descarregar mais líquido do que o normal. O peso retorna assim que os líquidos perdidos forem substituídos. Aumentar o número de evacuações não tem nada a ver com perda de peso, porque o corpo absorve a maioria das calorias da comida antes que chegue ao cólon.

Em resumo, quando se trata de limpeza intestinal e perda de peso, a limpeza é um modo ineficaz e inseguro de perder peso.

Você conhece a história de alguém que tenha feito limpeza intestinal? Você mesmo já passou por esse procedimento? Como foi essa experiência? Os resultados esperados foram obtidos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (47 votos, média: 3,43 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “Limpeza Intestinal e Perda de Peso”