Linhaça com Cravo Emagrece Mesmo?

Já percebeu que vivemos em um mundo onde tudo tem que ser imediato? Se um vídeo demora para carregar, já começamos a nos irritar. Não gostamos de esperar em filas e até a comida que compramos em restaurantes e lanchonetes ou pedimos para entregar em casa precisa chegar rápido.

Com isso, muita gente que necessita e/ou deseja emagrecer pode acabar recorrendo a métodos que prometem derreter as indesejáveis gorduras a mais bem rápido. Entretanto, para não correr o risco de perder tempo e dinheiro com uma receita que não ajuda tanto assim, é sempre melhor saber se ela realmente pode ajudar.

Por exemplo, será que a linhaça com cravo emagrece mesmo? Fique conosco porque é a respeito disso que vamos conversar abaixo.

Como saber se a linhaça com cravo emagrece mesmo?

Uma maneira de descobrir isso é conhecer se e como cada um desses ingredientes age em relação ao peso corporal.

Começando pela linhaça moída, ela é conhecida como capaz de ajudar uma dieta com foco na perda de peso graças ao fato de servir como fonte de fibras, um nutriente que contribui com a sensação de saciedade do organismo, de acordo com o que explicou a bacharela em psicologia, com treinamento em enfermagem e nutrição, Sandi Busch.

Segundo Busch, uma colher de sopa de linhaça moída contém 2 g de fibras. Ela citou um estudo, descrito como muito pequeno, que saiu no jornal Appetite e relatou que uma bebida que continha 2,5 g de fibras da linhaça ajudou a suprimir o apetite dos participantes e fez com que eles comessem menos.

“A fibra alimentar adiciona volume que enche o seu estômago. Como resultado, você se sente cheio mais cedo e a saciedade dura mais tempo, o que faz com que seja mais fácil comer menos”, explicou Sandi Busch.

Ela também explicou que a linhaça é fonte de fibras solúveis que, segundo ela, “desaceleram a digestão e previnem a glicose de causar picos no açúcar no sangue”.

Conforme Busch, ter níveis de açúcar no sangue controlados auxilia em relação ao peso porque o excesso de açúcar é armazenado na forma de gordura e taxas elevadas de açúcar no sangue têm efeitos negativos para a perda de peso.

Busch mencionou ainda outro estudo pequeno – desta vez publicado no British Journal of Nutrition (Jornal Britânico de Nutrição, tradução livre) – que apontou que a sensibilidade à insulina melhorou em mulheres que se encontravam no período da pós-menopausa quando elas consumiram a linhaça.

“A resistência à insulina é uma condição pré-diabética na qual o corpo não responde mais à insulina de maneira normal. Se você é resistente à insulina, melhorar a sensibilidade à insulina vai te ajudar a perder peso”, afirmou ela.

O cravo

De acordo com a nutricionista Rachael Link, o cravo-da-índia foi apontado por alguns estudos como capaz de poder auxiliar o controle dos níveis de açúcar no sangue, o que, como acabamos de ver, é útil em relação a ter um peso saudável.

Rachael mencionou uma pesquisa feita com animais por um pesquisador do Japão e seus colegas, que indicou que o extrato do cravo-da-índia ajudou a moderar o aumento do açúcar no sangue em ratos diabéticos.

“Outro estudo com tubos de ensaio e animais olhou os efeitos do extrato de cravo-da-índia e da nigericina, um composto encontrado no cravo-da-índia, em células musculares humanas e em ratos diabéticos. Os cravos-da-índia e a nigericina demonstraram aumentar a captação de açúcar das células sanguíneas, aumentar a secreção de insulina e melhorar a função das células para produzir insulina”, afirmou a nutricionista.

O hormônio insulina é responsável por transportar o açúcar do sangue para as células e o seu funcionamento adequado é essencial para manter estáveis os níveis de açúcar no sangue.

“Em combinação com uma dieta saudável, os cravos-da-índia poderiam ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle”, concluiu a nutricionista.

Por outro lado

Em seu artigo, Sandi Busch, alertou que é necessário manter a linhaça refrigerada e usá-la dentro de 24 horas depois dela ser moída, porque os seus ingredientes vão começar a perder a sua potência.

Ou seja, isso exige que a linhaça para a mistura de linhaça com cravo seja moída todos os dias e que a receita também seja preparada diariamente, o que pode ficar inviável para quem tem uma rotina corrida com compromissos de estudos, trabalhos e família, o que é a realidade de muitas pessoas.

Além disso, vale ressaltar que os estudos mencionados acima por Busch foram pequenos e que as pesquisas citadas pela nutricionista Rachael Link foram realizadas com animais e tubos de ensaio.

Assim, é possível que a combinação possa contribuir de alguma forma com o processo de perda de peso, mas não temos como garantir que a linhaça com cravo emagrece mesmo em 100% dos casos.

Para garantir que a receita realmente pode ser útil para o seu caso, consulte um médico ou nutricionista. Lembre-se sempre que artigos como este servem unicamente para informar e jamais podem substituir a opinião de um profissional de saúde.

O que temos certeza é que a mistura não promove o emagrecimento de maneira mágica ou instantânea, sem exigir esforço algum. Até porque nenhum alimento é capaz de fazer isso.

Não adianta muito, por exemplo, tomar leite com linhaça e cravo e comer uma fruta pela manhã, se no almoço a pessoa comer hambúrguer e batata-frita e tomar refrigerante e jantar pizza com milk-shake, não é mesmo?

Para emagrecer é fundamental seguir toda uma dieta que seja saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, preferencialmente, contando com o apoio de um nutricionista.

Praticar atividades físicas frequentemente também é útil neste sentido, tendo em vista que os exercícios maximizam a queima calórica por parte do corpo. É importante que esses treinamentos sejam feitos com o acompanhamento de um educador físico para que sejam não somente efetivos, mas também seguros.

Receitas de linhaça com cravo

1. Receita de chá de linhaça com cravo e canela

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de linhaça moída;
  • 230 ml de água fervida;
  • 1 pitada de canela;
  • 2 a 3 cravos;
  • Mel a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Imergir a linhaça moída, a canela e os cravos na água e deixar ali durante três a quatro minutos; Se achar necessário, acrescentar o mel a gosto. Então, servir-se rapidamente, enquanto o chá ainda estiver morno.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá de linhaça com cravo e canela sejam de boa qualidade, de boa procedência, estejam bem limpos e higienizados e que não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

2. Receita de linhaça com cravo-da-índia

Ingredientes:

  • 100 g de linhaça;
  • 10 g de cravo-da-índia.

Modo de preparo:

Moer bem a linhaça e o cravo-da-índia até adquirir uma espécie de pó; Após, guardar a mistura obtida em um recipiente bem higienizado e bem seco. Tampar para conservar.

Relembrando: Sandi Busch alertou que é necessário manter a linhaça refrigerada e usá-la dentro de 24 horas depois dela ser moída, porque os seus ingredientes vão começar a perder a sua potência

Como tomar a mistura de linhaça com cravo-da-índia: Recomenda-se tomar duas colheres de sopa da mistura de manhã, ao longo de três dias, misturando na água ou em alimentos como iogurte, leite, cereais, salada de frutas ou suco.

Passados esses três primeiros dias, é necessário fazer uma pausa de três dias na ingestão da mistura de linhaça com cravo-da-índia e, só então, voltar a consumir a mistura por mais três, para depois fazer outra pausa e assim sucessivamente.

Cuidados com a mistura

Substâncias encontradas na linhaça podem interagir com algumas condições de saúde, portanto, é necessário consultar o médico antes de adicionar o alimento às refeições, principalmente para quem sofre com alguma doença ou condição de saúde.

Segundo Busch, mulheres grávidas devem evitar a linhaça e pessoas que sofrem com diabetes, distúrbios hemorrágicos, obstrução intestinal, câncer hormônio-sensível ou qualquer problema de saúde crônico deve conversar com o médico antes de começar a fazer uso da linhaça.

“Ela (a linhaça) pode ter um efeito laxativo e provocar efeitos colaterais como diarreia, gases e dor abdominal”, completou.

Você conhece alguém que consuma essa combinação e afirme que linhaça com cravo emagrece mesmo? Tem vontade de experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (48 votos, média: 3,98 de 5)
Loading...

2 comentários em “Linhaça com Cravo Emagrece Mesmo?”

  1. boa noite, então eu estou fazendo uso da farinha da Linhaça com cravo da Índia já tem quase um mês. eu estou gostando muito ,dizer que eu estou emagrecendo não vi isto na balança mas eu tinha o intestino preso e hoje vou todos os dias no banheiro antes eu tinha o intestino muito preso vou passar a receita pra quem tiver interesse eu peguei com um medico que e Youtuber
    100 gramas de linhaça
    10 gramas de cravo da índia
    bate tudo no liquidificador ate virar um pó guardar em um recipiente de vidro e tomar duas colheres de sopa em jejum com a bebida que preferir toma três dias e da uma pausa de três dias e vai repetindo o processo ate quando quiser, eu fiz os testes com tudo quanto e tipo de bebida e só consegui tomar com leite morno e uma boa sugestão

Deixe um comentário