Quer implementar em sua dieta uma fruta ainda mais poderosa que a laranja e o mamão em termos de vitamina C? Então, continue lendo!
Se tem uma vitamina que é tão rica e oferece tantos benefícios e, por isso mesmo, é constante objeto de estudo da ciência, essa vitamina é a C.
Dentre suas muitas propriedades, a antioxidante é uma das mais valorizadas, agindo contra os radicais livres. Outro destaque é a sua capacidade de produzir colágeno, que é uma proteína importante para a pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.
No bolo das suas importantes funções, o nutriente também ajuda na absorção do mineral ferro, além de contribuir para a cicatrização.
A vitamina C é constantemente associada apenas à laranja ou mamão que, sem dúvida, são boas fontes do nutriente, mas não as únicas.
Segundo recente pesquisa, elas também não são as melhores fontes da vitamina, já que existe outra fruta ainda mais rica em vitamina C, como veremos a seguir.
A fruta com mais vitamina C que a laranja e o mamão
Pois bem, o mamão é uma fruta muito comum no café da manhã dos brasileiros, rica em vitamina C, com cerca de 60,9 mg para cada 100g da fruta, enquanto a laranja, por sua vez, possui 50 mg, em média, pela mesma porção.
No entanto, existe uma fruta, menos popular, menor que a laranja e que o mamão, mas que carrega mais vitamina C que os dois: o kiwi. Cada 100g de kiwi oferece nada menos que 92,7mg de vitamina C, praticamente a dose diária recomendada, que é de 100mg.
Além de ser rico em vitamina C, o kiwi ainda se destaca por seu alto teor de potássio, sendo uma alternativa à outra fruta também muito rica nesse mineral, a banana. Mas os benefícios do kiwi não param por aí, visto que ele também é fonte de fibras e ácido fólico (vitamina B9). Outras vitaminas presentes na fruta são a E e K.
Por ter um sabor um pouco ácido, a dica é saborear o kiwi em saladas de frutas, smoothies e vitaminas. Conheça também receitas de suco de kiwi.