Benefícios do Mamão – Para Que Serve, Como Usar e Dicas!

Especialista:
atualizado em 26/06/2020

Promove a saúde cardiovascular, potencial anti-inflamatório e ajuda a emagrecer: conheça todos os benefícios mamão, como usar e dicas!

O mamão é fonte natural de diversas vitaminas e minerais, beneficiando inúmeras funções e órgãos, como o suporte à digestão, ao sistema imunológico e ao coração. A fruta é produzida durante todo o ano em solo brasileiro. As suas sementes possuem aspecto gelatinoso e também são comestíveis, embora o seu sabor seja um pouco amargo e picante.

A fruta, bem como as outras partes do mamoeiro, contém papaína, uma enzima que ajuda a digerir as proteínas. Essa enzima é especialmente concentrada na fruta ainda verde e é utilizada na fabricação de suplementos digestivos, além de ser um ingrediente adicionado em algumas gomas de mascar.

Vídeo:

Propriedades e benefícios do mamão

Veja a seguir como as propriedades do mamão proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o mamão afinal?

1. Previne enjoos e melhora a constipação

Tomar suco de mamão e comer a fruta madura ajuda na digestão dos alimentos. A presença de ácido fólico, vitamina C e vitamina E no mamão também ajuda a prevenir enjoos. As fibras trazem benefícios do mamão como o aumento dos movimentos intestinais, melhora da evacuação e alívio da passagem das fezes, reduzindo assim os efeitos da constipação.

2. Promove a saúde cardíaca

Comer mamão pode ser útil para a prevenção da aterosclerose e doenças do coração. Por ser uma excelente fonte de vitamina A, C e antioxidantes, o seu consumo ajuda a evitar a oxidação do colesterol e formação placas perigosas que podem causar ataques cardíacos ou derrames.

O mamão também é uma boa fonte de fibra, o que pode reduzir os níveis elevados de colesterol, e ácido fólico, diminuindo riscos de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

3. Dá suporte ao sistema imunológico

As vitaminas C e A, que são desenvolvidas no organismo a partir do betacaroteno, presente em abundância no mamão, são necessárias para o bom funcionamento do sistema imunológico. Dessa forma, o consumo frequente ajuda na prevenção a uma série de doenças infecciosas, já que um único mamão pode cobrir mais de 200% da necessidade diária de vitamina C.

4. Atua como anti-inflamatório

O mamão contém enzimas como a papaína e quimopapaína que servem para ajudar a reduzir a inflamação e para melhorar a cicatrização de queimaduras. Além disso, os nutrientes antioxidantes encontrados no mamão, incluindo a vitamina C e o betacaroteno, são bons para reduzir a inflamação de doenças como asma, osteoartrose e artrite reumatoide.

5. Melhora a saúde dos olhos e a qualidade da visão

De acordo com um estudo publicado no Archives of Ophthalmology, o consumo de três ou mais porções de frutas diariamente pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), principal causa de perda de visão em idosos. Devido à presença do antioxidante betacaroteno no mamão, responsável pela cor alaranjada da fruta, ele ajuda a melhorar a saúde dos olhos e a qualidade da visão.

6. Pode proteger contra a artrite reumatoide

Há pesquisas que indicam que o consumo de alimentos ricos em vitamina C como o mamão pode proteger contra poliartrite, uma forma de artrite reumatoide que envolve várias articulações. A quimopapaína é a responsável pelos benefícios do mamão sobre o controle da artrite reumatoide e da osteoartrose.

7. Ajuda a emagrecer

Mamão é uma fruta que não pode faltar na dieta de quem está planejando perder peso. Ele possui poucas calorias, tem uma quantidade considerável de fibras que ajudam a controlar a fome e tem propriedades que trazem benefícios do mamão ao funcionamento do intestino.

8. É bom para diabéticos

Embora o mamão seja naturalmente doce, ele tem baixo teor de açúcar (8,3g em um copo de mamão cortado). As vitaminas e fitonutrientes que ele possui impedem o desenvolvimento de doenças do coração advindas do diabetes, o que o torna uma excelente opção de alimento para integrar cardápios diabéticos.

9. Previne sinais de envelhecimento

Hábitos saudáveis como comer um mamão diariamente podem retardar o processo de envelhecimento. A presença de vitaminas C, E antioxidantes em sua composição ajudam a proteger a pele de radicais livres, diminuindo a incidência de rugas e o ressecamento da pele.

10. Promove o crescimento do cabelo

A vitamina A presente na composição do mamão é utilizada na produção de sebo, um composto que é crucial para manter os cabelos disciplinados, brilhantes e hidratados. A aplicação externa de extrato de mamão no couro cabeludo pode ajudá-lo a se livrar da caspa, causadora da queda de cabelos em muitas pessoas.

Os nutrientes presentes no mamão ajudam a evitar a perda de cabelo e têm propriedades que impulsionam o crescimento e o fortalecimento dos fios.

11. Pode ajudar a prevenir certos tipos câncer

O mamão é rico em antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides que previnem as células de sofrer danos pela ação dos radicais livres. Um estudo realizado pelo Departamento de Saúde da Harvard School mostrou que o betacaroteno, encontrado em abundância no mamão, também pode proteger contra certos tipos de câncer, além da mesma ação relacionada ao licopeno.

Dicas: como usar e aproveitar os benefícios do mamão!

Embora seja mais comum, no Brasil, consumir mamão maduro puro ou em saladas de frutas – veja aqui algumas receitas de saladas de frutas light, ele também pode ser usado de outras maneiras.

Por exemplo, apesar de a maioria das pessoas descartarem as sementes, elas são comestíveis, possuem um sabor apimentado e também oferecem benefícios à saúde. Elas podem ser mastigadas puras ou misturadas em molhos e saladas para dar um sabor picante.

Para aproveitar os benefícios do mamão, experimente fazer essas receitas de vitamina de mamão para emagrecer. Outra opção de consumo é o suco de mamão, que pode ser misturado com outras frutas para variar sabor e nutrientes.

No México, por exemplo, o mamão cortado é misturado com coentro, gengibre e pimenta jalapeño para fazer um creme que eles servem para comer com camarão e outros frutos do mar. Já em alguns países da Ásia, o mamão é batido no liquidificador com morango e iogurte e servido como uma sopa fria para abrir uma refeição.

Na Tailândia, o mamão mais verde é fatiado finamente e temperado com limão, sal, azeite e hortelã e servido como salada.

Possíveis reações alérgicas

Apesar de todos os benefícios do mamão, é necessário estar atento às reações alérgicas. O látex é uma substância que se desenvolve naturalmente no mamão e é utilizado comercialmente como amaciante para carnes, na fabricação de vários cosméticos para a pele e em certas gomas de mascar. No entanto, se uma pessoa for alérgica ao látex, ela possivelmente também poderá ser alérgica ao mamão.

Vídeos bônus:

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do mamão? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (135 votos, média: 4,37 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

25 comentários em “Benefícios do Mamão – Para Que Serve, Como Usar e Dicas!”

  1. Assim como este foi um ótimo comentário, de outras frutas também o é.
    No entanto, não podemos esquecer que, como todas as frutas, o mamão é AUXILIAR na
    prevenção de doenças e não na cura e além disso, a prevenção não é total.
    Pela manhã, como frutas, nunca faltando mamão, ameixinha, maçã e banana, além de outras que variam com a época do ano. São 50 anos comendo frutas pela manhã no lugar do pão e assim mesmo, com 76 anos tenho artrose, diabete e taxa de colesterol exagerada, refluxo gastro-esofágico e já fiz troca de válvula cardíaca. Talvez se eu não comesse essas frutas a situação fosse muito pior. Controlo a diabete e excesso de colesterol com remédios indicados pelo médico, chapoeirada ( folha de mamão, pata de vaca e folha de moringa) e com tudo isto, mantenho as taxas de glicose e colesterol dentro dos limites normais.
    Parabéns pelo artigo.

  2. Maravilhosas informações ! Com certeza muitas pessoas são beneficiadas direta e indiretamente . Vocês estão de ?Parabéns ????