Mastectomia: o que é, quando é necessária e tipos 

publicado em

Mastectomia é o termo usado para a cirurgia de remoção da mama, indicada para tratamento ou prevenção do câncer de mama. A mastectomia masculinizante, por sua vez, é realizada por homens trans que desejam retirar a mama durante a transição de gênero.

Quando uma mulher apresenta tumores malignos na mama, normalmente recomenda-se a remoção parcial ou total da mama. Além disso, mulheres com um alto risco para desenvolver câncer de mama, mesmo sem apresentar sintomas, podem optar pela mastectomia preventiva, a remoção da mama antes do surgimento do câncer.

Pacientes que passaram pela mastectomia podem optar pela reconstrução da mama imediatamente após a mastectomia ou por um tempo depois da remoção da mama. Em geral, a cirurgia de remoção leva 3 horas de duração, podendo demorar mais tempo se a reconstrução for realizada em seguida à mastectomia.

Quando ela é indicada?

A mastectomia preventiva é indicada se você estiver um risco alto para câncer de mama, principalmente, relacionada ao histórico de câncer de mama na família. Outras situações onde a mastectomia é indicada incluem:

  • Presença de câncer de mama inflamatório, câncer raro que deixa a mama com sintomas de inflamação, como dor, inchaço e vermelhidão.
  • Pessoas com câncer de mama que não podem fazer radioterapia.
  • Pessoas que preferem a cirurgia de remoção do que passar pela radioterapia.
  • Indivíduos que já trataram o câncer de mama com radioterapia e procuram outra alternativa para a cura do câncer de mama.
  • Quando o tumor é maior que 5 cm.
  • Mulheres grávidas com câncer de mama que não podem fazer radioterapia por promover riscos ao feto.
  • Presença de mutação genética BRCA, relacionada ao desenvolvimento do câncer de mama.
  • Histórico de mais de um familiar já diagnosticado com câncer de mama.

Tipos de mastectomia

Cirurgia na mama
Existem algumas opções e tipos de mastectomia diferentes

Os tipos de mastectomia que podem ser realizados incluem:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Mastectomia padrão: onde toda a mama é removida, incluindo o mamilo, aréola, fáscia (cobertura do músculo peitoral) e a pele que cobre a mama.
  • Mastectomia poupadora de pele: toda a mama é retirada, incluindo o mamilo e a aréola, mas a pele responsável por cobrir a mama é mantida.
  • Mastectomia poupadora de mamilo: cirurgia que também mantém a pele que cobre o peito, conservando ainda o mamilo e a aréola da paciente. Para realizar esse tipo de mastectomia, normalmente, os médicos realizam uma biópsia das partes que a pessoa queira conservar para identificar se há células cancerígenas e, se houver, o mamilo deve ser removido.
  • Mastectomia radical: um procedimento menos utilizado, onde é feita a remoção de todo tecido mamário, a pele, os músculos atrás da mama e os linfonodos da axila.
  • Mastectomia radical modificada: similar à mastectomia radical, com a exceção de que o músculo peitoral é preservado.
  • Mastectomia dupla ou bilateral: é a remoção de ambas as mamas.

A mastectomia poupadora de pele e de mamilo podem representar mais risco para desenvolvimento de um novo câncer na mama. Entretanto, avanços na técnica das cirurgias tentam diminuir esse risco. 

A escolha pelo tipo de mastectomia que será realizada dependerá muito do tipo de câncer, do grau de desenvolvimento do tumor, das recomendações médicas e das preferências do paciente. Os riscos e benefícios de cada tipo devem ser avaliados com atenção para evitar a recidiva da doença.

Em caso de remoção dos mamilos, eles também podem ser reconstruídos através de tatuagens, cirurgia de correção de mamilo ou ambos.

Pré e pós-operatório

Antes do procedimento cirúrgico, você será instruída sobre todos os procedimentos da cirurgia e sobre como ela poderá afetá-la de forma física e psicológica. Por isso, além do acompanhamento da equipe cirúrgica, é recomendado que se tenha também um acompanhamento psicológico.

  Continua Depois da Publicidade  

A equipe médica deve informar quais as possíveis complicações e sobre a possibilidade de reconstrução da mama.

Todo o procedimento operatório será realizado após a aplicação da anestesia geral. Então, alguns cortes serão realizados para retirada do tumor mamário ou remoção completa do tecido mamário. 

No fim da cirurgia, dois tubos de drenagem serão colocados para evitar que fluídos corporais se acumulem no espaço da mama e, após alguns dias do pós-operatório, eles serão retirados.

Ainda no pós-operatório, você se sentirá dolorida por alguns dias, o que poderá ser aliviado com a ajuda de analgésicos. Após, normalmente, 1 a 3 dias de observação no hospital, você poderá ter alta e precisará seguir com o repouso por algumas semanas até a cicatrização completa da cirurgia.

É recomendado o retorno ao médico para que ele possa avaliar se a recuperação está ocorrendo da forma planejada. Se você observar sinais de dor, infecção ou atraso na cicatrização, consulte o seu médico imediatamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns efeitos colaterais do pós-operatório podem incluir:

  • Dor e inchaço no local da cirurgia.
  • Linfedema, se os linfonodos forem retirados.
  • Hematomas no local.
  • Seroma, o acúmulo de um líquido claro no local da mastectomia.
  • Dificuldade para mover os braços e o ombro.
  • Dormência no peito ou braço.
  • Síndrome de dor pós-mastectomia, que é a dor e dormência crônica na parte superior do tórax, axila e braço.
  • Depressão. 

Reconstrução mamária

Mastectomia
A reconstrução mamária é opcional para pacientes que passarem pela mastectomia

A reconstrução mamária tem como objetivo substituir o tecido removido na mastectomia. Sendo assim, as pacientes podem optar pela reconstrução da mama ou não. Essa operação pode ocorrer imediatamente após o procedimento de mastectomia ou muito tempo (meses ou anos) depois da mastectomia.

Nesse caso, implantes ou um tecido de outras áreas do corpo podem ser utilizados para reconstruir a mama.

Mastectomia masculinizadora

A mastectomia masculinizadora pode ser optada ou não por homens transgêneros durante o processo de redesignação de gênero. Ela visa dar um contorno masculino na parede do tórax de homens trans e, assim, melhorar o processo de identificação de gênero.

Fontes e referências adicionais

Você precisa ou pretende passar por uma mastectomia? Por que motivo ou indicação médica? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário