Mel é Bom para o Cabelo?

Especialista:
atualizado em 15/05/2020

Confira se é verdade que mel é bom para o cabelo ou se não vale a pena aplicar esse alimento no fios para cabelos mais saudáveis.

Com os níveis de poluição piorando a cada ano, especialmente em cidades metropolitanas, a secura e os poluentes torna os cabelos fracos e quebradiços, o que causa queda e enfraquecimento.

Mas a poluição não é a única responsável pelo cabelo fraco. Muitas tendências acabam influenciando as pessoas sem que elas realmente pensem se é adequada para o seu cabelo ou se trata apenas de mais uma moda temporária que brevemente irá desaparecer. Sendo assim, acabam expondo seus fios a procedimentos severos que utilizam produtos químicos muito fortes.

Até mesmo alguns shampoos não são adequados para recuperar os fios depois de tantas químicas utilizadas, porque a maioria dos encontrados no mercado contêm sulfato, o que enfraquece ainda mais o cabelo.

É por isso que os remédios naturais são os mais apropriados para o cabelo. Eles proporcionam os nutrientes naturais necessários e também não provocam efeitos colaterais.

É muito comum se deparar com dicas que dizem para usar iogurte, ovos e assim por diante para obter um cabelo bonito e saudável, e o mel é um desses ingredientes. Falando nessas dicas, veja se café é bom para o cabelo e confira também se vinagre é bom para o cabelo.

A maioria das pessoas conhecem o mel como um adoçante alternativo que contribui para uma dieta e estilo de vida mais saudável, e de fato existem muitos benefícios do mel para a saúde, mas não são todas que sabem que o mel é bom para o cabelo, de fato.

O alimento possui propriedades condicionantes e se trata de um ótimo ingrediente para impulsionar o crescimento. Esse ingrediente natural é um emoliente, o que significa que não permite que a umidade desapareça, e em vez disso, a retém para dar uma textura macia e suave aos fios ao mesmo tempo faz com que ele fique brilhante e saudável, além de cuidar do couro cabeludo.

O mel é bom para o cabelo também por ser rico em propriedades antioxidantes, o que reduz a quebra, perda e mantêm o cabelo forte e saudável, além de conter propriedades antibacterianas responsáveis por evitar infecções no couro cabeludo que podem causar coceira, inchaço, vermelhidão e afetar o crescimento do cabelo.

Benefícios do mel para o cabelo

  1. Por ser rico em vitaminas e minerais, ao usá-lo em sua rotina de cuidados capilar irá deixar seus fios mais macios, brilhantes e muito mais saudáveis.
  2. O mel é um umidificador, e por isso tem a tendência de manter a perda de umidade do couro cabeludo. Ele também contém um alto teor de açúcar, que também mantém a umidade, reforçando os folículos e reforçando os fios.
  3. Por ser um antioxidante natural, ele tende a tornar o couro cabeludo saudável e estimula o crescimento do cabelo.
  4. O mel é bom para o cabelo porque se trata de um emoliente, uma característica de condicionador, e isso faz com que ele seja um incrível condicionador que irá suavizar os seus fios.
  5. Por ser um emoliente, ele também aumenta a força dos folículos pilosos, que são responsáveis pelo desenvolvimento do cabelo.
  6. Se o seu cabelo está seco ou o aumento da poluição e exposição direta ao sol os deixou sem vida, usar o mel pode trazer de volta o brilho perdido.
  7. O mel também é um clareador natural, e por isso serve como um método natural de adicionar luzes sutis ou levantar um pouco a cor dos fios.

Para obter um efeito mais intenso, combine o mel com o seu condicionador favorito e adicione um pouco de suco de limão. Agora, caso você queira escurecer o seu cabelo, use o melaço como um substituto.

Outro motivo pelo qual o mel é bom para o cabelo é que ele também é composto por qualidades antibacterianas e antissépticas, o que previne o seu couro cabeludo de infecções ou psoríase e tende a manter o couro cabeludo limpo e livre de caspas e coceiras.

Como usar mel para o cabelo

Há várias maneiras de aplicar e receitas que são fáceis de fazer em casa.

Você não irá precisar necessariamente de investir em shampoos com mel – em vez disso, apenas terá que fazer máscaras caseiras e em poucos minutos irá obter o mesmo resultado.

Veja agora algumas maneiras de usar mel no cabelo.

1. Mel e água

A maneira mais fácil de usar o mel para tratar do cabelo e couro cabeludo é usando apenas mel e água.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 9 colheres de sopa de água.

Em uma tigela, dilua o mel com a água e mexa até que esteja bem misturado. Massageie essa mistura no couro cabeludo e o espalhe por todo o cabelo até que esteja coberto da raiz até as pontas.

Deixe agindo por 3 horas e em seguida lave com água fria ou morna e shampoo.

2. Máscara de ovo com mel

O ovo é um ingrediente rico em proteínas e vitaminas que são essenciais para o cabelo. Junto com o mel, ajuda a suavizar e dar brilho.

Ingredientes:

  • 2 ovos.
  • 3 colheres de sopa de mel de preferência orgânico.
  • 2 ½ colheres de sopa de óleo de coco ou azeite.

Bata os ovos e o óleo e em seguida adicione lentamente o mel. Misture bem e aplique por todo o cabelo.

Mantenha o cabelo coberto com uma toalha ou uma touca de banho durante cerca de 60 minutos e depois lave o cabelo com qualquer shampoo para eliminar o cheiro dos ovos ou o excesso de óleo.

Essa máscara deixará os fios extremamente macios, fortes e brilhantes.

3. Máscara de mel orgânico com shampoo

Como o mel é bom para o cabelo e um limpador eficaz, quando combinado com o shampoo se torna um potente tratamento para o crescimento do cabelo e muito fácil de usar.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de shampoo;
  • 1 colher de sopa de mel.

Misture em um pote o mel e o shampoo e dilua a mistura com um pouco de água.

Molhe o cabelo e em seguida aplique a mistura de shampoo para lavá-lo. Repita isso duas vezes por semana.

4. Vinagre de maçã e mel

O vinagre de maçã contém as enzimas e os nutrientes necessários para condicionar o cabelo além de selar os folículos e cutículas proporcionando força e brilho.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 3 a 6 gotas de óleo essencial – opcional.

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e com um batedor ou uma colher misture bem até formar uma máscara suave.

Aplique essa máscara no cabelo usando os dedos e passe pelos fios e couro cabeludo.

Deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos e em seguida lave bem o couro cabeludo e os fios. Será necessário cerca de 2 a 3 lavagens para retirar toda a máscara.

Não será necessário usar shampoo.

5. Máscara de azeite de oliva e mel

O azeite de oliva é considerado um condicionador natural e que também melhora a saúde do cabelo, enquanto que o mel melhora o crescimento dos fios. Veja todos os benefícios do azeite para o cabelo em detalhes.

Ingredientes:

  • Meia xícara de mel;
  • ¼ de xícara de azeite de oliva;
  • ¼ de xícara de soro de leite coalhado (opcional).

Misture bem o mel e o azeite e coloque por 30 segundos no micro-ondas.

Assim que a mistura esfriar, adicione o soro de leite coalhado e mexa.

Aplique essa mistura uniformemente por todo o cabelo e deixe por cerca de 30 minutos. Para evitar que essa mistura escorra, use uma touca plástica.

Lave o cabelo com água fria ou morna e shampoo. O ideal é aplicar essa máscara de 2 a 4 vezes por mês.

6. Mel e Aloe Vera

Essa máscara é ideal para eliminar a caspa e ao mesmo tempo acalma o couro cabeludo e equilibra o pH.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de gel de aloe vera;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa de iogurte.

Em uma tigela, misture todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea.

Aplique esta máscara por todo o seu cabelo e couro cabeludo e deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, lave com água fria ou morna e shampoo.

Você pode repetir esse procedimento uma vez por semana.

7. Máscara de mel e abacate

O abacate é uma fruta conhecida por ter antioxidantes que evitam danos e aumentam a saúde do couro cabeludo, além de conter óleos que nutrem e condicionam o cabelo.

Ingredientes:

  • ½ xícara de mel;
  • 1 abacate maduro.

Misture meia xícara de mel com um abacate maduro e aplique esta mistura uniformemente em todo o comprimento do cabelo.

Deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos e em seguida lave e enxague de preferência com um shampoo e condicionar com mel. O aconselhável é usar essa máscara de 3 a 4 vezes por mês.

8. Leite de coco e mel

O leite de coco contém proteínas e gorduras essenciais que são necessárias para que o seu cabelo tenha força.

Ingredientes:

  • 200 ml de leite de coco;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Misture os ingredientes em uma tigela até obter uma mistura suave e aplique essa máscara ao seu cabelo e couro cabeludo. Deixe agir por uma hora e em seguida lave com água fria ou morna e shampoo.

O ideal é aplicá-la uma vez por semana.

9. Máscara de iogurte e mel

O iogurte nutre o cabelo com um ingrediente essencial que é a proteína, enquanto que o mel dá aos fios uma textura brilhante e macia.

Essa receita é especialmente indicada para quem tem o cabelo seco e sem brilho e acredita-se que ela também ajude na queda de cabelos.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 4 colheres de sopa de iogurte.

Misture bem o mel com o iogurte e em seguida use um pincel aplicador ou as mãos e massageie bem o couro cabeludo.

Certifique-se de cobrir todas as áreas possíveis, até mesmo as pontas dos fios e em seguida cubra o cabelo com uma toalha e deixe essa máscara por cerca de meia hora, depois basta enxaguar o cabelo corretamente.

Deixe o seu cabelo secar naturalmente e evite usar secadores de cabelo ou qualquer outra ferramenta de modelagem de cabelo aquecida.

10. Aveia e mel

Se você está com caspa ou problemas em seu couro cabeludo, esse tratamento é ideal para limpá-lo e acalmá-lo. Além disso, manter a saúde do couro cabeludo é crucial para o crescimento saudável dos fios.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de mel;
  • 2 colheres de sopa de aveia;
  • 1 colher de sopa de iogurte.

Misture todos os ingredientes até obter uma mistura suave e consistente e aplique por todo cabelo e couro cabeludo.

Certifique-se de que o seu cabelo esteja desembaraço antes de iniciar a aplicação.

Deixe agir por cerca de 20 a 25 minutos e em seguida lave com água fria ou morna e shampoo. Aplique essa máscara duas vezes por semana.

11. Máscara de mel com banana

Já sabemos por que o mel é bom para o cabelo, já as bananas são uma ótima fonte de vitamina B6, potássio e vitamina C, todas essenciais para o crescimento saudável dos fios.

Ingredientes:

  • Meia xícara de mel;
  • 2 bananas maduras;
  • ¼ de xícara de azeite de oliva.

O maior problema desta mascaá é que a banana às vezes fica presa ao cabelo, tornando-o difícil de lavar. Por isso, se preferir, você pode aumentar a quantidade de azeite para tornar a mistura mais suave.

Misture os ingredientes até que eles se transformem em uma mistura suave e consistente.

Aplique em seu cabelo e couro cabeludo uniformemente e deixe por cerca de 20 minutos. Se preferir, use uma touca de banho para evitar sujeita.

Em seguida, lave a máscara com água fria ou morna e shampoo. Penteie o cabelo ainda no banho para se livrar dos pedaços de banana e enxague novamente.

É aconselhável é usar essa máscara de 3 a 4 vezes por mês.

Essas são apenas algumas máscaras de mel para o cabelo. Há várias que você pode fazer em sua própria casa com ingredientes fáceis e acessíveis.

Veja qual é a melhor para as suas necessidades e volte a ter um cabelo e couro cabeludo saudável.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que mel é bom para o cabelo? Já experimentou alguma máscara com as citadas acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário