Vinagre é Bom para o Cabelo?

Confira se é verdade que vinagre é bom para o cabelo ou se não vale a pena usar esse produto nos fios para caspa, queda e frizz.

Quando pensamos no vinagre, é normal que nossa mente associe o ingrediente à culinária, tendo em vista que o produto é um item que costuma ser utilizado na preparação de molhos empregados para temperar carnes, frangos, peixes e saladas. Por exemplo, conheça essas receitas de bolinho de vinagre assado light.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, mais do que isso, o vinagre também é um daqueles produtos versáteis, com funcionalidades que não se resumem à culinária. Tanto que existem inúmeros benefícios do vinagre.

Existem pessoas que usam o ingrediente para limpar sujeiras do mouse e do computador, polir tesouras, higienizar persianas, tirar marcas de copo dos móveis, remover manchas dos carpetes, dentre diversas outras utilidades.

Mas será que entre as funcionalidades do produto estão incluídos benefícios aos cabelos? Ou não é tão indicado assim utilizar o ingrediente nos fios?

Será que o vinagre é bom para o cabelo?

De acordo com informações, são diversos os argumentos de quem defende que o vinagre é bom para o cabelo.

Um deles está baseado no fato de que o vinagre de maçã é uma substância ácida, tanto que contém o ácido acético em sua composição.

Como um cabelo quebradiço, opaco e frisado (com frizz) tende a ser mais alcalino na escala do pH (lembre-se que ácido e alcalino são opostos), acredita-se que uma substância ácida como o vinagre de cidra de maçã poderia ajudar a diminuir o pH dos fios e devolver um equilíbrio à saúde dos cabelos.

Outra ideia é que por possuir propriedades antimicrobianas, o vinagre de maçã conseguiria colaborar com o controle de bactérias ou fungos que podem resultar em problemas nos cabelos e no couro cabeludo como pequenas infecções ou coceiras.

Mais uma crença que sustenta que este tipo de vinagre é bom para o cabelo é que ele possui alfa-hidroxi-ácidos, que contribuem com a esfoliação da pele do couro cabeludo, além de serem anti-inflamatórios, o que pode ajudar em relação à caspa.

Uma das maneiras mais fáceis e baratas de se livrar do acúmulo de resíduos de produtos capilares nos fios e no couro cabeludo, que podem deixá-los opacos e sem vida, é justamente utilizar o vinagre de cidra de maçã nos cabelos.

Ele ajuda naturalmente na hidratação capilar, ao mesmo tempo em que sela a camada exterior dos fios. O ingrediente pode ser especialmente útil também para quem tem cabelos cacheados.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, mesmo que você conheça alguém que tenha testado e aprovado o uso do ingrediente para essas finalidades, garantindo que o vinagre é bom para o cabelo, lembre-se de que cada pessoa possui um tipo de diferente de cabelo. Logo, o que dá certo e não provoca reações em uma pessoa pode dar errado e resultar em efeitos colaterais em outra.

Por isso, vale a pena conhecer o ponto de vista científico

Mas o que será que a ciência tem a dizer? Há evidências que sustentam que o vinagre é bom para o cabelo? Bem, a má notícia é que não existem pesquisas que testaram diretamente os benefícios do vinagre de maçã em relação aos fios capilares.

Segundo encontramos, não existem estudos que possam servir de suporte para a ideia de que o ingrediente serve para auxiliar a lidar com a caspa e o ressecamento do couro cabeludo, além de existir pouca ou nenhuma evidência de que o vinagre de cidra de maçã apresenta vitaminas em quantidades perceptíveis o bastante para influenciar a saúde dos cabelos.

Como se não bastasse, não há pesquisas que comprovem que o vinagre contém alfa-hidroxi-ácidos e não existem dados que demonstrem que o vinagre é anti-inflamatório. Na realidade, o ingrediente tem ácidos muito cáusticos e se for usado erroneamente pode provocar inflamação no lugar de revertê-la.

No entanto, o efeito potencial do produto sobre o pH para auxiliar a saúde capilar pode ter algum tipo de fundamento. Isso porque um estudo de autoria de pesquisadores brasileiros sobre o pH de shampoos apontou que uma alcalinidade elevada pode contribuir com a fricção, a quebra e o ressecamentos dos cabelos.

Os autores argumentaram que a maioria dos produtos para os cabelos não trata o pH capilar como deveriam e que a maior parte dos shampoos deveria ser alcalina.

Com isso, por ser uma substância altamente ácida, o vinagre de cidra de maçã poderia ajudar a equilibrar o pH, podendo, assim, em tese, contribuir com a maciez, a força e o brilho dos cabelos.

Considerando tudo isso, especialmente para quem sofre com graves problemas capilares ou no couro cabeludo, é essencial procurar a orientação de um dermatologista antes de testar receitas com vinagre para os cabelos.

A questão da queda de cabelos

A dermatologista e professora clínica assistente de dermatologia na Escola de Medicina, Icahn Debra Jaliman, afirmou que um couro cabeludo saudável é fundamental para manter os fios saudáveis e prevenir a perda capilar.

Para Jaliman, o vinagre de cidra de maçã pode manter o couro cabeludo protegido, auxiliando a afastar as bactérias e mantendo um nível equilibrado de pH.

Porém, a Belgravia Centre, clínica especializada no tratamento de queda capilar do Reino Unido, alertou que o vinagre de cidra de maçã não é capaz de curar a queda de cabelo, avisando que o único benefício real que eles conhecem é que o ingrediente pode funcionar em um bom enxágue clarificante, já que auxilia a remover vestígios do acúmulo de produtos no couro cabeludo.

A clínica ainda apontou que esse acúmulo deixado pelos shampoos e outros produtos para os cabelos pode obstruir os folículos, favorecendo o desenvolvimento de problemas no couro cabeludo como caspa e podendo resultar, em casos extremos, na perda capilar.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você sofre com a queda de cabelo, o melhor a se fazer é procurar o auxílio de um bom dermatologista para descobrir a origem do problema e tratá-lo de maneira eficiente e segura.

Cuidados ao usar o vinagre para os cabelos

É necessário ter cautela ao aplicar o vinagre de maçã nos fios porque, na tentativa de utilizar o produto para reequilibrar os cabelos, é possível cometer excessos em relação à quantidade e frequência de uso.

Por conter o ácido acético em sua composição, uma substância conhecida por ser cáustica, o ingrediente pode provocar irritação na pele. Com isso, é fundamental seguir a orientação de sempre diluir o vinagre na água antes de passar na pele. Caso o seu enxágue com o produto esteja muito forte, recomenda-se tentar diluí-lo mais.

Outro cuidado importante é o de evitar deixar que o vinagre entre em contato com os olhos. Entretanto, se isso acontecer, lave-os rapidamente com água.

Se ao utilizar o ingrediente você perceber que o seu couro cabeludo piorou em vez de melhorar, abandone o uso do produto. Na presença desta ou de qualquer outra reação adversa ao vinagre, vale a pena procurar o auxílio médico, mesmo que o sintoma em questão não aparente ser tão grave assim.

Isso é necessário para verificar a real seriedade do problema, receber o tratamento apropriado e saber se pode continuar a usar o vinagre para os cabelos ou não.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que vinagre é bom para o cabelo? Já experimentou usar em seus fios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário