Melancia com Leite Faz Mal?

Especialista:
atualizado em 25/12/2019

Refrescante e saborosa, a melancia também é nutritiva – serve como fonte de diversos nutrientes importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo como potássio, cobre, vitamina A, vitamina B5 e vitamina C.

Com isso, ela está associada a benefícios como: auxiliar a hidratação do corpo, contribuir com a saúde do coração, fornecer antioxidantes ao organismo e ajudar a saúde dos olhos, da pele, dos cabelos e da digestão.

Presente na nossa vida desde que éramos crianças, o leite de vaca é conhecido por ser fonte de proteínas e cálcio, além de conter carboidratos, colina (vitamina do complexo B), potássio. É possível encontrar ainda versões da bebida que são fortificados com a vitamina A e a vitamina D.

Além disso, benefícios como o auxílio à redução da progressão da osteoartrite (condição que atinge as articulações e é caracterizada pela degeneração das cartilagens, sendo acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas) e a colaboração com a saúde dos ossos já foram atribuídos ao leite.

Mas você já pensou se combinar a melancia com leite faz mal?

Será que misturar melancia com leite faz mal? 

Muita gente que jura de pé junto que comer melancia com leite ao mesmo tempo pode prejudicar a nossa saúde. Basta dar uma pesquisada na internet que achamos muitos relatos e questionamentos sobre isso.

Entretanto, antes de nos desesperar depois de consumir essa combinação e acreditar que melancia com leite faz mal, precisamos recorrer a fontes seguras que nos esclareçam essa dúvida.

Pois bem, ao pesquisarmos sobre esse questionamento, encontramos médicos classificando a afirmação como um mito e afirmando que na área de cuidados com a saúde as palavras bom e mal não são utilizadas.

De maneira geral, a melancia e o leite são alimentos considerados saudáveis. Entretanto, os dois são ricos em açúcar e devem ser limitados ou evitados por pessoas com diabetes ou obesidade.

O médico gastroenterologista Andrew Seibert também respondeu a um questionamento similar e afirmou que não existe preocupação alguma em relação ao fato de tomar leite depois de consumir a melancia.

No mesmo sentido, uma publicação que abordou mitos e verdades a respeito da melancia informou que é falsa a ideia de que a melancia não pode ser misturada com o leite. Uma mostra disso é que os dois ingredientes aparecem juntos em diversas preparações culinárias como sorvete de melancia, mousse de melancia e pudins, por exemplo.

Por outro lado: o aumento dos gases

Quando avaliamos se misturar melancia com leite faz mal, encontramos que geralmente não acontece nada com uma pessoa que come uma fatia de melancia, daquelas no formato de triângulo e, então, toma leite.

No entanto, essa combinação entre a melancia e o leite pode fazer com que a pessoa tenha mais gases do que o habitual, segundo alguns relatos.

Caso passe mal ao comer melancia com leite

Como vimos, não é de se esperar que misturar a melancia com o leite provoque maiores incômodos do que a elevação dos gases. Entretanto, se acontecer de você passar mal ao consumir a fruta e a bebida simultaneamente, procure a ajuda de um médico para descobrir o que pode ter provocado o problema.

Pode ser que você tenha ingerido um leite e/ou uma melancia estragado e existe também a possibilidade de que você tenha alguma alergia ou intolerância a algum desses alimentos ou a uma substância presente na composição deles.

De qualquer maneira, é compartilhando com o médico os sintomas experimentados e sendo examinado pelo profissional que dará para descobrir o que pode ter originado o mal-estar.

Você já tinha ouvido falar que melancia com leite faz mal? Já experimentou alguma receita que misture os dois ingredientes e teve algum sintoma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Melancia com Leite Faz Mal?”

  1. Um fato que aconteceu hoje na minha cidade me fez procurar informações, uma criança de 4 anos morreu de congestão apos comer melancia e tomar leite com chocolate.. Fiquei muito assustada.

  2. Quando eu era criança,comi farofa de ovos em seguida comi melancia,gente tive uma dor de estomago fortissima,e minha mae ainda tinha me avisado e eu teimei.

  3. Tenho 19 anos. Há 6 dias comi fatia de melancia e alguns minutos depois minha mãe fez mingau e comi, estou com queimação até mesmo depois de beber água desde então, tive diarreia e excesso de gases. Tenho hérnia de hiato e gastrite, mas quando fui diagnosticada o médico não passou nenhum tratamento e nem remédio.

  4. quando criança meus avos plantavam melancia, como não era permitido come-las, ao chegarmos em casa nos era oferecido leite e se não tomassemos era porque tinhamos comido melancia, leite com melancia matava. Eu tinha meus seis anos.
    Hoje comi melancia e tomei cafe com leite em seguida. Minha idade, 64 anos.