Melão Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Melão naturalmente contém poucas calorias, é rico em nutrientes vitais e pode te ajudar de várias formas. Vamos explorar se o melão engorda ou emagrece?

Poucas Calorias

Melões, melancia e melões verdes são alimentos de baixa densidade enérgica. Alimentos com baixa densidade enérgica oferecem poucas calorias em um grande volume de alimento. Melancia, melão e melão verde têm 46, 53 e 61 calorias por xícara de fruta picada, respectivamente. Escolher melão como acompanhamento em vez de pêssegos enlatados te faz ingerir 81 calorias a menos. A grande quantidade de água no melão te ajuda a se sentir saciado, o que pode te ajudar a controlar a quantidade de alimentos e calorias que você ingere quando está tentando perder peso. Um estudo publicado na edição de Setembro/Outubro de 2008 do “Journal of Parenteral and Enteral Nutrition” indica que alimentos com baixa densidade calórica e pouca gordura podem ajudar a reduzir o peso e o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Um melão grande inteiro contém apenas 275 calorias. Isso é relativamente pouco, caloricamente falando, para mais de 5 xícaras de fruta picada, e por isso podemos dizer que o melão emagrece.

O melão verde contém um pouco mais de calorias, e a melancia um pouco menos. Cada 5 xícaras picadas (aproximadamente um melão grande) tem 265 calorias, melão verde 306 e melancia 228. Cinco xícaras de melão é o equivalente calórico a 2 ovos pochê e 2 fatias de torrada integral, mas com 3 gramas a mais de fibras e 10 a menos de gordura.

Nutricionalmente denso

Os nutrientes nos melões são partes importantes da sua dieta, já que eles contém vitamina C e vitamina A. O melão contém a maior quantidade das duas vitaminas, com 56 mg de vitamina C e 264 mcg de vitamina A, o que é cerca de 30% da necessidade de vitamina A de um homem e 37% da de uma mulher. Outros nutrientes no melão que podem te ajudar a comer uma dieta balanceada enquanto perde peso são o potássio, ácido fólico, selênio e colina. O Dietary Guidelines de 2010 aconselha que adultos que ingerem entre 1400 e 1800 calorias por dia precisam de 1,5 xícara da fruta por dia para ter uma nutrição adequada, tanto durante uma dieta quanto durante manutenção de peso.

Um melão oferece 7,3 gramas de fibras, mais de um quarto da quantidade diária recomendada. Mas isso não é a única coisa que torna o melão saciante. Como animais, somos programados para consumir alimentos até que obtenhamos o máximo de nutrição. Se nós, como a maioria das pessoas, comermos uma refeição pobre em nutrientes, nossos corpos não ficarão satisfeitos independente se já atingimos nossa necessidade calórica ou não. Quando comemos alimentos que são nutricionalmente densos, nossos corpos recebem o sinal de que alcançamos a meta, e finalmente nos sentimos satisfeitos.

Da mesma forma, nossos estômagos possuem uma certa capacidade. Ao comer porções menores por um tempo, pessoas que fazem dieta geralmente buscam reduzir o volume de seus estômagos, assim eles podem comer menos dos mesmos tipos de alimentos e ainda se sentirem cheios.

E se você apenas comesse um tipo de alimento inteiramente diferente? Um melão e cheio de água e fibras (27% e 29% dos valores diários, respectivamente), permitindo que você encha muito mais do volume do estômago do que aquela refeição de ovos e torradas. Como resultado, você se sente cheio e sai da mesa antes, assim consumindo menos calorias.

Digestão rápida

Melões são digeridos em 15 a 30 minutos, assim como sucos. Ele é de longe o mais rápido de qualquer alimento sólido. Entre 4 da manhã e meio dia, seu corpo está passando por um período de desintoxicação diário, chamado ciclo de eliminação, uma importante ferramenta na perda de peso. Digestão de alimentos custa energia, então comer uma coisa que é digerida rápida e facilmente deixa que seu corpo dedique a maior parte da sua energia à desintoxicação.

Apenas perceba que se você acha que melões te deixam inchado e te dão gases, pode ser que você não esteja combinando alimentos corretamente.

Fácil de preparar

Se você está com pressa de manhã, você pode apenas cortar um pela metade, pegar uma colher e sair. No trabalho, você pode tirar as sementes e começar a comer com a colher direto, sentado na sua mesa. Você nem precisa de uma tigela.

Você também pode retirar a casca rapidamente e cortar o melão em cubos para servir em uma tigela grande. Tente manter uma tigela no escritório – assim você pode usá-la para comer o melão sem ter que sempre levar uma de casa. E funciona perfeitamente para preparar a salada do almoço, também.

Estratégias

Quando você substitui alimentos altamente calóricos por melão, o melão emagrece, pois você reduz sua ingestão de calorias, o que é uma necessidade para perder peso. Coma 1,5 xícara de melão e 1 xícara de iogurte grego para um café da manhã com menos de 200 calorias. Use meia xícara de melão como um lanche de manhã ou à tarde. Combine o melão com outras frutas frescas para uma salada de frutas ou como uma cobertura para sorvete ou iogurte sem gordura. Embora o melão possa te ajudar a alcançar suas metas de perda de peso, evite comer apenas melão, já que seu corpo precisa da proteína das carnes e feijão, carboidratos complexos de pães e vegetais, produtos de leite e gorduras saudáveis.

Considerações de Perda de Peso

Reduzir suas calorias e limitar a quantidade de doces processados que você come pode te ajudar a perder peso. Diferente de sobremesas processadas, o melão possui açúcares naturais, o que ajuda a satisfazer sua vontade de comer doces e pode te ajudar a resistir alimentos mais calóricos e menos saudáveis como sobremesa. Uma publicação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças indica que o melão emagrece e te ajuda a manter um peso saudável.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Para você, o melão engorda ou emagrece? Com que frequência e quantidade você costuma ter o melão em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (47 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

5 comentários em “Melão Engorda ou Emagrece?”

  1. Boa tarde . O melao me faz muito bem a noite. Depois das 9h. Relaxo e tenho uma noite tranquila. Super calmante. Quem sabia que o melao serve é um excelente calmante. ?

  2. Como melão todos os dias. Uma fatia suculenta pela manhã, outra quando chego do serviço, por volta das seis e se sinto fome, outra fatia por volta das nove da noite, mas, um pouco menor. Desde que comecei a come-lo, percebi que perdi peso e medidas, aquelas gordurinhas localizadas, principalmente. Minha digestão também melhorou 100 %.

  3. Um artigo desses não pode ser levado a sério. Como se pode afirmar que uma xícara de melão verde picado tem 61 gramas? Detalhe para o 1, de 61… Qual o tamanho exato de uma xícara e de que tamanho é o picado do melão???!!! Como se pode afirmar que um melão grande inteiro tem 275 calorias????!!! Qual o peso de um melão grande? Por acaso, todos os melões grandes tem exatamente o mesmo peso? Penso que em casos assim, pelo menos um “aproximadamente” seria mais honesto. Mas o melhor mesmo seria informar as calorias conforme o peso do alimento. Informações como essas postadas aqui são no mínimo um sinal de negligência. Valeu o esforço, mas faltou qualidade.

    • Acho q vc não sabe ler direito,pois foi colocado o “aproximadamente “antes de citar a quantidade de calorias!!