Uva Passa Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 19/12/2019

Chamadas de doce da natureza, uvas passas são simplesmente uvas secas. Essa fruta é popular no mundo todo. Há inúmeras variedades de uvas passas e diferentes técnicas para secar essa fruta. A forma natural é secando ao sol, mas muitos produtores usam um processo mecânico. As uvas passas podem ser com ou sem sementes.

Elas estão entre os alimentos mais nutritivos. Mas só porque a uva passa é saudável, não quer dizer que elas são livres de calorias – e se você exagerar nas suas porções, comer uva passa engorda.

Valor Nutricional

Uvas passas são compostas de 67 a 72% de açúcar. Esse açúcar é frutose. Devido à natureza simples da frutose, as uvas passas são digeridas e oferecem energia quase que instantânea ao corpo.

Uvas passas são naturalmente livres de colesterol e gordura. Como um benefício, elas são ricas em antioxidantes. Esses antioxidantes são achados na forma de fenóis. Esses fenóis, flavonoides, procianidinas e hidroxicinâmicos ajudam a prevenir danos causados pelos radicais livres. Comparado às uvas, uvas-passas têm uma quantidade menor de antioxidantes devido ao processo de secagem.

Uvas passas contêm vitamina K, vitamina C, vitamina E e vitamina B. Especialmente para mulheres, uvas passas contêm o mineral boro, que promove a saúde óssea e previne a osteoporose. O boro ajuda o corpo a processar melhor o estrogênio e a vitamina D.

O ácido oleanólico e fitonutrientes nas uvas passas promovem a saúde das gengivas e dentes. Pesquisas mostraram que uvas passas podem ajudar a prevenir degeneração macular nos olhos. As fibras nas uvas passas podem ajudar a curar prisão de ventre e promover a saúde do trato digestivo.

Valor nutricional a cada 100gr:

  • 299 calorias
  • 0,5 gramas de gordura
  • 79 gramas de carboidratos
  • 59 gramas de açúcar
  • 4 gramas de fibras
  • 3 gramas de proteínas

Além disso, 100 gramas de uva passa te oferece 5% da sua dose recomendada de cálcio, 15% da sua dose recomendada de ferro e 16% da sua dose recomendada de potássio.

Cheque as embalagens antes de comprar sua uva passa, já que cada tipo varia e pode conter açúcar, sal ou outros ingredientes.

Densidade Enérgica

A densidade enérgica é um termo que descreve as calorias de um alimento em relação ao tamanho de sua porção. Alimentos com baixa densidade energética possuem porções generosas e poucas calorias. Uvas passas são um alimento de alta densidade enérgica, o que quer dizer que elas têm porções pequenas e muitas calorias. Isso quer dizer que uva passa engorda e não é a melhor escolha para perder peso. Entretanto, por ser rica em nutrientes, é uma escolha saudável com moderação.

Contagem de Calorias

Um único alimento raramente é responsável por perda ou ganho de peso – é a ingestão total de calorias que importa. Se você consome mais calorias do que gasta de forma consistente, você irá ganhar peso, quer as calorias extra venham de castanhas e uvas passas, ou de verduras. Entretanto, uvas passas são mais propensas a serem associadas ao ganho de peso porque suas porções são menores do que você pode comer de uma vez. Por isso não existe, também nenhuma teoria de que a uva passa emagrece.

Uvas passas são densas em calorias, com 130 calorias em 1/4 de xícara, então você deve consumi-las com moderação. Comer uma xícara inteira de uva passa adicionaria 520 calorias à sua ingestão diária, quase 30% do total de calorias se você está em uma dieta de 1800. Comer uva passa engorda somente se você exceder o seu limite diário de consumo de calorias.

Consumo e Armazenamento de Uvas Passas

Elas podem ser comidas cruas ou cozidas. Quando são cozidas, geralmente aumentam de tamanho e ficam mais macias. Uvas passas devem ser guardadas em um recipiente fechado, seco e frio. Você também pode mantê-las em um recipiente na geladeira. Elas têm um prazo de validade de no máximo seis meses.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de consumir uvas passas? Com qual frequência? Você acredita que, para você, uva passa engorda ou emagrece? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (82 votos, média: 3,74 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

14 comentários em “Uva Passa Engorda ou Emagrece?”

  1. Como e amo essa coisinha enrugadinha chamada uva passa.Ainda mais agora que descobri os benefícios. Gosto delas sendo mantidas geladas,adoro o.Quando sinto vontade de comer doce é elas que busco.

  2. Estou gestante e sou apaixonada por uva passa. Estou comendo todo dia 100g e me sinto muito bem. Já tem um mês quase que como esse 100g diariamente. Estou de oito meses de gravidez e até agora engordei só 4 kilos. Eu conheço a comer e enquanto não acaba é irresistível. Amoo uva passa.

  3. Tenho triglicéredes alto ,posso consumir uva passa em forma de geléia cozida só na agua e depois batida no mix?

  4. Comer 1/5 de uma chácara, não engorda. Substitua pelo açúcar que costumamos tomar nocafezinho. É somente uma sugestão, pois uva passa é muito gostoso. Eu mais saudável que o velho açúcar.

  5. Uvas passas não engorda quem engorda é vc se comer demais,kkkkkkkkkk eu adoro uvas passas mais evito o Maximo,

  6. eu gosto muito de uvas passas é a minha sobre mesa todos os dias se não engordasse comia o dia todo kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Eu como uva passa com muita frequência, sei que engorda. Mas, faço o possível para perder as calorias, pois, os benefícos são gigantescos também.