Miosan dá sono? Engorda? Para que serve, efeitos colaterais e posologia

Especialista da área:
atualizado em 27/01/2022

O Miosan é um relaxante muscular muito eficaz, mas algumas pessoas se preocupam se ele engorda ou dá muito sono.

Certamente, como qualquer outro remédio, o Miosan pode causar efeitos colaterais indesejados. Confira a seguir para que ele serve, quais os efeitos adversos e como tomar corretamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Para que serve

O cloridrato de ciclobenzaprina é o ingrediente ativo do Miosan. Esse relaxante muscular funciona bloqueando impulsos nervosos e sensações de dor para o cérebro. Por ser um relaxante muscular, o Miosan relaxa e evita também os espasmos e as contrações musculares.

Assim, ele é usado para tratar dores musculares e outras condições como torcicolo, lesões, artrite e fibromialgia.

Pessoas que sofrem de dor na coluna (lombalgia) ou de doenças musculoesqueléticas também podem se beneficiar do uso do Miosan. 

Miosan dá sono? Engorda?

Mulher com sono
A sonolência é, de fato, um efeito colateral comum do Miosan

O Miosan dá sono na maioria das pessoas. Isso acontece porque o remédio age diretamente sobre o sistema nervoso central, tornando os reflexos mais lentos e relaxando os músculos.

Sendo assim, os efeitos colaterais mais comuns são sonolência, cansaço e tontura.  Outros efeitos adversos que podem ocorrer são boca seca, dor de cabeça, náusea, dor de estômago e prisão de ventre.

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, o ganho de peso não é um efeito esperado do Miosan. Dessa forma, se você achar que começou a engordar depois do uso do medicamento, converse com o médico que o prescreveu para investigar o que pode estar acontecendo. 

Posologia

Os comprimidos de Miosan podem ter 5 ou 10 mg por dose. O uso só é indicado para adultos, que podem tomar o relaxante muscular de 2 a 4 vezes por dia, sem nunca ultrapassar a dose máxima diária de 60 mg. Além disso, não é recomendado usar o Miosan por mais de 3 semanas.

O ideal é tomar o Miosan com um pouco de água antes ou depois das refeições. É importante engolir o comprimido inteiro, evitando parti-lo ou mastiga-lo.

Geralmente, o remédio começa a fazer efeito cerca de 1 hora depois de tomar.

Cuidados ao tomar Miosan

Remédios
Existem algumas contraindicações a se prestar atenção

Como o remédio pode diminuir os reflexos e causar sonolência, é recomendado evitar dirigir ou realizar atividades que precisam de muita atenção, para evitar acidentes.

Além disso, o Miosan não é indicado para pessoas que têm problemas cardíacos, hipertireoidismo, retenção urinária, glaucoma ou que estão grávidas.

  Continua Depois da Publicidade  

Quem faz uso de remédios antidepressivos, ansioliticos ou inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) também devem evitar o uso do Miosan sem acompanhamento médico.

Fontes e referências adicionais

Você já sofreu algum efeito colateral do Miosan? Qual foi? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário