Mulher de 51 Anos Recusa Cirurgia Bariátrica e Emagrece 40 kg por Conta Própria

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Cheryl Swain tinha 46 anos de idade e pesava 125 kg quando seu médico recomendou a cirurgia bariátrica. Ela estava animada, mas depois de participar de um seminário sobre o procedimento, ela decidiu por a mão na massa e perder o peso por conta própria. Hoje, aos 51, ela caiu de um tamanho 54 para 42, e está mais feliz e saudável do que nunca. Confira o relato da americana contando sua inspiradora história:

“Eu nunca vou esquecer as palavras de Dr. McPhail naquela visita. Ele disse que via a balança subir e descer há 20 anos, e não acreditava que eu poderia perder peso para sempre por conta própria. E ele estava certo. Eu iria comer meus donuts, sanduíches de fast food e beber Coca Cola, e ia me exercitar para obter alguns resultados. Mas eu nunca realmente me comprometia, de modo que o peso sempre voltava. Ele disse que se eu continuasse nesse caminho, eu não ficaria viva por muito mais tempo. Isso foi o suficiente para me fazer perceber que algo tinha que mudar.

cheryl3

Quanto mais eu pensava sobre o procedimento de cirurgia bariátrica, mais animada eu ficava… Eu sentia que finalmente ficaria magra, e que estava indo pelo ‘caminho mais fácil’.

Mas meu pensamento mudou rapidamente depois que participei do seminário sobre cirurgia bariátrica no hospital perto de casa. Quando eu aprendi sobre as mudanças de estilo de vida que eu precisaria seguir para o resto da minha vida, especialmente a rotina de exercícios que antecederiam a cirurgia, e a longa lista de alimentos que eu nunca poderia comer de novo, eu percebi o quão drástica essa cirurgia realmente era. E após o procedimento, eu teria que fazer todas as mudanças que eu tinha me esquivado durante toda a minha vida, de qualquer maneira. Então, eu pensei, por que não fazer essas mudanças de estilo de vida por conta própria, e do meu jeito?

A primeira coisa que fiz foi entrar em contato com meu amigo Gordon, que é personal trainer. Enquanto estávamos sentados numa padaria, discutindo como eu poderia perder peso, eu vi uma moça magra passar em um pequeno vestido preto. Eu disse a Gordon que queria me parecer com ela. Ele disse que depois que começássemos a trabalhar juntos, eu ficaria melhor do que ela. Esse foi todo o incentivo que eu precisava.

Gordon e eu começamos com musculação duas vezes por semana e exercícios aeróbicos pelo menos três vezes por semana. Eu larguei o hábito de beber duas vezes por dia Coca Cola diet e troquei-o por água. Eu também cortei do meu dia a dia o meu biscoito favorito de bacon, batatas fritas e chá doce. No primeiro mês, eu consegui perder praticamente 10 kg.

cheryl

No início, eu pensava que todo mundo iria notar minha perda de peso, mas não foi o caso. As pessoas me perguntavam se eu tinha cortado o cabelo, mas ninguém realmente comentou sobre o peso até que atingi a marca de 22 kg. Nesse ponto, eu comecei a me sentir como uma nova pessoa. Eu comecei a me exercitar sempre que aparecesse uma oportunidade.

Eu me levantava cedo, ia correndo para a faculdade, cerca de 1,5 km de distância, e fazia intervalos subindo e descendo as arquibancadas. Descobri também aulas de hot yoga e de spinning, e parei de ficar sentada na frente da TV. Na verdade, até hoje, eu raramente ligo a TV. Eu amava como eu me sentia e estava finalmente feliz com o meu reflexo no espelho. Eu também era capaz de me agachar para amarrar os sapatos, algo que eu sempre quis fazer.

Apesar de beber somente água agora e já não comer mais sanduíches, batatas fritas e pasteis, eu me dou ao luxo de vez em quando. Eu acredito que não se deve cortar qualquer coisa de sua dieta para sempre, isso é uma receita para o desastre. Meu lema é ‘tudo com moderação, incluindo o exercício físico’.

Hoje, a minha rotina de exercícios inclui duas ou três sessões de musculação por semana e três ou quatro aulas de circuito em grupo. Descobri que a musculação desempenha um grande papel na queima de calorias, e dá meu corpo uma forma definida.

cheryl4

Além de transformar o meu corpo, a perda de peso também transformou a minha saúde. Em um ponto, os meus números de proteína C reativa (CRP), que são marcadores de inflamação, estavam escandalosamente altos. Hoje, estes números estão em uma faixa normal, e as minhas estatísticas vitais estão todas onde deveriam estar. O Dr. McPhail agora está aposentado, mas eu sei que ele ficaria orgulhoso.

Melhor ainda, a perda de peso foi o catalisador para uma vida toda nova. Eu me matriculei na faculdade e comecei um trabalho voluntariado. Eu sou muito mais ativa na minha comunidade, onde eu administro uma ONG cuja missão é ajudar veteranos sem-teto.

Eu também estendi a mão para outros que têm muito peso a perder. Eu criei uma página no Facebook -Positively Changing, Cheryl – para compartilhar positividade, o que é essencial para quem está fazendo uma mudança em sua vida.

Na página, eu documento meus hábitos, minha dieta e exercícios. Eu também aconselho as pessoas que a cirurgia bariátrica é uma opção, desde que você esteja disposto a também fazer alterações ao longo da vida. Quando eu recebo uma mensagem de alguém que começou a perder peso porque foi inspirado por minha transformação, ele ajuda a me incentivar e me manter no caminho certo.

cheryl2

Olhando para trás, agora eu sei o que estava faltando durante todas as minhas tentativas anteriores de perder peso: a responsabilidade. A partir do momento que me tornei genuína e responsável perante o meu médico, meu treinador, e mais importante, eu mesma, o peso foi embora, revelando o meu novo eu, e melhorado. Sinto-me como a mulher do pequeno vestido preto, dentro e fora”.

cheryl5

Você acha que teria a mesma reação e força de vontade de Cheryl para mudar seus hábitos e emagrecer sem a cirurgia bariátrica? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Mulher de 51 Anos Recusa Cirurgia Bariátrica e Emagrece 40 kg por Conta Própria”

  1. PODEMOS SIM PERDER MUITO PESO POR CONTA PRÓPRIA, EU MESMA PERDI EM 34KG, E TAMBÉM NÃO FIZ BARIÁTRICA, NEM FUI EM UM NUTRICIONISTA.COLOQUEI NA CABEÇA QUE PRECISAVA MUDAR MINHA ALIMENTAÇÃO E FAZER ATIVIDADE FÍSICA, ONDE OS PRIMEIRO 25KG PERDI FAZENDO ZUMBA E SIMULADOR DE CAMINHA EM CASA, DEPOIS DISSO FUI PARA ACADEMIA E PERDI MAIS 9. SOU OUTRA PESSOA E TENHO OUTRA SAUDE