Natele Engorda? Para Que Serve, Composição e Como Tomar

Natele é um suplemento polivitamínico e poliminerais que pode ser indicado para mulheres durante o período pré-gestacional, ao longo da gravidez ou para a mamãe no decorrer do processo de amamentação do seu bebê.

O medicamento serve para suprir as necessidades nutricionais – de vitaminas e minerais – que podem ocorrer durante esses três períodos, descritos como de grande atividade fisiológica, em que há o aumento das necessidades nutricionais diárias.

O remédio é de utilização adulta e oral e é encontrado na forma de cápsulas gelatinosas moles em embalagens contendo 14 ou 28 cápsulas. As informações são da bula de Natele, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Vamos agora conferir a composição do medicamento, entender melhor para que serve, como tomar e conferir se Natele engorda ou não.

A composição de Natele

Agora que já vimos para que serve o suplemento, vamos conhecer quais são as substâncias presente na composição do medicamento.

ComponentesQuantidade por cápsula
Retinol (como palmitato) (vitamina A) 2664 UI
Colecalciferol (vitamina D) 400 UI
Acetato de tocoferol (vitamina E) 10,00 UI
Ácido ascórbico (vitamina C) 70,00 mg
Tiamina (como mononitrato) (vitamina B1) 3,00 mg
Riboflavina (vitamina B2) 3,40 mg
Nicotinamida 17,00 mg
Cloridrato de piridoxina (vitamina B6) 4,00 mg
Ácido fólico 0,60 mg
Cianocobalamina (vitamina B12) 2,20 mcg
Ferro (como fumarato ferroso) 30,00 mg
Zinco (como óxido de zinco) 15,00 mg

Excipientes: óleo de soja, glicerídeos de ácidos graxos saturados, lecitina de soja, gelatina, mistura de sorbitol/glicerina, água destilada, metilparabeno, propilparabeno, dióxido de titânio, óxido de ferro preto em suspensão, óxido de ferro vermelho em suspensão. Outros componentes: este medicamento contém cálcio (como carbonato de cálcio).

As informações são da bula de Natele, disponibilizada pela ANVISA.

Será que Natele engorda?

Para entendermos bem se Natele engorda, também resolvemos checar o que a bula do suplemento nos informa a respeito isso.

Pois bem, no documento não foram encontradas informações a respeito da existência de efeitos colaterais do medicamento que possam provocar diretamente a elevação do peso corporal.

Em um fórum na internet de perguntas e respostas relacionadas a maternidade, encontramos o relato de uma mulher que pendia para o lado da tese de que Natele engorda. Isso porque ela afirmou ter ganhado peso depois de começar a tomar o suplemento Natele, mesmo não comendo besteiras, fazendo as refeições certas e incluindo frutas como sobremesa.

Na mesma publicação, encontramos relatos de mulheres que afirmaram não terem engordado pelo uso do medicamento, enquanto outras que tiveram o seu peso aumentado e suspeitavam se Natele tinha alguma coisa a ver com isso.

Entretanto, só com uma avaliação médica para saber se realmente foi o suplemento que trouxe o ganho de peso para essas mulheres. Especialmente porque, quando se fala de mulheres grávidas, o aumento de peso é esperado.

Portanto, é necessário que o médico analise e verifique se o ganho de peso em questão está acima do normal e o que pode ter originado esse aumento.

Até porque, de acordo com a ginecologista Sheila Sedicias, as vitaminas para grávidas não engordam, porém, servem para a nutrição e a complementação de uma dieta saudável para a gestação.

De qualquer maneira, se você perceber que engordou durante o seu tratamento com Natele, procure a ajuda do médico para descobrir o que pode ter originado o aumento de peso e o que deve fazer para reverter o problema.

Os efeitos colaterais de Natele

Segundo informações da bula do suplemento, disponibilizada pela ANVISA, ele pode provocar os seguintes efeitos colaterais:

  • Constipação intestinal – prisão de ventre;
  • Sintomas gastrointestinais como desconforto abdominal, gases intestinais, vômito, diarreia e náusea, em decorrência da utilização de polivitamínicos e poliminerais durante a gestação;
  • Dor abdominal/cólicas e refluxo ácido/queimação em mulheres grávidas;
  • Casos isolados de reações alérgicas durante a gestação, com sintomas como urticária, inchaço facial, respiração difícil/ruidosa, vermelhidão na pele, aparecimento de lesões ou vermelhidão da pele (exantema), bolhas e choque.

Ao experimentar qualquer um dos efeitos colaterais mencionados acima ou ainda algum outro tipo de reação adversa, procure rapidamente o auxílio do médico, mesmo que o sintoma não aparente ser grave.

Isso é fundamental para checar que não é algo sério, que exige algum tipo de tratamento e saber como proceder em relação à continuidade do uso do suplemento.

No caso da ocorrência de reação alérgica durante a gestação, a bula de Natele recomenda interromper o tratamento e consultar o médico.

Contraindicações e cuidados com Natele

O suplemento não deve ser utilizado nos seguintes casos, conforme informações da bula disponibilizada pela ANVISA:

  • Quando a paciente tiver alergia comprovada a qualquer um dos componentes do medicamento;
  • Para o tratamento da anemia perniciosa;
  • Quando a usuária sofrer com hipervitaminose A e/ou D – excesso de vitamina A e/ou vitamina D no organismo;
  • Quando a pessoa tiver mau funcionamento dos rins – insuficiência renal;
  • Em pacientes com hemossiderose – deposição tecidual de ferro em forma insolúvel, o que lesa diversos tecidos;
  • Em mulheres com hipercalcemia – níveis elevados de cálcio no sangue;
  • Quando a usuária sofrer com hipercalciúria – eliminação em excesso de cálcio na urina;
  • Em pacientes com doença de Parkinson que estejam utilizando o medicamento levodopa;
  • Durante períodos prolongados depois da gravidez ou lactação.

É necessário informar ao médico a respeito do uso de qualquer outro tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal antes de começar a utilizar Natele, para que o profissional verifique se não faz mal tomar o Natele ao mesmo tempo em que a substância em questão.

A bula do suplemento ressalta que medicamentos com ferro – como é o caso de Natele – não devem ser utilizados ao mesmo tempo em que os antibióticos tetraciclinas, a não ser que seja realmente necessário e, neste caso, deve-se esperar um intervalo de, no mínimo, duas horas entre a administração dos dois remédios, sempre respeitando a ordem médica.     

O documento também alerta que “este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez”.

Mesmo que se trate de um suplemento, é fundamental que a mulher – gestante ou não – consulte o médico antes de começar o tratamento com Natele e passe a utilizar o medicamento somente com o aval médico.

Como vimos, o remédio traz uma série de contraindicações, pode interagir com outras substâncias e pode provocar efeitos colaterais. Assim, somente a consulta ao médico garante a segurança do uso do suplemento.

Alguns dos perigos de tomar vitaminas sem a orientação do médico ou do nutricionista são que o excesso de vitamina A, por exemplo, pode causar malformações do feto, enquanto o excesso de vitamina C aumenta o risco de cálculos renais.

De acordo com a bula de Natele, não se deve fazer uso de medicamento sem o conhecimento do médico porque isso pode ser perigoso para a saúde.

O documento também destaca que o suplemento pode provocar interferências em exames laboratoriais e que, por isso, é importante avisar ao médico e ao laboratório sobre o uso de Natele, antes de realizar algum tipo de exame.

A bula do suplemento alerta ainda que o tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento do médico.

Como tomar Natele

Uma vez que tiver recebido a recomendação ou a autorização do médico para tomar o suplemento Natele, a paciente precisa checar com o profissional qual a dosagem adequada que ela deve utilizar para o seu caso em particular.

A bula de Natele recomenda ingerir uma cápsula do medicamento por dia com ou sem alimentos ou seguir aquilo que foi indicado pelo médico. O documento também ressalta que a paciente deve obedecer as recomendações médicas em relação às dosagens, os horários de uso e a duração do tratamento com o suplemento.

Além disso, as cápsulas do remédio não devem ser partidas, abertas ou mastigadas, completa a bula.

Atenção

Este artigo serve somente para informar; não pode substituir a prescrição e as orientações de um médico assim como a leitura completa da bula. Portanto, sempre converse com o médico e leia a bula na íntegra antes de começar a usar um medicamento.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que Natele engorda? Tem receio de utilizá-lo por conta desse efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário