Não vive sem leite ou iogurte porque quer garantir ossos mais fortes? Então, você vai ficar surpreso ao descobrir um alimento ainda mais potente que esses. Além de conter quatro vezes mais proteína que o leite e menos gordura que a maioria dos queijos, ele ainda ajuda a emagrecer. Quer saber qual é esse alimento? Continue lendo!
Certamente, quem procura levar uma vida mais saudável também investe em alimentos que ajudam a fortalecer os ossos, portanto, logo recorre aos que são ricos em cálcio.
Os laticínios saem na frente quando o assunto é o mineral, tão importante para o corpo. Felizmente, existem muitas opções no mercado atualmente, desde o leite, em suas diferentes variedades, passando pelos queijos, até os iogurtes. Enfim, opções que cabem em variados estilos de vida e bolsos.
Mas, se além de favorecer os ossos, você busca um alimento que ajude a emagrecer, então, nesse caso, vale a pena considerar incluir no cardápio o queijo cottage, que é uma ótima escolha devido ao seu ótimo perfil nutricional.
Você deve estar se perguntando: mas queijo cottage também não é queijo? Então, embora seja conhecido como queijo, o cottage, na verdade, é um laticínio obtido a partir do soro de leite.
Ele é produzido a partir da coagulação, da fermentação do soro, que resulta da fabricação do queijo até obter aquela massa pastosa, amanteigada, de consistência macia e cor branca.
Por permitir combinar diferentes sabores, desde doces ou salgados, o queijo cottage torna-se um excelente ingrediente culinário. Isso significa que é muito fácil incorporá-lo em diferentes dietas e refeições, em recheios de panquecas, sanduíches, tapiocas e bolos.
Além disso, ele pode ser usado para acompanhar torradas e ser misturado a frutas ou aveia. Enfim, só o céu é o limite para as muitas possibilidades de como aproveitar o queijo cottage.
Os benefícios do queijo cottage
Para começar, o queijo cottage tem entre suas propriedades nutricionais as proteínas, e não é pouca coisa não, na verdade, segundo a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), ele contém quatro vezes mais do nutriente que o leite.
Além das proteínas lactoglobulina e lactoalbumina serem de maior valor biológico do que as presentes em outros produtos lácteos, a caseína presente no queijo cottage, não só promove o ganho de massa muscular, como ajuda a preservá-la. Portanto, ele pode ser um ótimo aliado para quem quer ganhar e preservar os músculos.
Mas os benefícios não param por aí, o queijo cottage também é recomendado para quem deseja ou precisa perder peso. O seu teor de gordura é inferior ao da maioria dos queijos.
O queijo cottage fornece 4 g por 100 g, segundo a FEN, e contém um terço da gordura do queijo Burgos e quase oito vezes menos que um queijo curado, um Roquefort ou um Cabrales.
E pensa que isso é tudo? De acordo com um estudo, realizado por nutricionistas da Florida State University, comer 30 gramas do alimento meia hora antes de dormir tem efeitos positivos no metabolismo.
Vale lembrar que geralmente é recomendado evitar laticínios à noite para não ter uma digestão pesada e sensação de inchaço, porém, é aconselhável incluir o queijo cottage, sem problemas, em seus jantares.
No mais, quanto aos micronutrientes, o queijo cottage é fonte de cálcio e fósforo, que são minerais essenciais para ter ossos e dentes fortes e saudáveis. Sem falar que também possui niacina (vitamina B3), riboflavina (vitamina B2) e vitamina B12.