A princesa Eugenie, 34 anos, mostrou a cicatriz de sua cirurgia de escoliose. A neta da rainha Elizabeth II escolheu uma foto de seu casamento, que aconteceu em 2018, quando ela deixou a marca à mostra.
A cicatriz vai do pescoço às escápulas. “Eu só queria compartilhar minha cicatriz e encorajar qualquer pessoa que tenha passado por algo semelhante a compartilhar a sua história comigo”, disse.
“Vamos nos orgulhar de nossas cicatrizes! Eu adoraria repassar qualquer uma de suas imagens em meus stories. Então, por favor, marque-me e eu compartilharei”, sugeriu.
A filha do príncipe Andrew prestou apoio a quem, assim como ela, passou pelo mesmo. “A todos vocês que acabaram de receber o diagnóstico, aos que estão se recuperando de uma operação e aos que convivem com uma cicatriz há anos: meus pensamentos estão com vocês”, garantiu.
“Obrigado aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e pesquisadores”, concluiu princesa Eugenie. Veja também: Kate Middleton detalha quimioterapia em primeiro post pós-diagnóstico de câncer.
Sintomas
A escoliose é o encurtamento da coluna que ocorre por uma curvatura lateral, ou seja, a coluna vertebral do paciente faz uma curva para um dos lados, em forma de C ou S.
As principais causas são relacionadas à idade, congênitas (quando a pessoa já nasce com a condição), idiopática (a deformação aparece sem motivo, na infância ou adolescência) ou neuromuscular (devido à paralisia cerebral e outras doenças).
Os sintomas da escoliose incluem espasmos musculares, inclinação para um lado, cintura assimétrica e dores nas costas, que podem variar a intensidade.
Não existe medicamento para tratar a escoliose. Em casos leves, é possível interromper a progressão da curvatura por meio de fisioterapias especializadas na patologia. Em outros quadros, como no caso de Eugenie, é possível realizar a cirurgia.
No procedimento, é feito o ajuste das vértebras com o auxílio de hastes de metal e parafusos. A artrodese, então, é consolidada com o uso de enxertos ósseos entre as vértebras, que se fundem em um processo parecido ao da cura de um osso fraturado.
A pessoa que passa pela cirurgia precisa de ajuda para fazer atividades simples do dia a dia, como sentar-se, tomar banho e caminhar. O paciente também é submetido à fisioterapia e terapia ocupacional.
Além disso, o médico dará as demais recomendações de cuidados, como o uso de medicamentos analgésicos. Saiba mais: O que é escoliose, como ocorre o diagnóstico e possíveis tratamentos.