Nibs de cacau são pedaços de semente de cacau que passaram por processos de secagem, torragem e trituração. Eles estão entre os produtos de cacau menos processados e com menor teor de açúcar comparado a outros produtos industrializados, como as barras ou biscoitos de chocolate.
Portanto, os nibs podem ser potenciais aliados na dieta, especialmente, para quem adora chocolate e não quer retirar ele totalmente da dieta. Além do baixo teor de açúcar, os nibs de cacau são uma ótima fonte de minerais, proteínas e fibras alimentares.
Eles têm um gosto semelhante ao chocolate forte e amargo, ideal para saciar a vontade de comer chocolates sem exagerar no açúcar. Pode ser consumido com saladas de frutas, smoothies, bolos e sorvetes.
Conheça 5 benefícios dos nibs de cacau
1. Rico em minerais
Os nibs de cacau são fonte de cobre, ferro, manganês, magnésio, zinco e fósforo. Estes minerais são essenciais para a saúde dos ossos e para o fornecimento de oxigênio através do sangue.
Além disso, eles também desempenham diversos papéis no fortalecimento do sistema imune, na renovação celular e na cicatrização de feridas.
2. Rico em antioxidantes
Produtos com cacau e chocolate possuem o maior teor de antioxidantes flavonoides se comparado a qualquer outro alimento. Os flavonoides representam muitos benefícios para a saúde.
A propriedade antioxidante, em geral, ajuda a prevenir danos celulares gerados pelo estresse oxidativo. O estresse oxidativo está relacionado ao surgimento de diversas doenças, como doenças cardíacas, doenças metabólicas e câncer. Ainda, compostos antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e doenças neurológicas, como a doença de Alzheimer.
As catequinas, um tipo de flavonoide presente no cacau, estão relacionadas a propriedades anti-inflamatórias, hipertensivas e antibactericidas. Além disso, estudos recentes têm atribuído à catequina um potencial anti-cancerígeno em diversos órgãos, como na glândula mamária, próstata, esôfago, estômago, cólon, e outros.
Conheça mais 6 alimentos ricos em flavonoides além do cacau.
3. Promove a saúde do coração
O principal flavonoide contido no cacau é a epicatequina, ela tem propriedade para melhorar a vascularização e o fluxo sanguíneo. Ela também pode reduzir os níveis de colesterol, promovendo uma melhor saúde do coração.
Por conta dessa propriedade, diversos estudos estão sendo realizados para demonstrar o potencial do cacau e chocolate para diminuir o risco de doenças cardíacas em consequência da diminuição do colesterol e redução da pressão alta.
4. Fortalece os músculos
A epicatequina também é usada na composição de suplementos para atletas, com o objetivo de induzir o aumento da massa muscular, aumentar a absorção de proteínas e melhorar a resistência física.
5. Possui propriedades inflamatórias
Os flavonoides também possuem capacidade anti-inflamatória, através da inibição de citocinas pró-inflamatórias, produzidas pelo sistema imune. Logo, o cacau também pode ser um aliado na prevenção de doenças inflamatórias, como artrite, rinite, asma, dentre outras.
Como os nibs de cacau são preparados?
- Primeiro, é necessário separar as sementes do cacau. Cada fruta costuma ter de 20 a 50 sementes.
- Em seguida, elas são armazenadas em um recipiente de madeira, para ocorrer a fermentação natural das sementes. O processo de fermentação pode durar de 5 a 7 dias, dependendo do tipo de semente.
- Ainda durante o processo de fermentação, elas devem ser misturadas a cada 48 horas para que o processo de fermentação ocorra de modo uniforme em todas as sementes.
- Após a fermentação completa, elas passam pela etapa de secagem, portanto, são expostas ao Sol durante 3 dias para ocorrer o processo natural de secagem.
- Posteriormente, as sementes são torradas. O tempo da torragem pode variar entre 5 a 30 minutos e a temperatura varia entre 120ºC a 160ºC.
- Depois da torragem, a casca da semente deve ser retirada, ficando apenas o conteúdo da semente que será transformada nas nibs.
- Por último, as sementes devem ser trituradas com o uso de um pilão e as nibs são armazenadas.
Receita de sorbet de maracujá com nibs de cacau
Ingredientes:
- 500 g de polpa de maracujá
- 500 ml de água
- 100 g de açúcar
- 2 colheres de sopa de glucose
- Nibs de cacau
Modo de preparo:
- Primeiramente, ferva a água com o açúcar e a glucose por 5 minutos e deixe esfriar.
- Em seguida, misture a polpa de maracujá com a calda de açúcar.
- Leve toda a mistura para um freezer e aguarde por 1 hora.
- Por último, sirva o sorbet com uma calda de sua preferência e acrescente os nibs de cacau.
Aprenda também a fazer uma Receita de brigadeiro funcional com só 3 ingredientes.
Fontes e referências adicionais
- Catechins and Their Therapeutic Benefits to Inflammatory Bowel Disease. Molecules. 2017; 22(3): 484.
- Cocoa, Blood Pressure, and Vascular Function. Front Nutr. 2017; 4:36.
- Anti-Inflammatory and Anti-Nociceptive Effects of Cocoa: A Review on Future Perspectives in Treatment of Pain. Pain Ther. 2020; 9(1): 231-240.
Fontes e referências adicionais
- Catechins and Their Therapeutic Benefits to Inflammatory Bowel Disease. Molecules. 2017; 22(3): 484.
- Cocoa, Blood Pressure, and Vascular Function. Front Nutr. 2017; 4:36.
- Anti-Inflammatory and Anti-Nociceptive Effects of Cocoa: A Review on Future Perspectives in Treatment of Pain. Pain Ther. 2020; 9(1): 231-240.