Nutella Engorda? Calorias e Análise

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Um docinho sempre cai bem, não é verdade? Principalmente para as mulheres, o desejo por doces passa a ser um tormento para os dias em que estão de dieta. As variações hormonais e temporais são utilizadas como justificativas pelos desejos de doces.

Como sabemos, eles podem influenciar negativamente no funcionamento metabólico, o que retarda a conquista dos benefícios das dietas, mas como resistir àquela deliciosa combinação de chocolate com avelã? O principal questionamento é: a Nutella engorda muito? Se você não resistiu, se deliciou com o creme de avelã, e agora está preocupado com as consequências, fique por dentro das calorias extra dessa tentação.

Informações Nutricionais

Porção 1 colher de sopa (20 g)
Energia 105 calorias
Carboidratos 11 g
Proteínas 1,4 g
Gorduras 6 g
Gordura Saturada 2 g
Gordura Trans 0 g
Fibras 0,8 g
Sódio 6,6 mg

Intolerantes

Atualmente, há diversas pessoas que identificaram intolerâncias a componentes alimentícios que prejudicam o equilíbrio do organismo e até retardam o processo metabólico destas pessoas, como o glúten, por exemplo. Talvez seja uma boa notícia que a Nutella não contém ovos e glúten, tampouco derivados destes, o que permite que celíacos e demais intolerantes possam se deliciar, eventualmente, com essa delícia. Em contrapartida, é válido esclarecer que Nutella conta com leite e lecitina de soja, também passíveis de alergias.

Açúcar

A Nutella é preparada com a avelã, um dos frutos secos recomendados para uma boa nutrição, mas será que os benefícios que esse creme pode oferecer valem realmente a pena? Infelizmente, o creme de avelã contém bastante açúcar em sua composição, o que nos leva a afirmar que Nutella engorda mesmo, já que se o açúcar é consumido em excesso, é armazenado em forma de energia, que quando não “gasta” pode contribuir com o aumento do percentual de gordura.

Essa informação é muito importante para aqueles que desejam controlar o peso, e também principalmente para os diabéticos. A Nutella é preparada com gordura de palma (óleo vegetal), cacau magro, leite desnatado em pó, soro lácteo, vainilina, lecitina de soja e açúcar.

Ao degustar Nutella, você estará ingerindo 21 gramas de açúcar, ou seja, mais da metade da quantidade que é recomendada para todo o dia. Se você comer com outros acompanhamentos, eleva-se ainda mais a quantidade de açúcar, assim excedendo e armazenando gordura em seu corpo.

Seu corpo produzirá quantidade excessiva de insulina ao consumir o creme de avelã, convertendo açúcar na gordura indesejada. O ideal é você optar pelos alimentos que contêm açúcar natural, como as frutas e vegetais, que podem contribuir com outros nutrientes importantes para o bom funcionamento de todo seu organismo.

Gorduras

Contendo 105 calorias em cada porção (1 colher de sopa), 6 gramas do creme de avelã são de gorduras. Uma colher de sopa possui 20 gramas, e destes 6 gramas de gorduras, 2 são de gorduras saturadas. Mais de 50% da porção corresponde a gorduras. Se você ainda se questiona se Nutella engorda, saiba que esses valores não são convenientes para pessoas que desejam controlar o peso.

Conclusão

Como vimos acima, a Nutella engorda se você não consumir com parcimônia e ainda mais se ela não fizer parte apenas de uma refeição livre dentro de um programa de dieta equilibrado e balanceado. Entenda que você vai engordar se o consumo de calorias for maior que o seu gasto através dos exercícios físicos, portanto, se você quer consumir Nutella sem a preocupação de engordar, comece a gastar as calorias do alimento praticando atividades físicas.

Como fazer uma versão fit de Nutella

Com a nova onda de vida saudável, a internet tem sido muito importante para pessoas que desejam montar um cardápio com alternativas saudáveis. Não pense que a Nutella ficou de fora, saiba que você pode degustar versões mais saudáveis desse tentador creme de avelã.

Veja abaixo uma receita com menos açúcar e calorias. Vale lembrar que o preparo da Nutella fit também pode conter Whey Protein.

Ingredientes:

  • 15 colheres (de sopa) de leite em pó (preferencialmente desnatado);
  • 200 ml de água filtrada;
  • 20 gotas de aroma de avelã;
  • 1 colher (de sopa) de cacau magro;
  • 1 colher (de chá) de amido de milho;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Disponha todos os ingredientes em uma panela, exceto a água e o aroma;
  2. Leve a panela ao fogo (preferencialmente médio), não deixe de mexer;
  3. Mantenha no fogo até ferver;
  4. Apague o fogo;
  5. Coe, caso seja preciso, e reserve até esfriar;
  6. Em seguida, mantenha na geladeira.

Você já imaginava que a Nutella engorda? O creme de avelã é um dos seus pontos fracos quando está de dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 3,68 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Nutella Engorda? Calorias e Análise”

  1. Nossa sempre e a minha tentação quando estou de dieta.. Mas pratico varias atividades fisicas tais como corrida musculacao e cross fit procuro sempre gastar muita energia pra recompensar esses ganhos de vez em quando a mais que e irresistível nao comer um creme de avela de vez em quando ne..rs