O arroz engorda?

Especialista:
atualizado em 15/09/2020

Não existe uma resposta simples se o consumo de arroz engorda ou não. O arroz contribui para o ganho de peso, mas tudo depende de quanto você come por dia.

O impacto potencial do arroz no seu peso também varia de acordo com o tipo de arroz e seu conteúdo fibroso.

Calorias e Peso

As calorias funcionam como combustível do corpo fornecendo energia para a prática de atividades físicas e para o próprio metabolismo. Mas quando o número de calorias ingeridas diariamente excede a quantidade de calorias gastas, o resultado é o ganho de peso.

E com relação a isso, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados), as mulheres devem ingerir cerca de 1.800 a 2.400 calorias diárias e os homens de 2.200 a 3.000.

Portanto, o consumo de arroz engorda, assim como qualquer outro alimento, se for ingerido em quantidades que excedem o nível de calorias gastas diariamente.

Entretanto, o arroz não é mais provável de causar ganho de peso do que outros alimentos, se ingerido em porções adequadas e como parte de uma dieta balanceada, saudável e nutritiva.

arroz
grãos de arroz

Calorias no arroz

A Rice Association (Associação do Arroz) relata que existem mais de 20.000 variedades de arroz no mundo. Entretanto há apenas pequenas diferenças no conteúdo calórico entre os diferentes tipos de arroz. Conheça a quantidade de calorias presente nos principais tipos (para uma xícara):

Tipo de arrozcalorias
Asiático170 calorias
Branco190 a 215 calorias
Integral215 calorias
Negro165 calorias
tabela de calorias dos tipos de arroz

Como você pode ver na tabela acima, a diferença de calorias entre o arroz branco (mais comum) e o integral, é pequena.

As fibras e o ganho de peso

O tipo de carboidrato na sua dieta faz a diferença quando se trata de controle de peso, portanto deve-se ter atenção na escolha.

As pesquisas indicam que as pessoas que comem mais fibra são menos propensas a ganhar peso. Isso porque as fibras aumentam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Além disso, elas também diminuem o risco de desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

Fibras no arroz

O arroz integral é um grão que ainda tem toda a sua fibra natural. Ao processar os grãos de arroz ​para produzir o arroz branco, removem-se o farelo e o gérmen, isso significa que ele não é mais um grão completo, pois o farelo e gérmen contêm quase toda a fibra e muitos outros nutrientes.

O arroz branco pode ser enriquecido com vitaminas e minerais. Entretanto, apesar do arroz nessa condição passar a ser rico em nutrientes, as fibras não podem ser adicionadas de volta.

Ambos os tipos têm cerca de 45 gramas de carboidratos totais em 1 xícara de arroz cozido, mas o arroz integral tem 3,5 gramas de fibra, que é cerca de seis vezes mais do que os 0,6 gramas de fibras que tem no arroz branco.

Calorias adicionais da preparação

Não podemos afirmar que o consumo de arroz engorda demais por si só, principalmente sendo o integral. Isso porque outro fator muito importante são os ingredientes utilizados na sua preparação.

Portanto, incrementar o prato pode ser delicioso, mas a adição de certos alimentos e ingredientes ao arroz aumenta o número de calorias indesejadas, além de diminuir a qualidade da refeição. Para uma dieta equilibrada, você precisa saber como prepará-lo sem adicioná-las.

As calorias frequentemente adicionadas ao arroz durante o cozimento são:

Aditivos ao arrozcalorias (por 1 colher de sopa)
Manteiga102 calorias
Margarina76 calorias
Óleo vegetal120 calorias
calorias por ingredientes adicionados ao arroz

Veja também a quantidade de calorias por alguns tipos de receitas de arroz:

Receitas com arrozcalorias (por 1 xícara)
Arroz frito250 calorias
Arroz frito com carne345 calorias
Arroz branco cozido com azeite305 calorias
Risoto de queijo356 calorias
Risoto de funghi342 calorias
Risoto de frango355 calorias
Arroz de forno472 calorias
calorias por receitas contendo arroz

Portanto se você está preocupado com o ganho de peso, o arroz branco cozido sem adição de gordura é a opção com menos calorias.

Tamanho da porção

Meia xícara de arroz branco cozido ou integral em cada uma das refeições principais (almoço e jantar) é suficiente para fornecer a porção necessária do grupo alimentar dos grãos.

Entretanto, para evitar o excesso de calorias na sua dieta, evite consumir mais que a quantidade recomendada. Para isso, procure equilibrar também o consumo de arroz com o de outras fontes de carboidratos, tais como pão, massas e cereais.

Dietas a base de arroz e obesidade

O arroz é um alimento básico para mais da metade da população mundial, segundo a Federação Americana de Arroz. Entre as culturas que têm dietas à base de arroz, as taxas de obesidade são surpreendentemente baixas.

Algumas evidências sugerem que os povos que consomem mais arroz, como os japoneses por exemplo, são mais saudáveis ​​em comparação com aqueles que não o fazem. Isso se deve muito ao fato de que estes acabam substituindo-o por outros alimentos mais calóricos e menos saudáveis. 

Além disso, os pesquisadores também descobriram que pessoas que consomem arroz com frequência ingerem mais fibras, vegetais, ferro e potássio do que aqueles que não tem o hábito de consumi-lo.

Video: Arroz ou Macarrão – Qual Engorda Mais?

Gostou das dicas!?

Referências:

Que tipo de arroz você costuma ingerir no seu dia a dia? E quais são os ingredientes que você utiliza para cozinhá-lo? Na sua concepção, o arroz engorda? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 4,45 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “O arroz engorda?”

  1. Adorei o artigo, tirou muitas duvidas. Eu comecei a comer ha pouco tempo o arroz integral com a esperança de perder uns quilinhos, pq na verdade nao consigo viver sem arroz. E ate que achei ele bem gostoso!