O Leite Ideal para Dietas Low Carb (Menos Carboidratos) – Dicas e Receitas

Especialista:
atualizado em 02/04/2020

Quem entra em uma dieta low carb certamente já sabe que terá de abrir mão de algumas coisas e inserir outras como, por exemplo, buscar o leite ideal para dietas low carb. O leite líquido não pode ser utilizado por ser rico em Lactose e em Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), que são altamente glicogênicos e aumentam a produção de insulina. O leite em pó é simplesmente o mesmo leite, mas sem a água, então a Lactose e o BCAA estão presentes do mesmo jeito.

Para as pessoas que fazem a dieta low carb, existem leites vegetais que contêm baixo teor de carboidratos. Para consumir esse tipo de leite, vale a pena conferir os 7 tipos de leite low carb.

Existem vários tipos de leites e os veganos têm sido uma das opções escolhidas para quem já está fazendo a dieta low carb. Como os leites de vaca e cabra são de origem animal, acabam não fazendo parte do cardápio vegano. Conheça melhor as receitas de leites veganos que podem ser feitas em casa.

O leite orgânico vem ganhando cada vez mais espaço pelos consumidores. Qualquer laticínio pode usar o rótulo de orgânico desde que atenda aos requisitos básicos, e é por isso que é importante fazer uma pesquisa sobre a origem do leite que você está consumindo para que saiba o que está recebendo, de onde vem e como os animais são criados. Descubra os benefícios do leite orgânico.

Mas não é só isso que impede a presença da bebida no programa alimentar. O leite de vaca também não entra na dieta low carb por possuir o açúcar na forma de lactose em sua composição. O açúcar é quase sempre restringido logo no começo de uma dieta low carb.

Eliminar o leite da dieta pode ser difícil para algumas pessoas. Além disso, as diretrizes dietéticas consideram os produtos lácteos uma parte importante de uma dieta saudável e equilibrada. Mas no caso de dietas low carb, é necessário buscar alternativas pois são poucos os produtos lácteos com baixo teor de açúcar.

Muitas pessoas tem o hábito de usar o leite de vaca para várias receitas ou como base de vitaminas/shakes e smoothies. A retirada do leite de vaca pode afetar o sabor desses preparos e consequentemente o prazer na refeição. Mas existem alternativas…

Bebidas de soja fortificadas, por exemplo, contêm nutrientes importantes como o cálcio, a vitamina A e a vitamina D. Por causa do seu teor nutricional, essas bebidas são consideradas equivalentes aos produtos lácteos de origem animal. Mas será que o leite de soja é o ideal ou existem outros tipos de leite que são melhores em uma dieta low carb? Confira aqui que tipo de leite você pode usar na sua dieta com baixa ingestão de carboidratos.

Leites para as dietas low carb

O leite contém carboidratos, mas será que isso significa que a pessoa que segue uma dieta com restrição de carboidratos deve ficar sem tomar leite? Negativo. Isso porque existem as opções de leites vegetais que podem substituir o leite integral obtido a partir da vaca.

Como o leite não de vaca não contém fibras, fica inviável consumir leite e derivados em uma dieta low carb porque isso eleva muito o teor de carboidratos. As dietas low carb focam na redução dos carboidratos, mas permitem a ingestão de mais gorduras. Sendo assim, é recomendado buscar um leite que seja baixo em carboidratos, mas que não precisa ser desnatado. Assim, se você faz questão do leite em sua dieta, é preciso fazer uma escolha condizente com a sua alimentação low carb. 

Uma das alternativas ideais de leite para dietas low carb é o leite à base coco. Tomemos como exemplo o Leite Ducoco pronto para beber que tem feito sucesso após seu lançamento. Por ser de origem vegetal, ele é naturalmente sem lactose, e a marca não adicionou açúcar na composição.

Além disso, a tabela nutricional da bebida informa que ela apresenta apenas 1 g de carboidratos e 1 g de açúcar a cada porção de um copo com 200 ml. 

E além de todas os benefícios nutricionais e baixo teor de carboidratos, o leite de coco confere um sabor delicioso para os seus smoothies, vitaminas e receitas em geral.

Outras opções de leite

Apesar de o leite de coco ser o ideal, existem outros tipos de leites vegetais que você também pode considerar na sua dieta.

O leite de soja também oferece apenas 1 grama de carboidratos por cada copo de leite, mas algumas pessoas (principalmente os homens) preferem não usá-lo na dieta low carb por causa do seu conteúdo de fitoestrogênio – que são substâncias análogas a hormônios sexuais femininos. Apesar desse receio, especialistas afirmam que é seguro tomar leite de soja e que o equilíbrio hormonal não é impactado pelo leite.

O leite de amêndoas também é uma opção. Uma xícara de leite de amêndoa livre de açúcar contém apenas 1,4 gramas de carboidratos além de 1,4 gramas de proteínas e 2,7 gramas de gordura.

Ao comparar todas as opções, o leite de coco ainda sai ganhando por apresentar o menor teor de carboidratos e um bom perfil nutricional.

Outras vantagens do leite à base de coco para a dieta de emagrecimento

Além do leite de coco pronto para beber ser adequado para uma dieta low carb, ele traz outras vantagens para as pessoas que seguem esse tipo de alimentação com o objetivo de alcançar a perda de peso. De acordo com o Authority Nutrition, o leite à base de coco é composto pelos chamados triglicerídeos de cadeia média (TCM), que já foram apontados por estudos como capazes de auxiliar a perda de peso.

Uma das pesquisas citadas foi publicada na revista científica European Journal of Clinical Nutrition e trata-se de um pequeno estudo divulgado no ano de 2014 e realizado por pesquisadores dos Estados Unidos, que identificou que homens com sobrepeso que ingeriram óleo de TCM no café da manhã ingeriram 272 calorias a menos no almoço do que os participantes que consumiram óleo de milho. 

Além disso, outros experimentos feitos por cientistas do Canadá e divulgados nos anos de 1999 e 2000 mostraram que os TCMs podem aumentar a eliminação de calorias e a queima de gorduras, ainda que o efeito possa ser temporário.

E mesmo que as pesquisas não tenham avaliado como o leite de coco em si influencia o peso e o metabolismo, acredita-se que os efeitos sejam os mesmos já que os mesmos compostos avaliados estão presentes na bebida.

O Authority Nutrition explicou ainda que os TMCs saem do trato digestivo e vão para o fígado. Uma vez no órgão, eles são usados para produzir energia ou cetona e apresentam uma tendência menor de serem armazenados como gordura no corpo.

Para garantir os efeitos benéficos relacionados à perda de peso, é preciso checar o rótulo do produto para ter certeza que o leite de coco que você está adquirindo não contém açúcar adicionado.

Um outro benefício importante do leite de coco é que estudos – como os publicados em 2017 no Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine e em 2019 no Human & Experimental Toxicology indicam que as gorduras presentes no leite de coco ajudam a reduzir os níveis de colesterol e até a diminuir o número de células cancerígenas no câncer de cólon.

Receitas low carb com leite à base de coco

Agora, a gente vai conhecer como o leite à base de coco pode ser utilizado na prática em uma dieta com restrição de carboidratos. Dá só uma olhada na lista a seguir que traz algumas receitinhas low carb que trazem o ingrediente:

1 – Mingau low carb

Ingredientes:

  • ½ xícara de leite de coco Ducoco + ¼ de xícara de água;
  • 3 colheres de sopa de farinha de coco;
  • 2 colheres de sopa de coco ralado fino;
  • 1 ovo;
  • Frutas vermelhas ou canela a gosto para a cobertura do mingau.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela pequena despejar os ingredientes líquidos e a farinha de coco e o coco ralado fino. Reservar o ovo;
  2. Levar a panela com a mistura ao fogão em fogo médio para engrossar até borbulhar. Tampar a panela, reduzir o fogo e deixar por mais dois a três minutos, começando a mexer por volta de um minuto e meio.
  3. Então, desligar o fogo, quebrar o ovo na mistura e bater de maneira rápida e vigorosa, de modo que o ovo cozinhe no calor da panela;
  4. Ligar o fogo outra vez e mexer por outros dois minutos com o intuito de engrossar um pouquinho mais a mistura;
  5. Passar o mingau para uma tigela, adicionar a cobertura desejada, e servir-se.

2 – Smoothie de limão low carb

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador;
  2. Bater bem, durante dois minutos, passar o smoothie para um copo e servir-se.

3 – Shake low carb de coco e cacau

Ingredientes:

  • 1 a 2 colheres de óleo de TCM ou de óleo de coco líquido (derretido);
  • 175 ml a 230 ml de Leite Ducoco pronto para beber;
  • 1 a 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • Pitada de sal marinho;
  • ½ colher de sopa de manteiga cremosa de amêndoa ou de manteiga de semente de girassol;
  • Frutas vermelhas ou canela a gosto;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador;
  2. Bater bem, acrescentar pedrinhas de gelo se quiser uma bebida bem refrescante, e servir-se.

4 – Fudge low carb

  • 1 banana madura;
  • ½ xícara de óleo de coco;
  • ½ xícara de adoçante natural;
  • ½ xícara de Leite Ducoco pronto para beber;
  • 1/3 de xícara de cacau 100%;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 pitada de sal;
  • 4 castanhas picadas grosseiramente.

Modo de preparo:

  1. Passar a banana e o óleo de coco no processador e despejar em uma tigela;
  2. Acrescentar os outros ingredientes, um por um (com exceção dos damascos e das castanhas), e misturar bem;
  3. Despejar a massa em forminhas de silicone ou outros tipos de forminhas que impeçam que a massa grude. Cobrir com os pedacinhos de castanha e levar ao freezer por quatro horas ou mais;
  4. Servir-se e conservar o que restar do fudge na geladeira ou no freezer.

É possível encontrar o Leite Ducoco pronto para beber em supermercados e lojas de produtos naturais.

Considerações

Ficar longe do leite de vaca é importante devido ao alto teor de açúcar dos leites de origem animal que pode acabar com todo o seu esforço na dieta low carb.

E não se preocupe, se você não se adaptar com o leite de coco, existem outras opções como o leite de amêndoas, o leite de soja, dentre outros. Mas em geral, o leite de coco é uma ótima escolha que, além de ser nutritivo e baixo em carboidratos, combina muito bem com o café preto da manhã e com outras bebidas.

Fontes consultadas:

Qual é sua receita preferida com leite de coco? Sabia que tinha tantos benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 3,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “O Leite Ideal para Dietas Low Carb (Menos Carboidratos) – Dicas e Receitas”

  1. Adorei as receitas e dicas, meu filho está obeso e estamos mudando a alimentação dele para uma lowcarb (sem ser severa) tirando pães, doces , bolachas, arroz, feijão etc e dando somente frutas, legumes, verduras, carnes, peixes, frango etc…
    Mais o café da manha é o pior e estavamos dando vitamina com leite e no café da tarde…Agora com essa dica de leite de coco, podemos até fazer um bolinho para ele sem culpa….Amei !!!!

  2. A minha dúvida é com o café pque sinto falta do café com leite de manhã, é a única hora do dia que eu tomo café e já reparei que quando fico sem o café sinto dor de cabeça, uso adoçante sempre. Outra dúvida é por eu não comer carne, o que me consola é que mesmo não emagrecendo não me sinto mal como quando eu comia carne vermelha e de frango, as vezes como peixe, o que eu acho que ajuda a superar a falta de proteínas. Se alguém tiver alguma orientação, eu agradeço.

    • Mas café é liberado na low carb…meu café da manhã é bater leite de coco, gelos de café, creme de leite, baunilha e stevia (tudo gelado, stevia não pode aquecer) no liquidificador…para mim é bem parecido com o frapucciono do Starsbuck 🙂 Já perdi 14 kg em 3 meses

  3. Não vale a pena. Ok que não carboidrato, mas também não tem proteína. Então é o “mesmo que água” melhor dividir a porcentagem dos macros e o que faltar é só completar com whey meia-boca ou umas 5 colheres de leite em pó.

  4. Percebi que o leite de vaca me deixa mais inchada. Mas eu adoro leite nas minhas vitaminas! Vou experimentar esse ai novo. Deve ser bom. Adoro coco rsrs