O que acontece se você atrasar a segunda dose da sua vacina?

Especialista da área:
atualizado em 11/05/2021

Em vários municípios do país, muitas pessoas estão com a segunda dose de suas vacinas atrasadas. De acordo com os especialistas, este atraso atrapalha a proteção contra o novo coronavírus.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, cada vacina possui um tempo de intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose. Entenda por que você não deve atrasar a sua e comparecer para tomar a segunda dose assim que possível.

Atraso da segunda dose pode prejudicar a proteção

Antes de mais nada, é importante ressaltar que você não estará desprotegido se atrasar um pouco a sua segunda dose da vacina.

Conforme Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm),a segunda dose é um reforço, uma forma de estimular o corpo a produzir um número ainda maior de anticorpos.

Apesar disso, se você atrasar para tomar a sua dose de reforço, pode prejudicar a sua imunidade e enfraquecer as suas defesas contra o novo coronavírus.

Ou seja, de acordo com os especialistas, você tem mais chances de ficar doente enquanto não toma sua dose de reforço.

Por isso, você deve tomar a dose de reforço assim que possível. Mesmo que ela já esteja atrasada, ela irá reforçar suas defesas contra o novo coronavírus.

Calendário deve ser seguido de acordo com o imunizante

É importante seguir o calendário de imunização e respeitar os intervalos corretos das doses de acordo com os imunizantes.

Coronavac

Isso porque, no caso da CoronaVac, por exemplo, não há estudos prevendo as consequências do atraso. A segunda dose deste imunizante deve ser tomada entre 14 e 28 dias após a primeira dose.

Já no caso da vacina da AstraZeneca/Oxford, o intervalo entre as doses pode ser de até 3 meses.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar de não haver estudos que demonstrem a eficácia da segunda dose após o atraso, os especialistas recomendam tomar assim que possível.

Da mesma forma, é claro que é importante não tomar doses de vacinas diferentes.

Vacina é a melhor forma de controlar a pandemia

Os especialistas afirmam que a melhor maneira de controlar a pandemia é com a vacinação.

Isso porque ela seria a única maneira de atingirmos a imunidade coletiva de forma segura. Esta imunidade coletiva é o que controla a expansão do novo coronavírus.

Portanto, a recomendação é que assim que chegue a sua vez na fila, você procure um posto de vacinação para receber o imunizante.

Você já se vacinou contra a COVID-19? Sabe de alguém que atrasou a sua segunda dose? Conte para gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário