Em vários municípios do país, muitas pessoas estão com a segunda dose de suas vacinas atrasadas. De acordo com os especialistas, este atraso atrapalha a proteção contra o novo coronavírus.
No entanto, cada vacina possui um tempo de intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose. Entenda por que você não deve atrasar a sua e comparecer para tomar a segunda dose assim que possível.
Atraso da segunda dose pode prejudicar a proteção
Antes de mais nada, é importante ressaltar que você não estará desprotegido se atrasar um pouco a sua segunda dose da vacina.
Conforme Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm),a segunda dose é um reforço, uma forma de estimular o corpo a produzir um número ainda maior de anticorpos.
Apesar disso, se você atrasar para tomar a sua dose de reforço, pode prejudicar a sua imunidade e enfraquecer as suas defesas contra o novo coronavírus.
Ou seja, de acordo com os especialistas, você tem mais chances de ficar doente enquanto não toma sua dose de reforço.
Por isso, você deve tomar a dose de reforço assim que possível. Mesmo que ela já esteja atrasada, ela irá reforçar suas defesas contra o novo coronavírus.
Calendário deve ser seguido de acordo com o imunizante
É importante seguir o calendário de imunização e respeitar os intervalos corretos das doses de acordo com os imunizantes.
Isso porque, no caso da CoronaVac, por exemplo, não há estudos prevendo as consequências do atraso. A segunda dose deste imunizante deve ser tomada entre 14 e 28 dias após a primeira dose.
Já no caso da vacina da AstraZeneca/Oxford, o intervalo entre as doses pode ser de até 3 meses.
Apesar de não haver estudos que demonstrem a eficácia da segunda dose após o atraso, os especialistas recomendam tomar assim que possível.
Da mesma forma, é claro que é importante não tomar doses de vacinas diferentes.
Vacina é a melhor forma de controlar a pandemia
Os especialistas afirmam que a melhor maneira de controlar a pandemia é com a vacinação.
Isso porque ela seria a única maneira de atingirmos a imunidade coletiva de forma segura. Esta imunidade coletiva é o que controla a expansão do novo coronavírus.
Portanto, a recomendação é que assim que chegue a sua vez na fila, você procure um posto de vacinação para receber o imunizante.