Posso tomar as vacinas da gripe e da Covid-19 ao mesmo tempo?

Especialista da área:
atualizado em 06/04/2021

Em breve, começará a campanha de vacinação da gripe. A pergunta que fica é: será que posso tomar a vacina da gripe e da Covid-19?

  Continua Depois da Publicidade  

O outono chegou e com ele chega também a vacinação anual contra a gripe. É fundamental se proteger, já que a gripe também pode trazer complicações de saúde. Mas saiba que não é seguro tomar a vacina da gripe e da Covid-19 ao mesmo tempo.

Calendário de imunização da gripe

mulher tomando vacina

Vale a pena ficar atento ao calendário de vacinação que muda um pouco nesse ano de 2021. Ao invés de vacinar primeiro os idosos, os postos de saúde vão vacinar primeiro o grupo que conta com:

  • Crianças;
  • Gestantes;
  • Mulheres no pós-parto;
  • Indígenas;
  • Profissionais da saúde.

Em seguida, vêm os idosos e os outros grupos prioritários. Essa mudança ocorreu justamente para que os idosos que já estão tomando a vacina da Covid-19 não tomem a vacina da gripe ao mesmo tempo.

Assim, as datas previstas para a vacinação contra a gripe são as seguintes:

  • A partir do dia 12/04/21: recebem a vacina as crianças, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais da saúde;
  • A partir do dia 11/05/21: recebem a vacina os idosos com mais de 60 anos e os professores;
  • Entre os dias 9/06/21 e 9/07/21: tomam a vacina pessoas com comorbidades ou deficiências, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Por que as vacinas da gripe e da Covid-19 não podem ser tomadas juntas?

De fato, é preciso respeitar um intervalo mínimo entre as duas vacinas – já que ainda não existem estudos de coadministração. Isto é, nenhuma pesquisa mostrou se tomar as duas vacinas ao mesmo tempo causa algum efeito indesejado ou se afeta a eficácia das vacinas.

Dessa forma, é importante esperar pelo menos 15 dias entre as vacinas – independentemente da ordem de aplicação.

De acordo com os médicos, esse intervalo é importante para uma vacina não interferir na produção de anticorpos da outra.

Qual vacina tomar primeiro?

Não importa se você vai se vacinar primeiro contra a gripe ou contra a Covid-19, pois o que realmente deve ser respeitado é o intervalo entre as vacinações.

Mas, de acordo com a orientação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, o ideal é priorizar a vacina da Covid-19 – principalmente se você faz parte de algum grupo de risco.

  Continua Depois da Publicidade  

Aproveite e tire também as maiores dúvidas sobre a vacinação da Covid-19 no Brasil.

No entanto, se a sua vacinação da Covid-19 ainda demorar pelo menos 15 dias para acontecer, você já pode tomar a vacina da gripe sem nenhum receio. Por outro lado, se você tomou uma dose da vacina da Covid-19 recentemente, respeite o intervalo de 15 dias para tomar a vacina da gripe.

Também é importante considerar o tipo de vacina da Covid-19. No caso da Coronavac, por exemplo, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 14 a 28 dias.

Dessa forma, se você receber essa vacina primeiro, o ideal é tomar a vacina da gripe apenas depois de 15 dias da segunda dose da Coronavac. 

Em um outro exemplo, usando a vacina da AstraZeneca, a segunda dose só é administrada depois de 3 meses da primeira. Por isso, nessa situação você pode tomar a vacina da gripe no intervalo entre as duas doses.

Mas não esqueça que você precisa esperar 15 dias após a primeira dose da vacina da AstraZeneca para só então ser vacinado contra a gripe.

Depois disso, você vai esperar mais 2 meses e meio – em média – para enfim tomar a segunda dose da AstraZeneca e ficar imunizado contra ambos os vírus.

Sendo assim, você pode e deve se vacinar contra ambas doenças – desde que respeite as orientações do Ministério da Saúde e aguarde o tempo recomendado de 15 dias entre as doses.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais

Você já sabe quando vai se vacinar? Já se vacinou contra a gripe ou contra a Covid-19 esse ano? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário